1/01/2020 - Promotor(a) da Paz

Quarta-feira, 1 de Janeiro de 2020 –  Maria, Mãe de Deus

 Nm 6,22-27                Sl 67(66),2.3.5.6.8                  Gl 4,4-7                                   Lc 2,16-21

 PROMOTOR(A) DA PAZ

Iahweh mostre para ti a sua face e te conceda a paz!” (Nm 6,26)

Maria deu à luz a Jesus, o “… Príncipe da Paz.” (Is 9,5). Maria é chamada de Rainha da Paz. “Quando, porém, chegou a plenitude do tempo …” (Gl 4,4), ela deu à luz (Mq 5,2) um filho que “… é a nossa paz …” (Ef 2,14; Mq 5,4). Esse Menino veio “… [estabelecer] a paz.” (Ef 2,15) e “assim, ele veio e anunciou a paz, a vós que estáveis longe e paz aos que estavam perto.” (Ef 2,17). Jesus “… [realizou] a paz pelo sangue da sua cruz.” (Cl 1,20)

Como foi irônico Maria, uma mulher da paz, ter sido forçada a viver em tal perturbação e sofrimento. Como uma jovem mãe, teve que sair para o Egito como uma refugiada, durante a noite, para salvar o seu Filho dos soldados que estavam tentando caçá-Lo e assassiná-Lo (Mt 2,13 ss). Mesmo tendo ela criado seu Filho “… para guiar nossos passos no caminho da paz.” (Lc 1,79), o seu coração foi traspassado muitas vezes com a espada da dor (Lc 2,35). Por fim, Maria teve que sofrer a indescritível agonia de permanecer ao pé da cruz de seu único Filho, vendo-O sofrer uma humilhante e dolorosa morte (Jo 19,25 ss).

Com Maria, a bem-aventurada promotora da paz (Mt 5,9), comece o primeiro dia deste novo ano orando pela paz. Neste Dia Mundial de Oração pela Paz, junte-se a Maria, a Rainha da Paz, pedindo a seu Filho, o Príncipe da Paz, pela Paz de Deus para o nosso mundo.

Oração: Pai, que eu possa fazer todo o esforço para “… conservar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz.” (Ef 4,3)

Promessa:De modo que já não és escravo, mas filho. E se és filho, és também herdeiro, graças a Deus.” (Gl 4,7)

Louvor:Nós cremos que a santíssima Mãe de Deus, a nova Eva, a Mãe da Igreja, continua a desempenhar no céu o seu papel maternal para com os membros de Cristo’ (CIC, 975). Louvor a Ti, Senhor, por nos dares Maria como nossa mãe.

 

 

 

 

 

 

 

2/01/2020 - Quem é você?

Quinta-feira, 2 de Janeiro de 2020 -São Basílio Magno – São Gregório Nazianzeno                                                   

1Jo 2,22-28                 Sl 98(97),1-4               Jo 1,19-28

 QUEM É VOCÊ?

Este foi o testemunho de João, quando os judeus enviaram de Jerusalém sacerdotes e levitas para o interrogarem: ‘Quem és tu?’.” (Jo 1,19)

É muito importante para nós sabermos a nossa identidade, isto é, quem somos nós. Pois se não sabemos quem nós somos, não sabemos por que existimos, o que devemos fazer, nem sabemos quem são os outros. Em razão de ser tão importante sabermos a nossa identidade, o Senhor nos revela a nossa identidade. Nós sabemos quem nós somos por causa d’Ele. Somos o que somos por causa d’Ele. Quem nós somos significa quem nós somos n’Ele.

Por ser tão importante conhecermos a nossa identidade, Satanás usa pessoas para mentir para nós sobre a nossa identidade. Esses(as) mentirosos(as) negam-se a identificar Jesus como Deus e desse modo negar a nossa identificação com Ele. Esses(as) mentirosos(as) nos dizem que nós podemos criar a nossa própria identidade, como se nós pudéssemos criar a nós mesmos(as). Consequentemente, precisamos conhecer quem é o(a) mentiroso(a) (1Jo 2,22) de modo a manter nossa fé na imagem de Cristo e, dessa forma ter a base para reconhecer quem nós somos n’Ele verdadeiramente.

Ao continuarmos a celebração do nascimento de Cristo e ao iniciarmos um novo ano, que nós entreguemos as nossas vidas totalmente a Jesus. E nesse total comprometimento, nós, paradoxalmente, nos perdemos para nos encontrar (Lc 9,24). Conhecendo a nossa identidade, nós sabemos que a vida se resume em viver livre e totalmente para Jesus.

Oração: Pai, envia o Espírito Santo para me confirmar a minha identifidade como Teu filho.

Promessa:Esta é a promessa que ele mesmo vos fez: a vida eterna.” (1Jo 2,25)

Louvor: São Gregório não foi somente um amigo íntimo de São Basílio, ele foi também o seu biógrafo. São Basílio é o santo padroeiro dos administradores hospitalares.

 

 

 

 

 

 

3/01/2020 - O Natal Termina com Pentecostes

Sexta-feira, 3 de Janeiro de 2020 – Santíssimo Nome de Jesus

 1Jo 2,29-3,6                       Sl 98(97),1.3-6                  Jo 1,29-34

O NATAL TERMINA COM PENTECOSTES

… Aquele sobre quem vires o Espírito descer e permanecer é o que batiza com o Espírito Santo.” (Jo 1,33)

O término do Tempo do Natal não é o dia de Natal nem mesmo o dia da Epifania, mas o Batismo de Jesus. Isso é mais enfatizado na Igreja Oriental. O Natal é Trinitário. O Natal é o Pai, através do Filho, no Espírito Santo. O Natal é centrado em Cristo e culmina no Espírito Santo, o único e verdadeiro Espírito do Natal. Assim, nós devemos estar buscando concluir o Tempo do Natal tendo o fogo do Espírito Santo ardendo em nossas vidas (2Tm 1,6.7). De certo modo, o Tempo do Natal termina como a Páscoa – com um novo Pentecostes.

No nosso Batismo, Jesus nos mergulhou no Espírito Santo (Jo 1,33). Nós devemos estar preocupados(as) com o Espírito Santo. No entanto, podemos cair na tentação de nos preocuparmos com nós mesmos. O Senhor nos ensina através da Igreja: ‘… quanto mais renunciarmos a nós próprios, mais caminharemos segundo o Espírito.’ (CIC, 736). O Espírito nos coloca em luta contra nosso egoísmo (Gl 5,17). Através do Espírito, nós podemos “… [fazer] morrer as obras do corpo …” (Rm 8,13)

Nesses nove últimos dias do Tempo do Natal, que nós possamos não ter meramente o ‘espírito do Natal’, mas que o Espírito Santo nos possua. Então nós teremos realmente um grande Natal.

Oração: Pai, dá-me o verdadeiro Espírito do Natal para sempre, segundo Vossos padrões.

Promessa: Vede que prova de amor nos deu o Pai: sermos chamados filhos de Deus. E nós o somos! Se o mundo não nos conhece, é porque não o conheceu.” (1Jo 3,1)

Louvor:Quanto a eles (os apóstolos), saíram do recinto do Sinédrio regozijando-se, por terem sido achados dignos de sofrer afrontas pelo Nome.” (At 5,41). Que todo joelho se dobre ao Nome de Jesus.

 

 

 

 

 

 

4/01/2020 - Guerra nas Estrelas

Sábado, 4 de Janeiro de 2020 – Santa Elizabeth Ann Seton

1Jo 3,7-10                   Sl 98(97),1.7-9                Jo 1,35-42

 GUERRA NAS ESTRELAS

Aquele que comete o pecado é do diabo, porque o diabo é pecador desde o princípio. Para isto é que o Filho de Deus se manifestou: para destruir as obras do diabo.” (1Jo 3,8)

O propósito de Deus de se tornar homem, e desse modo, o propósito do Natal, é destruir as obras do diabo. É por isso que o Anticristo nega a vinda de Cristo na carne (1Jo 4,2.3). E foi também por isso, que Herodes ficou alarmado e reagiu violentamente quando ouviu falar sobre o nascimento do Rei dos Judeus (Mt 2,2 ss). Herodes não teve uma reação exagerada, pois entendeu o verdadeiro significado do Natal muito melhor do que a maioria das pessoas.

O Natal é a invasão de Deus na privacidade do diabo aqui na terra. O Natal significa um ataque às portas do inferno que não podem prevalecer contra nós (Mt 16,18). O Natal é uma rebelião do reino da luz contra as posições do reino das trevas (Cl 1,13). O Natal significa guerra, ou mais precisamente, colocar os inimigos de Cristo sob Seus pés (Hb 10,13).

O Senhor está alistando as tropas em Seu exército do Natal. Você irá se juntar a Ele? 2020 é o ano da vitória. De que lado você está? A neutralidade significa cumplicidade com o inimigo (Ap 3,15.16). Você estará com Jesus ou com Herodes (Mt 12,30). É tempo de Natal no campo de batalha. Você tem que se decidir.

Oração: Jesus, eu lutarei por Ti, mesmo se tiver que morrer.

Promessa:diante de Iahweh, pois ele vem para julgar a terra: ele vai julgar o mundo com justiça e os povos com retidão.” (Sl 98,9)

Louvor: Santa Elizabeth, esposa e mãe de cinco filhos, sempre se curvou à vontade de Deus. Ela fundou o primeiro orfanato Americano e as Irmãs da Caridade e se tornou a primeira cidadã dos Estados Unidos da América a ser canonizada. Mesmo antes de se converter ao Catolicismo, ela participava da devoção Católica. Como exemplo, ela orava diariamente diante de um crucifixo e fazia seu exame de consciência.

 

 

 

 

 

 

5/01/2020 - Quando as Estrelas se Apagam...

Domingo, 5 de Janeiro de 2020 – Epifania do Senhor

Is 60,1-6               Sl 72(71),1.2.7.8.10-13               Ef 3,2.3.5.6              Mt 2,1-12

 QUANDO AS ESTRELAS SE APAGAM…

Onde está o rei dos judeus recém-nascido? Com efeito, vimos a sua estrela no seu surgir e viemos homenageá-lo.” (Mt 2,2)

Em sua terra natal, os Magos viram surgir uma grande estrela. Muito impressionados, iniciaram sua jornada seguindo a estrela para saudar o recém-nascido Rei, para Quem a estrela apontava. Depois de terem viajado por algum tempo, eles não conseguiam mais ver a estrela. Haviam passado do ponto de retroceder e não estavam mais certos sobre o local para onde Deus os estava enviando. Por isso, pensaram de modo razoável o seguinte: eles deveriam consultar o líder mais próximo, Herodes, o rei de Israel. No entanto, apesar da visível má vontade de Herodes, ele inadvertidamente enviou-os ao local correto, Belém, quando seus conselheiros consultaram as Escrituras Hebraicas. Quando os Magos saíram na sua fé cega à procura de Belém, repentinamente a estrela reapareceu. Os Magos, “… revendo a estrela, alegraram-se imensamente.” (Mt 2,10). A orientação de Deus para a sua jornada havia terminado.

Você alguma vez já iniciou uma jornada de fé em reposta a uma inspiração de Deus? Você se compromete com a jornada, deixando as suas coisas para trás (1Rs 19,19-21), e depois se sentiu como se a orientação divina de Deus desaparecesse completamente. Essa é uma amostra do que muitas pessoas experimentaram nas suas vidas de fé. Isso pode ser um teste de Deus, “… que perscruta o nosso coração.” (1Ts 2,4)

Se você está nesta situação. Os Magos são um exemplo para você. Persevere na confiança, como eles fizeram e creia que a vontade de Deus irá guiá-lo(a) no tempo oportuno, “pois caminhamos pela fé e não pela visão.” (2Cor 5,7). “Entrega teu caminho a Iahweh, confia nele, e ele agirá.” (Sl 37,5)

Oração: Jesus, assim como os Magos, eu Te entrego o dom da minha vida. Eu Te seguirei onde quer que Tu me conduzas. Que o Senhor seja glorificado em minha vida.

Promessa:Os gentios são co-herdeiros, membros do mesmo Corpo e co-participantes da Promessa em Cristo Jesus, por meio do evangelho.” (Ef 3,6)

Louvor:A Epifania é a manifestação de Jesus como Messias de Israel, Filho de Deus e salvador do mundo …’ (CIC, 528). Aleluia!

 

 

 

 

 

6/01/2020 - Um Natal Cristão

Segunda-feira, 6 de Janeiro de 2020 – Santo André Bessette                                                   

1Jo 3,22-4,6                Sl 2,7.8.10-12             Mt 4,12-17.23-25

 UM NATAL CRISTÃO

… Todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio na carne é de Deus; e todo espírito que não confessa Jesus não é de Deus; é este o espírito do Anticristo. Dele ouvistes dizer que ele virá; e agora ele já está no mundo.” (1Jo 4,2.3)

A maioria de nós somos Cristãos(ãs). Isso deve significar que realizamos coisas não necessariamente porque são boas, mas porque elas são os meios de imitar a Cristo. Como exemplo, nós curamos enfermos, não principalmente para ajudá-los, mas para imitar a Cristo, pois é Ele quem cura os enfermos (Mt 4,23-25). Oramos não primeiramente porque seja correto, mas porque Jesus orava e nós queremos ser como Ele. Os Cristãos são batizados em Jesus (Rm 6,3). Nós somos mergulhados(as) n’Ele e devemos estar preocupados(as) em reproduzir a Sua vida na nossa vida (Gl 2,20).

Desse modo, para nos tornarmos um(a) dos(as) anticristos não precisamos negar a Cristo ou fazer coisas más. Anticristos simplesmente deixam de reconhecer a Cristo (1Jo 4,2.3) e deixam de ser imitações de Cristo, o principal sentido de suas vidas.

Nesta última semana do Tempo do Natal, que possamos dar a Cristo um presente de aniversário decidindo ser Seus(Suas) discípulos(as), isto é, imitá-Lo tão fielmente de modo a sermos corretamente chamados(as) de Cristãos(ãs). Dê a Cristo como presente de Natal a dedicação em fazer mais Cristãos(ãs), assumindo-O constantemente através de Sua fiel imitação.

Oração: Pai, envia o Espírito Santo, o verdadeiro Espírito do Natal, para me ensinar o significado da Cristandade.

Promessa:O povo que vivia nas trevas viu uma grande luz; aos que jaziam na região sombria da morte, surgiu uma luz.” (Mt 4,16)

Louvor: Santo André Bessette foi um Irmão da Santa Cruz. A sua primeira atribuição foi de porteiro do Colégio de Notre Dame em Montreal, Canadá. Embora recebesse mais responsabilidades mundanas nunca perdeu seu senso de humor. Ele partilhava Cristo com todos aqueles que encontrava e muitos foram curados através do toque de cura do Senhor.

 

 

 

 

 

7/01/2020 - Você Ama?

Terça-feira, 7 de Janeiro de 2020 – São Raimundo de Penyafort

1Jo 4,7-10                   Sl 72(71),1-4.7.8         Mc 6,34-44

 VOCÊ AMA?

Nisto consiste o amor: não fomos nós que amamos a Deus, mas foi ele quem nos amou e enviou-nos o seu filho como vítima de expiação pelos nossos pecados.” (1Jo 4,10)

Em todo Tempo do Natal, o Senhor, através da Igreja, nos chama a ler, orar e a viver a primeira carta de João. Nesta carta, o Senhor nos chama de Seus amados, aqueles(as) que são chamados(as) a amar uns aos outros (1Jo 4,7). O Senhor Deus nos revela até mesmo que Ele é Amor e que aqueles que permanecem no Amor, permanecem n’Ele (1Jo 4,16).

E porque Deus é Amor, é ainda mais importante que nós amemos a Ele, a outras pessoas e até mesmo aos nossos inimigos. Portanto, não deixa de fazer sentido que o demônio, “… pai da mentira.” (Jo 8,44), tenha se especializado em mentir para nós sobre o amor. Quase todas as pessoas pensam sobre si mesmas como uma pessoa amorosa, mas o nosso estilo de vida egoísta, os nossos relacionamentos partidos, as nossas famílias separadas, a nossa Igreja dividida, a nossa cultura da morte, apresentam uma evidência incontroversa que o amor de muitas pessoas está esfriando (Mt 24,12). Ironicamente, o compromisso morno para com o Senhor (Ap 3,16) resulta em que o amor esfrie e que a Cristandade na maior parte do mundo amorneça. E você ama verdadeiramente?

Neste Tempo do Natal, que nós possamos admitir e nos arrependermos do nosso desamor. Quando encaramos como nós nos encontramos, podemos crescer no amor que no momento nós somente fingimos sentir. Que nós possamos permitir que Jesus, o nosso verdadeiro Amor, nos dê o verdadeiro amor.

Oração: Pai, purifica-me “pela obediência à verdade … para [praticar] um amor fraternal sem hipocrisia …” (1Pe 1,22)

Promessa:E sentaram-se no chão, repartindo-se em grupos de cem e de cinquenta. Tomando os cinco pães e os dois peixes, elevou ele [Jesus] os olhos ao céu, abençoou, partiu os pães e deu-os aos discípulos para que lhes distribuíssem. E repartiu também os dois peixes entre todos. Todos comeram e ficaram saciados.” (Mc 6,40-42)

Louvor: No século XIII, o Papa Gregório IX confiou a São Raimundo a enorme responsabilidade de sistematizar os decretos da Igreja.     E o seu minucioso trabalho permaneceu como base da lei canônica até 1917.

 

 

 

 

8/01/2020 - Uma Passagem Completa?

Quarta-feira, 8 de Janeiro de 2019                                                                       

 1Jo 4,11-18                 Sl 72(71),1.2.10-13                 Mc 6,45-52

UMA PASSAGEM COMPLETA?

Jesus “… queria passar adiante deles.” (Mc 6,48)

Você está remando contra o vento no meio da noite? (Mc 6,48). Você precisa deixar Jesus passar. Quando Jesus passa, o vento amaina (Mc 6,51). A presença de Jesus faz toda a diferença no mundo.

O melhor presente de Natal é a Sua presença: a presença total e substancial de Jesus Eucarístico na Missa é o presente ao qual se deve o nome deste Tempo, o Natal.

O Senhor também está presente nas Sua Palavra. Os ensinamentos da Igreja, em particular os da Bíblia, são verdadeiramente a Palavra de Deus expressando a presença de Deus.

O Senhor prometeu a Sua forte presença “… onde dois ou três estiverem reunidos em [seu] nome …” (Mt 18,20). Quando nos juntamos como irmãos e irmãs em uma comunidade Cristã, estamos vivendo como Corpo de Cristo e experimentando Sua presença corporal na Igreja.

Jesus está passando. O presente de Sua presença nos foi dado novamente neste Tempo do Natal. Pela fé, abra a si mesmo(a), a sua família, o seu trabalho e os seus problemas a Sua presença. Abra os seus presentes nestes últimos dias do Natal.

 Oração: Pai, passa por aqui.

Promessa:E nós temos reconhecido o amor de Deus por nós, e nele acreditamos. Deus é Amor: aquele que permanece no amor permanece em Deus e Deus permanece nele.” (1Jo 4,16)

Louvor: Progredindo em sua fé, Marcos dedica seu trabalho ao Sagrado Coração de Jesus.

 

 

 

 

9/01/2020 - O Espírito do Natal está em você?

Quinta-feira, 9 de Janeiro de 2020                                               

1Jo 4,19-5,4                72(71),1.2.14.15.17                Lc 4,14-22

                                                   O ESPÍRITO DO NATAL ESTÁ EM VOCÊ?

Jesus voltou então para a Galileia, com a força do Espírito …”(Lc 4,14)

No Domingo, último dia do Tempo do Natal, o nosso verdadeiro Amor, Jesus, nos levará a um profundo relacionamento com o Espírito Santo, o verdadeiro Espírito do Natal. No Domingo, iremos celebrar o Batismo de Jesus, quando o Espírito Santo desceu sobre Jesus em cumprimento a uma das profecias de Isaias (Lc 4,18.19; Is 61,1). Neste último dia do Natal, nos será dada a oportunidade de renovar nosso Batismo e nossa Confirmação. Nós teremos um novo Pentecostes e uma vida profunda no Espírito. Nós terminaremos o Natal no Espírito e iniciaremos o ano do Espírito Santo, no qual nós iremos “… evangelizar os pobres … proclamar a remissão aos presos e aos cegos a recuperação da vista …” (Lc 4,18)

Entretanto, o Espírito Santo não virá sobre nós contra nossa vontade. Nós precisamos aceitar a graça de ser dóceis ao Espírito. Isso significa:

– arrepender-se e crer em Jesus (At 2,38),

– crucificar a nossa “… carne com suas paixões e seus desejos.” (Gl 5,24),

– diminuirmos para que Jesus cresça (Jo 3,30), e

– deixar que seja feito em nós conforme a Palavra de Deus (Lc 1,38).

A questão não é: ‘Nós temos o Espírito Santo?’, mas sim: ‘O Espírito Santo nos tem?’. Vem logo, Espírito Santo!

Oração: Pai, que este Tempo do Natal resulte em muitos milhares de pessoas recebendo o Espírito Santo profundamente.

Promessa:Quanto a nós, amemos, porque ele nos amou primeiro.” (1Jo 4,19)

Louvor: Roberto enfrentou os seus medos e os entregou ao Espírito Santo.

 

 

 

 

10/01/2020 - O Teste do Testemunho

Sexta-feira,10 de Janeiro de 2020

 1Jo 5,5-13              Sl 147,12-15.19.20               Lc 5,12-16

 O TESTE DO TESTEMUNHO

E o testemunho é este: Deus nos deu a vida eterna e esta vida está em seu Filho.” (1Jo 5,11)

O propósito da vida é crer que Jesus é o Filho de Deus e desse modo recebermos a vida eterna (Jo 20,31). A Santíssima Trindade dá testemunho que Jesus é o Filho de Deus. Quando Jesus emergiu das águas do Seu Batismo, Deus Pai atestou que Jesus é o Seu Filho amado (Mt 3,17). Quando Jesus derramou Seu sangue na cruz, o centurião testemunhou: “… Verdadeiramente este homem era filho de Deus!” (Mc 15,39). “Este é o que veio pela água e pelo sangue: Jesus Cristo, não com a água somente, mas com a água e o sangue. E é o Espírito que testemunha, porque o Espírito é a Verdade. Porque três são os que testemunharam: o Espírito, a água e o sangue e os três tendem ao mesmo fim.” (1Jo 5,6-8)

O Senhor espera que nós aceitemos os acontecimentos de Sua vida literalmente e as Escrituras seriamente, como testemunhos válidos de que Jesus é o Filho de Deus. “… Aquele que não crê em Deus faz dele um mentiroso, porque não crê no testemunho que Deus deu em favor de seu Filho.” (1Jo 5,10). “Eu vos escrevi tudo isto a vós que credes no nome do Filho de Deus, para saberdes que tendes a vida eterna.” (1Jo 5,13)

Neste antepenúltimo dia do Tempo do Natal, que nós possamos não somente aprofundar a nossa fé no testemunho Trinitário que Jesus é o Filho de Deus. Mas que possamos também clamar para que Espírito Santo nos dê poder para testemunhar por Jesus ao máximo (2Tm 1,6-8). Neste ano, que nós não percamos nenhuma oportunidade para ajudar aos outros a receber a vida eterna por crer em Jesus como o Filho de Deus. Que este próximo ano seja o ano da vida eterna, da fé, e da evangelização.

Oração: Pai, dá-me o melhor presente de Natal: o zelo por evangelizar.

Promessa:[Jesus] estendeu a mão e, tocando-o, disse: ‘Eu quero. Sê purificado!’ E imediatamente a lepra o deixou.” (Lc 5,13)

Louvor: Miriam aprendeu que o seu sofrimento era um teste para prepará-la para a resignação. Ela confia dia após dia na providência de Deus.

 

 

 

 

11/01/2020 - Retorno Decrescente

Sábado, 11 de Janeiro de 2020                              

              1Jo 5,14-21                      Sl 149,1-6.9                 Jo 3,22-30

RETORNO DECRESCENTE

É necessário que ele cresça e eu diminua.” (Jo 3,30)

Originou-se uma discussão entre os discípulos de João e um certo judeu a respeito da purificação.” (Jo 3,25), mas João Batista não participou da discussão pois estava empenhado em viver de modo que Jesus crescesse.

São João estava perdendo a sua popularidade para Jesus. Quando chamaram a sua atenção sobre isso, ele foi tomado de grande alegria (Jo 3,29), pois queria o crescimento de Jesus.

João foi lançado na prisão por ter declarado a verdade sobre o adultério de Herodes e Herodíades (Jo 3,24; ver Mc 6,17 ss). No entanto, ele não foi intimidado ou manipulado, mas voluntariamente entregou sua vida pela verdade e pela pureza. Jesus cresceria com o declínio de João, culminando com sua morte.

Como discípulos(as) de Jesus, o nosso compromisso constante precisa ser pelo crescimento de Jesus. Nós devemos dedicar nosso, tempo, energia, dinheiro e os nossos planos de modo que a Igreja de Jesus cresça em número, santidade, influência e poder. Nós alegremente não teremos nada de modo que Jesus venha a ter tudo o que Ele deseja.

Neste penúltimo dia do Tempo do Natal que nós nos decidamos a viver não mais para nós mesmos(as), mas para Ele, que morreu e ressuscitou para nossa salvação (2Cor 5,15). Que o ano de 2020 seja o ano em que Jesus cresça e nós declinemos.

 Oração: Pai, que eu me alegre muito ao ouvir a voz do Noivo, a voz de Jesus (Jo 3,29).

Promessa:Nós sabemos que veio o Filho de Deus e nos deu a inteligência para conhecermos o Verdadeiro. E nós estamos no Verdadeiro, no seu Filho Jesus Cristo. Este é o Deus verdadeiro e a Vida eterna.” (1Jo 5,20)

Louvor: A vida de Gustavo estava estagnada até que ele se modificou e retornou à Igreja.

 

 

 

 

12/01/2020 - O Término do Natal e o Início de um Novo Mundo

Domingo, 12 de Janeiro de 2020 – Batismo do Senhor

 Is 42,1-4.6.7             Sl 29(28),1-4.9.10            At 10,34-38            Mt 3,13-17

 O TÉRMINO DO NATAL E O INÍCIO DE UM NOVO MUNDO

 “Batizado, Jesus subiu imediatamente da água e logo os céus se abriram e ele viu o Espírito de Deus descendo como uma pomba e vindo sobre ele.” (Mt 3,16)

Feliz Natal neste último dia do Tempo do Natal, a celebração do Batismo de Jesus. O Senhor está nos chamando a encerrar o Natal retomando o nosso Batismo, o início de nossa vida Cristã. Hoje é o momento ideal para renovar nossas promessas batismais rejeitando a Satanás, a todas as suas obras, a todas as suas promessas e crendo ainda mais profundamente no Deus Trino.

Quando encerramos o Tempo do Natal com fé Trinitária e batismal, nós reconhecemos que com uma mudança no modo de viver somos filhos e filhas amados(as) de Deus nosso Pai, em quem Ele se compraz (Mt 3,17). Esta afirmação do perfeito, infinito, incondicional e eterno amor paternal nos enche “… com o Espírito Santo e com poder …” (At 10,38). Amados(as) pelo Pai e cheios(as) do Espírito, nós imitamos a Jesus e vamos “… fazendo o bem e curando a todos os que estavam dominados pelo Diabo …” (At 10,38). Desse modo, nós estabeleceremos a vitória da justiça na terra (Is 42,6), “a fim de abrir os olhos aos cegos, a fim de soltar do cárcere os presos, e da prisão os que habitam nas trevas.” (Is 42,7)

Neste ano, a cultura da morte poderá muito bem ceder lugar para uma civilização de amor e vida. A renovação de suas promessas batismais feita hoje tem muito a dizer sobre o futuro do mundo. Neste último dia do Tempo do Natal, renove o seu Batismo.

Oração: Abba, que cada aspecto de minha vida seja afetado profundamente pelo fato de que hoje Tu me adotaste como Teu(Tua) filho(a) (Rm 8,15).

Promessa:Eu, Iahweh, te chamei para o serviço da justiça, tomei-te pela mão e te modelei, eu te pus como aliança do povo, como luz das nações.” (Is 42,6)

Louvor:Nosso Senhor sujeitou-se voluntariamente ao Batismo de São João, destinado aos pecadores, para cumprir toda a justiça. Este gesto de Jesus é uma manifestação do seu aniquilamento. O Espírito que pairava sobre as águas da primeira criação, desce então sobre Cristo como prelúdio da nova criação e o Pai manifesta Jesus como seu Filho muito amado.’ (CIC, 1224)

 

 

 

 

13/01/2020 - Esta é a Vida

Segunda-feira, 13 de Janeiro de 2020  –  Santo Hilário

1Sm 1,1-8                 Sl 116(115),12-19             Mc 1,14-20

 ESTA É A VIDA

Cumpriu-se o tempo e o Reino de Deus está próximo. Arrependei-vos e crede no Evangelho.” (Mc 1,15)

O objetivo do restante de nossas vidas deve ser substituir a cultura da morte por uma civilização de amor e vida. Isso provavelmente será feito não exatamente pelos papas, presidentes, juízes, generais ou bilionários. É certo que a vida de pessoas com prestígio é importante no plano de Deus (Rm 13,7). No entanto, o Senhor habitualmente escolhe modificar o mundo através de jovens como Maria, carpinteiros como José, crianças como Samuel, mulheres chorosas como Ana, esposos amorosos como Elcana (1Sm 1,5) e simples trabalhadores como os primeiros apóstolos (Mc 1,16-20). “Mas o que é loucura para o mundo, Deus o escolheu para confundir os sábios; e, o que no mundo é vil e desprezado, Deus escolheu para reduzir a nada o que é.” (1Cor 1,27.28)

A maneira de Deus mudar o mundo é se fazer como uma criança, como proclamava Santa Tereza do Menino Jesus, a ‘Pequena Flor’, e muitos outros santos. Isso significa que as pequenas coisas que fazemos em nossa vida diária são muito importantes para o plano de Deus. E por sermos filhos(as) adotivos(as) de Deus, o amor e a fé que demonstramos em cada detalhe de nossa vida colocará o mundo em seu correto caminho. Por termos sido batizados(as) no corpo de Cristo (1Cor 12,13), tudo o que fazemos tem um significado universal e permanente.

Que nós nos alegremos em nossa sublime dignidade e consequente responsabilidade. Que nossas vidas, simples e cheias de amor, possam abalar a terra e modificar o mundo.

 Oração: Pai, sou Teu(Tua) filho(a). Que eu possa construir o Teu reino onde quer que Tu me colocares.

Promessa:Um pouco adiante, [Jesus] viu Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, eles também no barco, consertando as redes. E logo os chamou. E eles, deixando o pai Zebedeu no barco com os empregados, partiram em seu seguimento.” (Mc 1,20)

Louvor: Santo Hilário era filho de nobres pagãos. Recebeu uma educação rigorosa, mas com a sua busca pela verdade continuou insatisfeito até que estudou as Sagradas Escrituras. Ele se converteu com trinta anos. Como bispo, foi um fiel defensor da divindade de Jesus.

 

 

 

 

14/01/2020 - Os Ruídos Emitidos por Satanás

Terça-feira, 14 de Janeiro de 2020                                                                        

 1Sm 1,9-20                 1Sm 2,1.4-8                            Mc 1,21-28

 OS RUÍDOS EMITIDOS POR SATANÁS        

Jesus, porém, o conjurou severamente: ‘Cala-te e sai dele’.” (Mc 1,25)

Nos diversos bairros das cidades em que vivemos, existem muitos bares que apresentam música pesada quase todas as noites. O ruído que produzem, às vezes é ensurdecedor. Isso pode ser um sintoma de intensa atividade demoníaca na nossa vizinhança. Nós precisamos de Jesus agindo nesses lugares para determinar: ‘Cale-te e sai desse local’.

Na indústria do entretenimento, o nível de decibéis tem aumentado na música, no cinema, nos esportes, etc. Isso pode indicar que muito dessa indústria está servindo a Satanás ao invés de servir ao Senhor. Nós precisamos de Jesus para ordenar: ‘Cale-te e sai dessa indústria’.

Em média, os aparelhos de televisão permanecem ligados por cerca de sete horas todos os dias. Estamos vivendo nas casas mais barulhentas da história na raça humana. Neste contexto, Satanás está destruindo família após família. A nossa única esperança é Jesus ordenar: ‘Cale-te e sai da casa dessas famílias’.

Jesus “… não clamará, não levantará a voz, não fará ouvir a sua voz nas ruas.” (Is 42,2). Ele é o Salvador e Libertador silencioso (Is 53,7). “É bom esperar em silêncio a salvação de Iahweh.” (Lm 3,26). “Com efeito, assim diz o Senhor Iahweh, o Santo de Israel: Na conversão e na calma estaria a vossa salvação, na tranquilidade e na confiança estaria a vossa força …” (Is 30,15). E Jesus nos aconselha: “Aquietai-vos e reconhecei: Eu sou Deus, mais alto que os povos, mais alto que a terra!” (Sl 46,10)

Oração: Pai, que eu aceite o Teu dom do silêncio todos os dias.

Promessa:… É porque estou muito triste e aflita que tenho falado até agora. Ele então lhe disse: ‘Vai em paz, e que o Deus de Israel te conceda o que lhe pediste’.” (1Sm 1,16.17)

Louvor: Toda terça-feira, Daniel e a sua esposa passam horas em oração com pessoas magoadas, pela cura dos seus corações.

 

 

 

 

 

15/01/2020 - Escute a Voz de Deus

Quarta-feira, 15 de Janeiro de 2020                                              

1Sm 3,1-10.19.20                   Sl 40(39),2.5.7-10                  Mc 1,29-39

 ESCUTE A VOZ DE DEUS

… Fala, Iahweh, que o teu servo ouve …” (1Sm 3,9)

O nosso mundo moderno está cheio de ruídos. Todos parecem ter uma opinião e uma necessidade de serem ouvidos através de comentários no rádio, comentários online, talk shows, salas de bate-papo, redes sociais, conversas, etc. Qualquer um(a) que tenha permanecido sentado(a) em uma sala de espera de hospital ouvindo o incessante falatório da televisão compreende o constante ruído do mundo moderno.

O jovem Samuel aprendeu a ouvir a voz do Senhor. Ele “… [fez] calar e repousar [seus] desejos …” (Sl 131,2) e ouviu somente ao Senhor. Samuel ouviu o Senhor falar e se mostrou tão eficiente em transmitir a Palavra de Deus que toda a nação de Israel voltou-se para o Senhor no período de vinte anos (1Sm 3,20).

Como nós podemos ouvir a voz de Deus? Ouvir as orações é importante. Precisamos dedicar um tempo, diariamente, para ouvir orações durante o qual nós iremos acalmar e silenciar nossa alma, nos desligar dos ruídos do mundo, ficar em um lugar silencioso, e dizer: “… Fala, Iahweh, que o teu servo ouve …” (1Sm 3,9). É igualmente importante ouvir o que Deus já tem revelado ao longo de séculos. Isso implica em ler a Bíblia, e o Catecismo da Igreja Católica. Deus tem-nos falado constantemente, e nós somos abençoados(as) por termos muitas dessas coisas já escritas.

… Quem é da verdade escuta a minha voz.” (Jo 18,37). Jesus é a Verdade (Jo 14,6). O Espírito é a Verdade (Jo 16,13). Procure entender o que Deus revela e ouça a Sua voz. “Quem é de Deus ouve as palavras de Deus …” (Jo 8,47)

Oração: Pai, que eu anseie por ouvir a Tua Palavra muito mais do que eu anseie ouvir as pessoas que mais amo dizerem que me amam.

Promessa: “E ele curou muitos doentes de diversas enfermidades e expulsou muitos demônios. Não consentia, porém, que os demônios falassem, pois eles sabiam quem era ele.” (Mc 1,34)

Louvor: Buscando conhecer a vontade de Deus num retiro, Márcia recebeu de Deus um versículo da Bíblia. O seu diretor espiritual pediu que ela procurasse uma confirmação externa. Horas depois, durante as orações vespertinas com os monges, aquele mesmo versículo foi lido como parte da Liturgia das Horas. Louvor a Ti, Senhor, por falares ao Teu povo.

 

 

 

 

 

16/01/2020 - Por quê?

Quinta-feira, 16 de Janeiro de 2020                      

 1Sm 4,1-11                 Sl 44(43),10.11.14.15.24.25               Mc 1,40-45                                                   

POR QUÊ?

Os filisteus colocaram-se em linha de batalha contra Israel e, no terrível combate, Israel foi vencido pelos filisteus: cerca de quatro mil homens foram mortos nas linhas, em campo aberto. O exército voltou ao acampamento e os anciãos de Israel disseram: ‘Por quê hoje Iahweh fez com que fôssemos vencidos pelos filisteus? …” (1Sm 4,2.3)

Quando sofremos com uma tragédia, é bom perguntar a Deus: ‘Por quê?’. Então precisamos nos recolher em nós mesmos para receber a revelação do Senhor. Os Israelitas derrotados fizeram a pergunta correta, mas não aguardaram pela resposta. Eles assumiram que não teriam uma resposta, e assim avançaram para uma nova batalha na qual “… foram mortos trinta mil homens a pé, do lado de Israel.” (1Sm 4,10). Se não paramos e esperamos para ouvir a Deus, nós geralmente acabamos produzindo tragédias muito piores. Assim, não comece simplesmente a fazer alguma coisa, mas, aguarde. “Com efeito, assim diz o Senhor Iahweh, o Santo de Israel: Na conversão e na calma estaria a vossa salvação, na tranquilidade e na confiança estaria a vossa força, mas vós não o quisestes!” (Is 30,15)

Quando as coisas estão ruins, não devemos correr para resolvê-las ou para tomar decisões. Mesmo se nós não formos bons(boas) em escutar a Deus, não temos alternativa aceitável. Se agimos sem ouvir a Deus, não nos colocaremos sob o senhorio de Jesus. Ao invés disso, estaremos nós mesmos cuidando do assunto. Essa pode ser a maior causa de nossos problemas e da repetição do comportamento que já havia ocasionado a nossa queda. Nós podemos nos salvar. Precisamos ouvir ao Senhor. Ele é fiel; Ele irá interromper a nossa surdez. Pare e espere.

Oração: Pai, Tu és a minha única Esperança e a única Esperança que eu preciso.

Promessa:Movido de compaixão, estendeu a mão, tocou-o e disse-lhe: ‘Eu quero, sê purificado’. E logo a lepra o deixou. E ficou purificado.” (Mc 1,41.42)

Louvor: Ricardo, um adulto jovem, desistiu das suas férias num acampamento para falar a um grupo de jovens Católicos.

 

 

 

 

 

 

17/01/2020 - O Que se passa na Mente que Ama?

Sexta-feira, 17 de Janeiro de 2020  – Santo Antão                      

1Sm 8,4-7.10-22                  Sl 89(88),16-19                    Mc 2,1-12

 O QUE SE PASSA NA MENTE QUE AMA?

Jesus, vendo sua fé, disse ao paralítico: ‘Filho, os teus pecados estão perdoados’.” (Mc 2,5)

O propósito da vida é desenvolver um profundo relacionamento com Jesus de modo a entregarmos toda a nossa vida a Ele.

Para amar a Jesus, nós precisamos conhecê-Lo. Como exemplo, é bom conhecer o que é primordial na mente de Jesus. Quando Ele viu o homem paralítico sendo abaixado em seu leito através de um buraco no teto, Jesus disse: “… Filho, os teus pecados estão perdoados.” (Mc 2,5). Jesus está preocupado com o perdão de nossos pecados. Ele até mesmo morreu na cruz para levar o perdão dos nossos pecados (1Pe 2,24).

Mais ainda, quando Jesus viu os quatro homens abaixando o leito do paralítico, Ele viu a sua fé (Mc 2,5). Ele fica na vigia pela fé porque, pela fé, nós podemos aceitar a graça de sermos perdoados de nossos pecados e, pelo perdão dos pecados, crescermos na fé.

O nome de Jesus significa ‘Iahweh salva’. Assim, nós devemos esperar que Ele esteja preocupado com os principais aspectos da nossa salvação, tais como a graça, a fé, o perdão dos pecados e a vida eterna. Para nos relacionarmos com Jesus corretamente, nós precisamos ter “… o pensamento de Cristo.” (1Cor 2,16) e ter as Suas prioridades. Quando tentarmos pensar e parecer mais com Jesus, nós O amaremos mais profundamente e até mesmo viremos a louvá-Lo ao amarmos a Ele com todo o nosso coração e todo o nosso entendimento (Lc 10,27). Conheça a Jesus. Aceite Jesus em Seus termos. Ame-O e entregue-se totalmente a Ele.

Oração: Pai, transfora a minha mente de modo que eu Te ame de maneira mais grandiosa.

Promessa:Sim, tu és o esplendor de sua força, com teu favor tu nos levantas a fronte; pois o nosso escudo pertence a Iahweh, o nosso rei pertence ao Santo de Israel.” (Sl 89,18.19)

Louvor: Santo Antão assumiu a pobreza do Evangelho como eremita no deserto do Egito. Ironicamente, o seu estilo de vida atraiu muitos seguidores. Ele é geralmente chamado de pai do monaquismo.

 

 

 

 

 

 

18/01/2020 - Grandes Pecadores se tornaram Grandes Santos

Sábado, 18 de Janeiro de 2020                                                                                                                                         

1Sm 9,1-4.17-19; 10,1                                   Sl 21(20),2-7                                       Mc 2,13-17

 GRANDES PECADORES SE TORNARAM GRANDES SANTOS

Ao passar, viu Levi, o filho de Alfeu, sentado na coletoria, e disse-lhe: ‘Segue-me’. Ele levantou-se e o seguiu.” (Mc 2,14)

Levi, também chamado Mateus, foi um dos apóstolos, um evangelista que compilou o primeiro livro do Novo Testamento, um missionário e mártir. Mateus também foi um grande pecador. Jesus percebeu que Mateus era espiritualmente doente (Mc 2,17). Mesmo depois de Jesus ter transformado a vida de Mateus, ele O abandonou na cruz. Mas Mateus se arrependeu, recebeu o Espírito Santo no primeiro Pentecostes Cristão (At 2,4) e se tornou um grande santo.

Cada um(a) de nós é chamado(a) à magnitude. Nós somos chamados(as) e temos o privilégio de, ser uma parte única no plano de salvação de Deus. Pela graça de Deus e pela nossa fé, podemos realizar obras maiores do que as que Jesus realizou (Jo 14,12). Como filhos e filhas adotivos(as) de Deus (Rm 8,15), nós somos “… uma raça eleita, um sacerdócio real, uma nação santa, o povo de sua particular propriedade …” (1Pe 2,9). É um eufemismo dizer que nós somos chamados à grandeza.

Entretanto, como São Mateus, nós pecamos antes e até mesmo depois de nossa conversão. Através de nossos pecados, nós fizemos a nossa parte na contribuição para os sofrimentos de Jesus na cruz. ‘A Igreja, no magistério da sua fé e no testemunho dos seus santos, nunca esqueceu que os pecadores é que foram os autores, e como que os instrumentos, de todos os sofrimentos que o divino Redentor suportou. Partindo do princípio de que os nossos pecados atingem Cristo em pessoa, a Igreja não hesita em imputar aos cristãos a mais grave responsabilidade no suplício de Jesus, responsabilidade que eles muitas vezes imputaram unicamente aos judeus…’ (CIC, 598). Ainda assim o Senhor está nos chamando ao arrependimento. Ele quer nos dar um novo Pentecostes no qual irá nos restituir a grandeza e nos conduzirá a uma grandeza ainda maior. Como Mateus, que nós nos levantemos das ruínas do pecado para a gloriosa magnitude de filhos e filhas de Deus.

Oração: Pai, que se cumpra cada detalhe do Teu plano para a minha vida.

Promessa:… Tu és quem julgarás o povo de Iahweh e o livrarás das mãos dos seus inimigos ao redor. E este é o sinal de que Iahweh te ungiu como chefe da sua herança.” (1Sm 10,1)

Louvor: Marcos viveu anos como traficante de drogas, mas se converteu. Agora trabalha com pessoas viciadas em drogas para mostrar-lhes o amor recuperador de Jesus.

 

 

 

 

 

 

 

19/01/2020 - Santidade: o Sentido da Vida

Domingo, 19 de Janeiro de 2020 – 2º Domingo do Tempo Comum

 Is 49,3.5.6                   Sl 40(39),2.4.7-10                   1Cor 1,1-3                  Jo 1,29-34      

 SANTIDADE: O SENTIDO DA VIDA

Vocês “… foram santificados em Cristo Jesus, chamados a ser santos, com todos os que em qualquer lugar invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso.” (1Cor 1,2)

Nós fomos chamados a ser santos(as). Deus Pai quer que Seus(Suas) filhos(as) sejam, ajam, pensem, falem, amem e vivam como Ele. Esse é o sentido da santidade: ser como Deus em todos os aspectos de nosso comportamento (1Pe 1,15).

A santidade é um dom do Deus que é Santo. Somente por Sua graça nós podemos nos tornar santos(as). Assim sendo, o Senhor organiza os acontecimentos e detalhes de nossas vidas para nos dar um grande desejo pela santidade. Ele até mesmo permite que nós passemos por tristezas e tragédias para nos ajudar a crescer em santidade. Em outras palavras, Ele nos oferece algum purgatório antes de nossa morte. Mais ainda, a santidade é tão necessária que o Senhor purificará depois da morte aqueles(as) que estiverem comprometidos(as) com Ele e retardará a sua entrada no paraíso para completar a sua santificação, se eles ainda não tiverem a “… santidade perfeita …” (1Ts 5,23). No entanto, para nos beneficiarmos da orientação do Senhor para as nossas vidas de modo a propiciar nossa santidade, nós precisamos confiar no Senhor, humildemente nos negarmos as nós mesmos e obedecer a Ele. Então desejaremos mais fortemente nos tornar santos(as). Assim nós nos tornaremos santos(as), agradando a Deus, que é Santo, e viveremos com Ele e com todos os santos para sempre no paraíso.

Oração: Pai, envia o Espírito Santo para me dar o amor, que aumentará o meu desejo pela santidade.

Promessa:… Aquele sobre quem vires o Espírito descer e permanecer é o que batiza com o Espírito Santo.” (Jo 1,33)

Louvor: Jesus ressuscitado proclamou: “… Eu sou o rebento da estirpe de Davi, a brilhante Estrela da manhã.” (Ap 22,16). Louvor a Ti, Jesus!

 

 

 

 

 

 

 

 

20/01/2020 - Por que desobedecer?

Segunda-feira, 20 de Janeiro de 2020 – São Sebastião – Papa São Fabiano                                                    

1Sm 15,16-23                  Sl 50(49),8.9.16.17.21.23                       Mc 2,18-22

 POR QUE DESOBEDECER?

Agrada-se a Iahweh com holocausto e sacrifícios como se agrada com a obediência à sua palavra? …” (1Sm 15,22)

Saul desagradou muitíssimo ao Senhor por causa de sua desobediência. O primeiro pecado foi a desobediência. O pecado é sempre a desobediência. A natureza humana se tornou decaída e ferida por causa da desobediência de Adão (Rm 5,19). Nós somos salvos(as) pela obediência de Jesus que O levou à morte na cruz (Fl 2,8). Obediência e desobediência são de fundamental importância.

Desse modo, é importante para nós entendermos por que desobedecemos. Isso pode nos ajudar a aceitar a graça de Deus de obedecer. Samuel subentendeu que Saul desobedeceu porque tinha pouca consideração por si mesmo. Saul não se respeitava e se amava a si mesmo. De fato, ele provavelmente odiava a si próprio. Quando não nos amamos a nós mesmos(as), nós não amaremos ao nosso próximo. Isso significa que não amamos a Deus (Lc 10,27). Nesta situação, nós somos facilmente manipulados(as) para a desobediência bem como a não nos sentirmos melhores. Consequentemente, se o demônio pode nos fazer não nos amarmos a nós mesmos(as), ele pode nos dirigir para a desobediência e assim nos destruir.

E isso explica porque o demônio nos acusa noite e dia (Ap 12,10). Ele, repetidamente, nos lança “… dardos inflamados …” (Ef 6,16) de modo a nos derrubar e a nos humilhar. No entanto, se nós tivermos entregue totalmente nossas vidas a Jesus, então podemos empunhar a fé como um escudo (Ef 6,16). Desse modo, não ouviremos o demônio. Nós nos amaremos a nós mesmos(as) em Cristo e não seremos facilmente manipulados(as) para a desobediência. Creia em Jesus, não no demônio.  Obedeça a Jesus, não ao demônio.

Oração: Pai, que eu possa reconhecer a obediência e a desobediência como Tu o fazes.

Promessa:Dias virão, porém, em que o noivo lhes será tirado; e então jejuarão naquele dia.” (Mc 2,20)

Louvor: O Papa São Fabiano pode ter sido o Papa menos desejado. Como um leigo Romano, ele entrou na cidade durante a eleição papal. Pela providência divina, o Espírito Santo escolheu Fabiano!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

21/01/2020 - Ungido ou Derrotado?

Terça-feira, 21 de Janeiro de 2020 – Santa Inês

1Sm 16,1-13               Sl 89(88),20-22.27.28             Mc 2,23-28

 UNGIDO OU DERROTADO?

Samuel apanhou o vaso de azeite e ungiu-o na presença dos seus irmãos. O espírito de Iahweh precipitou-se sobre Davi desse dia em diante …” (1Sm 16,13)

Samuel havia ungido a Saul, mas Saul foi infiel. Samuel se lamentou pela infidelidade de Saul, mas o Senhor disse a Samuel para deixar de chorar e ungir outra pessoa (1Sm 16,1 ss). Da mesma forma, nós precisamos deixar de lamentar os males do nosso tempo e seguir buscando algo melhor. Isso significa que devemos levar outras pessoas a serem batizadas em Jesus (At 2,38), a receber a unção do Batismo e também a Confirmação. Nós também devemos devotar as nossas vidas a ajudar aos dois bilhões de batizados existentes no mundo a viverem o seu Batismo em sua totalidade.

O título ‘Cristo’ significa ‘O Ungido’. Nós que somos batizados(as) em Cristo somos os(as) ungidos(as). Pela nossa unção, nós temos toda a sabedoria, o poder e o amor para transformar o mundo para Jesus. Precisamos somente viver a nossa unção, especialmente conduzindo outras pessoas para a vida ungida em Cristo. Como podem dois bilhões de Cristãos ungidos com o poder do Espírito Santo falhar na sua missão de transformar o mundo e de apressar a vinda definitiva de Cristo? Somente se nós deixarmos de viver nossa unção nós podemos falhar. Assim sendo, que nós sejamos verdadeiramente Cristãos(ãs). Nada mais é necessário para renovar a face da terra (Sl 104,30).

Oração: Pai, que minha vida possa mudar o que muitas pessoas pensam dos Cristãos. Faça-me ser como Cristo.

Promessa:Encontrei o meu servo Davi e o ungi com meu óleo santo; é a ele que minha mão estabeleceu e o meu braço o fortificou ainda mais.” (Sl 89,21.22)

Louvor: Santa Inês, deu testemunho de sua virgindade, garantindo-lhe a coroa do martírio. Através da história da Igreja, ela tem recebido a justa honra de ser considerada a santa padroeira da pureza. Ela é uma das mais reconhecidas e altamente consideradas entre os mártires Romanos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

22/01/2020 - O Nome Todo-Poderoso do Senhor

Quarta-feira, 22 de Janeiro de 2020           – São Vicente

 1Sm 17,32.33.37.40-51          Sl 144(143),1.2.9.10               Mc 3,1-6

 O NOME TODO-PODEROSO DO SENHOR

… Tu vens contra mim com a espada, lança e escudo; eu, porém, venho a ti em nome de Iahweh dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel que desafiaste.” (1Sm 17,45)

O gigante Golias investiu contra Davi com a espada, a lança e o escudo. No entanto, o jovem Davi enfrentou Golias com algo infinitamente mais poderoso: o nome do Senhor. A batalha foi vencida pelo Senhor (1Sm 17,47), e o nome de Deus saiu vitorioso.

Do mesmo modo, muitos gigantes nos dias de hoje tentam-nos dominar-nos a nós, que servimos ao Senhor. Os gigantes atuais podem dizer algo como ‘Eu invisto contra você com recursos, com uma equipe de advogados competentes, e com a opinião pública’, ou ‘Eu invisto contra você com ameaças, com a minha popularidade, e com escárnio’. Como membros do exército de Deus, que nós possamos imitar a Davi. Nós somos servos(as) do Deus Altíssimo e estamos em uma batalha feroz. A batalha pertence ao Senhor e nós não lutamos com armas terrenas. Mas nós lutaremos, com nossos dedos treinados para a guerra (Sl 144,1). Nós usaremos as armas de Deus (Ef 6,10-20); e “nenhuma espada forjada contra [nós] terá êxito …” (Is 54,17). Os nossos dedos treinados para a guerra empunham as contas do rosário, e essa arma tem vencido muitas batalhas e derrubado muitos gigantes ao longo dos séculos.

Com efeito, esse ensinamento está sendo escrito após uma Missa da manhã. Um grupo de intercessores está rezando o rosário após a Missa na intenção de causas pró-vida. Esses intercessores têm lutado fielmente durante anos contra o gigante do movimento pró-aborto. Que todos nós possamos enfrentar gigantes em nome do Senhor e participar da vitória gloriosa do nome do Senhor.

Oração: Pai, fortalece-me para combater o bom combate com total confiança e sem medo (2Tm 4,7).

Promessa:Bendito seja Iahweh, o meu rochedo, que treina minhas mãos para a batalha, e meus dedos para a guerra.” (Sl 144,1)

Louvor: Luísa faz parte de um grupo de intercessão que se reúne semanalmente para orar.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

23/01/2020 - Deus valoriza as Suas Lágrimas

Quinta-feira, 23 de Janeiro de 2020 – São Vicente de Saragossa

1Sm 18,6-9; 19,1-7                             Sl 56(55),2.3.9-13                  Mc 3,7,12

  DEUS VALORIZA AS SUAS LÁGRIMAS

Já contaste os meus passos de errante, recolhe minhas lágrimas em teu odre!” (Sl 56,9)

Incrivelmente, o Deus do universo tem amado atualmente a cada um(a) de nós de  uma maneira tão íntima que Ele conta nossos passos errantes e recolhe nossas lágrimas em Seus odres. Os(As) contadores(as) estão acostumados(as) a manter contas e registros precisos e a valorizar inventários. Imagine Deus olhando para um frasco contendo as suas lágrimas e as valorizando. Pense no Senhor contando seus passos errantes – tanto os corretos, quando você caminha com Ele em belos caminhos, quanto aqueles passos que você deu longe d’Ele no caminho do pecado (Sl 56,9; Mt 10,30).

Aqueles(as) de nós que somos pais e mães, mantemos álbuns com fotografias de nossos(as) filhos(as) e os guardamos como memórias deles(as). Da mesma forma, Deus utiliza os frascos contendo as suas lágrimas e o livro onde Ele registra os seus passos de errante (Sl 56,9) e guarda como lembrança sua. As suas lágrimas bondosas e passos errantes corretos fazem Seu coração se encher de alegria e orgulho. Suas lágrimas e passos pecaminosos inundam o Seu coração de transbordante misericórdia.

Que nós nos devotemos a produzir mais frutos para tão amável Pai. Que o Seu livro e o Seu odre possam ficar cheios de alegres registros de muitos(as) novos(as) discípulos(as) que você possa ter ajudado a entrar em uma nova vida com Ele.

Oração: Senhor Jesus, Tu valorizas as minhas lágrimas. Em retorno, eu devoto a minha vida a valorizar as Tuas chagas e a Tua Paixão. Que eu possa dedicar a minha vida a irradiar a Boa Nova de Teu amor misericordioso.

Promessa: “… Bem sei que Deus está comigo.” (Sl 56,10)

Louvor: A resistência de São Vicente de Saragossa à tortura levou à conversão do seu carcereiro.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

24/01/2020 - Respeitando a Escolha de Deus

Sexta-feira, 24 de Janeiro de 2020 – São Francisco de Sales

 1Sm 24,3-21               Sl 57(56),2-4.6.11                   Mc 3,13-19

 RESPEITANDO A ESCOLHA DE DEUS

Davi disse: “… Não levantarei a mão contra o meu senhor, porque ele é o ungido de Iahweh.” (1Sm 24,11)

Davi poupou a vida de Saul quando teve a oportunidade perfeita para matar seu algoz. Ele era um guerreiro experiente que havia matado muitos oponentes (1Sm 23,5; 30,17-20). A única razão de Davi ter recuado sua mão foi porque Saul carregava a unção de liderança recebida de Deus. Saul havia sido escolhido por Deus (1Sm 10,1).

Jesus “… chamou a si os que ele queria …” (Mc 3,13). Isso não foi porque os doze apóstolos eram especialmente qualificados para suas ocupações; sua única qualificação era terem sido escolhidos pelo Senhor (Jo 15,16). Saul parece ter sido a pior escolha de Deus. Da mesma forma, em várias ocasiões pareceu que o Senhor não havia escolhido muito bem os Seus apóstolos. Eles cometeram erro atrás de erro, e algumas vezes falharam, completamente em entender a Jesus (Mc 6,52).

Não é pouco usual ouvir hoje em dia as pessoas comentarem que os líderes da Igreja são incompetentes. Esses líderes podem parecer tolos para alguns(mas), mas “… o que é loucura de Deus é mais sábio do que os homens, e o que é fraqueza de Deus é mais forte do que os homens.” (1Cor 1,25). Deus fala através daqueles a quem Ele ungiu e escolheu (Jo 15,16). Por exemplo, se Deus deseja falar sobre o matrimônio através de homens celibatários, isso não torna Sua mensagem menos confiável. Seria uma arrogância afirmar que Deus não é poderoso o bastante para conduzir e ensinar corretamente através daqueles(as) que Ele escolheu, mesmo daqueles(as) que não parecem ser qualificados(as).

Que todas as pessoas possam imitar a Davi, que respeitou a escolha de Saul por Deus, de modo a preferir ser perseguido ao invés de fazer algum mal àquele que havia sido ungido pelo Senhor (1Sm 24,14; 26,19).

Oração: Senhor, que eu caminhe pela fé em Ti, não pela visão (2Cor 5,7).

Promessa:Piedade de mim, ó Deus, tem piedade de mim, pois eu me abrigo em ti; eu me abrigo à sombra de tuas asas, até que a desgraça tenha passado.” (Sl 57,2)

Louvor: A influência de São Francisco de Sales não é exagerada. Sua obra-prima sobre orientação espiritual, ‘Filoteia – Introdução à Vida Devota’, influenciou enfaticamente as pessoas leigas por quatro séculos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

25/01/2020 - A Conversão na Rua Direita

Sábado, 25 de Janeiro de 2020 – Conversão de São Paulo         

At 22,3-16 ou At 9,1-22                    Sl 117(116),1.2                       Mc 16,15-18

 A CONVERSÃO NA RUA DIREITA

O Senhor disse a Ananias: “… Levanta-te, vai pela rua chamada Direita e procura, na casa de Judas, por alguém de nome Saulo, de Tarso. Ele está orando e acaba de ver um homem chamado Ananias entrar e lhe impor as mãos, para que recobre a vista.” (At 9,11.12)

O Senhor ainda converte Saulos em Paulos sempre que Ele encontra algum Ananias que esteja disposto a lhe obedecer. Ele transforma perseguidores em missionários quando Ele pode encontrar pessoas que estejam dispostas a arriscar as suas vidas pelo Evangelho. Se o Senhor puder encontrar um Ananias que vá à rua Direita, Ele irá apoiar esse Ananias com sinais e prodígios.

Aqueles(as) que professam a sua fé “… expulsarão demônios, falarão em novas línguas, pegarão em serpentes, e se beberem algum veneno mortífero, nada sofrerão; imporão as mãos sobre os enfermos e estes ficarão curados.” (Mc 16,17.18). Deus irá conceder aos Ananias de hoje poder para remover as escamas dos olhos dos Saulos, batizá-los, e por meio da graça, eles ficarão repletos do Espírito Santo (At 9,17.18).

Qual o último lugar do mundo que você deseja ir e quem é a última pessoa no mundo pela qual você quer testemunhar? Esse é o seu Saulo. Lá está o poder, a vitória e a conversão daquele(a) que é ‘inconvertível’. Essa é a oportunidade de realizar o seu maior até de fé. O Senhor diz: “… Levanta-te, vai pela rua chamada Direita e procura, na casa de Judas, por alguém de nome Saulo, de Tarso …” (At 9,11)

Oração: Pai, eu saí em busca da casa de Saulo hoje, mas tive medo de entrar. Eu me arrependi e entrei em Teu nome.

Promessa:… Ide por todo o mundo, proclamai o Evangelho a toda criatura. Aquele que crer e for batizado será salvo; o que não crer será condenado.” (Mc 16,15.16)

Louvor:Não sou, porventura, livre? Não sou apóstolo? Não vi Jesus, nosso Senhor? Não sois minha obra no Senhor?” (1Cor 9,1). São Paulo, intercedei por nós!

26/01/2020 - Não Existe Ninguém Como Jesus

Domingo, 26 de Janeiro de 2020 – 3º Domingo do Tempo Comum – São Timóteo e São Tito                                   

Is 8,23-9,3                Sl 27(26),1.4.13.14                 1Cor 1,10-13.17         Mt 4,12-23

 NÃO EXISTE NINGUÉM COMO JESUS

… Arrependei-vos, porque está próximo o Reino dos Céus.” (Mt 4,17)

Jesus estava caminhando junto ao mar da Galileia no local usado para a prática da pesca comercial. Ele chamou dois irmãos para segui-Lo, deixando para trás os seus negócios, a sua subsistência, as suas famílias, e o único modo de viver que tinham tido até aquele momento. Eles obedeceram ao chamado de Jesus imediatamente (Mt 4,20). Isso não foi uma casualidade, o que é atestado pelo fato de Jesus ter feito a mesma coisa, em outro ponto comercial de pesca, junto a dois outros irmãos que também deixaram tudo para O seguir (Mt 4,22).

Existe algo especial com relação a Jesus. Suas palavras são “… espírito e vida” (Jo 6,63), e as Suas ações são as mais poderosas. Por exemplo, Ele não cura simplesmente algumas doenças, Ele “… [cura] toda e qualquer doença ou enfermidade do povo.” (Mt 4,23). Jesus falou, fez, e foi a Boa Nova, isto é, o Evangelho. Jesus inaugurou um novo e completo modo de orientar a vida. Ele o chamou de reino de Deus (Mt 4,23).

Quando Jesus foi crucificado e assassinado, ‘o evangelho do reino’ parecia ter sido derrotado. Porém Jesus ressuscitou no terceiro dia e mostrou que a Sua Boa Nova era mais forte do que a morte e que o Seu reino iria permanecer para sempre (1Cor 15,4; Lc 1,33). O que você está esperando? Siga Jesus e deixe tudo mais para trás.

Oração: Pai, que eu possa amar perdidamente a Jesus.

Promessa:O povo que andava nas trevas viu uma grande luz, uma luz raiou para os que habitavam uma terra sombria como a da morte.” (Is 9,1)

Louvor: Jesus “disse-lhes: ‘Assim está escrito que o Cristo devia sofrer e ressuscitar dos mortos ao terceiro dia’.” (Lc 24,46). Louvor a Jesus ressuscitado!

27/01/2020 - O Bom Versus o Melhor

Segunda-feira, 27 de Janeiro de 2020 – Santa Ângela Mérici

2Sm 5,1-7.10                  Sl 89(88),20-22.25.26                    Mc 3,22-30

 O BOM VERSUS O MELHOR

Davi “… reinou durante quarenta anos. Em Hebron, ele reinou sete anos e seis meses sobre Judá; em Jerusalém, reinou trinta e três anos sobre todo o Israel e sobre Judá.” (2Sm 5,4.5)

Davi elevou o seu reino a um nível superior quando saiu de Hebron e foi para Jerusalém. Havia lhe sido dito ele que seria impossível atingir aquele nível, mas ele realizou o impossível (2Sm 5,6.7). “Davi ia crescendo, e Iahweh, Deus dos Exércitos, estava com ele.” (2Sm 5,10)

O Senhor quer levar o seu bom matrimônio a se tornar ainda melhor. Você não entende como isso será possível. Simplesmente ore junto com sua(seu) esposa(o) por um matrimônio melhor e veja o Senhor realizar um milagre.

Você decidiu permanecer solteiro(a) para o Senhor e serve ao Senhor com amor e entusiasmo. Agora o Senhor está chamando você a passar a uma nova dimensão da vida comunitária e ministerial.

Você está aposentado(a) segundo os padrões do mundo, mas o Senhor está pronto a levá-lo(a) para o maior ministério de sua vida. Você teve uma boa vida em Hebron. Agora é o momento de entrar em Jerusalém.

Você é um(a) pai(mãe) amoroso(a) e responsável. Você realizou um bom trabalho criando seus(suas) filhos(as). Porém agora você pode dirigir os(as) seus(suas) filhos(as) para serem discípulos(as) do Senhor. Vá mais alto; ultrapasse os limites; entre em uma nova dimensão.

Não deixe que aquilo que é bom afaste você do melhor. Deixe a segurança de Hebron pelos desafios de Jerusalém.

Oração: Pai, que eu deixe para trás não somente o que foi mau, mas também o que foi bom, de modo a Te seguir para algo muito melhor.

Promessa:Encontrei o meu servo Davi e o ungi com meu óleo santo; é a ele que minha mão estabeleceu, e meu braço ainda mais o fortificou.” (Sl 89,21.22)

Louvor: Santa Ângela formou um grupo de mulheres leigas para ensinar às jovens a serem boas e santas mulheres, esposas e mães. Depois da sua morte, esse grupo se tornou a Congregação das Ursulinas.

28/01/2020 - O Sacramento Abençoado

Terça-feira, 28 de Janeiro de 2020  -São Tomás de Aquino

2Sm 6,12-15.17-19                         Sl 24(23),7-10                           Mc 3,31-35

 O SACRAMENTO ABENÇOADO

A Arca de Iahweh foi levada e depositada no seu lugar, na tenda que Davi tinha feito armar para recebê-la, e Davi ofereceu holocaustos na presença de Iahweh, bem como sacrifícios de comunhão. Assim que Davi terminou de oferecer holocaustos e sacrifícios de comunhão, abençoou o povo em nome de Iahweh dos Exércitos.” (2Sm 6,17.18)

Quando Davi trouxe a arca de Deus para Jerusalém, o povo foi abençoado e passou a viver melhor depois desta benção, pois o Senhor estava no seu meio de um modo muito especial.

Na nova aliança, nós temos a realização da arca de Deus na Eucaristia. A Eucaristia não é somente a melhor das bênçãos, mas também o Abençoador, o Próprio Deus. Na Eucaristia, nós temos a mais poderosa e íntima presença do Senhor na face da terra. A Eucaristia é a antecipação do céu, pois a Eucaristia é Jesus, que é Deus.

Centrando as nossas vidas na Eucaristia, vivemos a benção definitiva. Nós “… recebemos graça sobre graça.” (Jo 1,16) e “… refletimos como num espelho a glória do Senhor …” (2Cor 3,18). A benção da Eucaristia é tão maravilhosa que nós vivemos no nosso Senhor Eucarístico e Ele em nós (Jo 6,56), pois nós comemos a Sua Carne e bebemos o Seu Sangue quando recebemos Jesus na Santa Comunhão. (Jo 6,53 ss). A Eucaristia é a Própria Vida (Jo 14,6; 6,35). Assim, aqueles(as) que vivem para o seu Senhor Eucarístico ressuscitam dentre os mortos e vivem eternamente (Jo 6,54).

Viva para e na Eucaristia. Viva na benção Eucarística da plena e eterna vida.

Oração: Pai, usa esta publicação para levar muitos milhares de pessoas a viver a Missa diariamente.

Promessa:Quem fizer a vontade de Deus, esse é meu irmão, irmã e mãe.” (Mc 3,35)

Louvor: Desde o Século XIII, a teologia Católica Romana tem sido marcada e formada por São Tomás. De fato, ele é conhecido como ‘Doutor Angélico’ e ‘Príncipe dos Teólogos Católicos’. São Tomás escreveu também músicas exaltando a Eucaristia.

29/01/2020 - Exemplos de Vida ou de Morte?

Quarta-feira, 29 de Janeiro de 2020          

2Sm 7,4-17                   Sl 89(88),4.5.27-30                 Mc 4,1-20

 EXEMPLOS DE VIDA OU DE MORTE?

…A vós foi dado o mistério do reino de Deus; aos de fora, porém, tudo acontece em parábolas.” (Mc 4,11)

Ao longo da história da Igreja, o Espírito Santo tem santificado muitos Cristãos(ãs) levando-os(as) a participar da Missa quase que diariamente. No entanto, quando a Comunhão diária não é santa, a prática da missa diária perde o seu valor e a Igreja se enfraquece.

Muitos(as) de vocês que lêem essa publicação participam da Missa diariamente ou pelo menos, sempre que possível. Se as suas santas Missas fazem você se sentir santificado(a), o desejo de participar diariamente da Missa crescerá e a Igreja se tornará mais forte. Porém, se você não se sentir santificado(a), a fuga da Missa diária poderá muito bem contribuir para que a Igreja seja futuramente vitimada pela cultura da morte.

As suas santas Missas provavelmente o(a) santificarão se você ouvir a Palavra de Deus na Missa, guardá-la em seu coração e produzir uma grande colheita (Mc 4,20). Por exemplo, depois que a Palavra de Deus fez arder o coração dos dois discípulos na estrada de Emaús, eles reconheceram Cristo ressuscitado ao partir o pão (Lc 24,30 ss). Nós também provavelmente iremos reconhecer Cristo e nos tornarmos santos(as) como Ele é santo, se nós deixarmos que a Palavra de Deus penetre em nossos corações. Assim, Jesus nos adverte a nos resguardarmos de sufocar a Palavra de Deus com “… os cuidados do mundo, a sedução da riqueza e as ambições de outras coisas …” (Mc 4,19)

Vigie e mortifique seus sentidos e desejos mundanos. Não seja um exemplo quanto a não se dar a devida importância à Missa diária. Ao invés disso, seja um exemplo da santidade Eucarística.

Oração: Pai, que aqueles(as) que comungam diariamente sejam libertados dos pecados do racismo, da impureza e do comodismo.

Promessa:A tua cassa e a tua realeza subsistirão para sempre diante de mim, e o teu trono se estabelecerá para sempre.” (2Sm 7,16)

Louvor: Sandra levanta cedo para se preparar para a Missa e permanece na presença do Senhor depois que ela termina.

 

30/01/2020 - Tribunas Importantes

Quinta-feira, 30 de Janeiro de 2020                                  

2Sm 7,18.19.24-29                 Sl 132(131),1-5.11-14                        Mc 4,21-25

 TRIBUNAS IMPORTANTES

…Cuidado com o que ouvis! Com a medida com que medis sereis medidos, e vos será acrescentado ainda mais.” (Mc 4,24)

Se nós ouvimos a Palavra de Deus e a aceitamos, iremos produzir frutos “… um trinta, outro sessenta, outro cem.” (Mc 4,20). Por que alguns(mas) Cristãos(ãs) produzem muitos frutos enquanto outros pouco produzem?

– Deus dá a cada um(a) de nós missões em diferentes campos, que produzem colheitas diferentes.

– Deus nos dá diferentes carismas, dons sobrenaturais do Espírito Santo, que podem aumentar significativamente nossa colheita (1Cor 12,4-11).

– Alguns(mas) Cristãos(ãs) colocam a lâmpada da Palavra de Deus (Sl 119,105) no mais alto candelabro de modo a tudo iluminar. Candelabros são oportunidades para proclamar a Palavra de Deus.

Essa publicação, e outras do mesmo tipo, são meios para se transmitir a Palavra de Deus. Nascimentos, mortes, doenças e sucessos podem ser usados como tribunas para a Palavra de Deus. Um casamento, uma família, um trabalho, uma escola, uma fábrica, um escritório, ou um caminhão podem ser usados como candelabros nos quais a luz da Palavra de Deus brilhe.

Aqueles(as) que produzem muitos frutos estabelecendo tribunas para a Palavra de Deus não são necessariamente os(as) mais criativos(as), mas aqueles(as) que têm amor mais profundo pelo Senhor. Se nós amamos a alguém, amamos sua palavra e esse amor nos compele a aproveitar todas as oportunidades para proclamar ao Senhor e à Sua Palavra (2Cor 5,14).

Ame ao Senhor. Use e construa candelabros para a Palavra de Deus (Mc 4,21). Produza a mais abundante colheita.

Oração: Pai, faz de mim uma semente que precisa morrer para produzir muitos frutos (Jo 12,24).

Promessa:…Quem sou eu, Senhor Iahweh, e qual é a minha casa para que me trouxesses aqui?” (2Sm 7,18)

Louvor: Tomás não esconde a sua fé nem no trabalho nem em público. Muitas pessoas têm, reservadamente pedido a ele para orar por suas necessidades.

 

 

31/01/2020 - Santos Inocentes

Sexta-feira, 31 de Janeiro de 2020  -São João Bosco

2Sm 11,1-10.13-17                Sl 51(50),3-7.10.11                Mc 4,26-34

 SANTOS INOCENTES

… Morreram alguns do exército, da guarda de Davi. E Urias, o heteu, morreu também.” (2Sm 11,17)

A justa lei de Deus prescreve “… vida por vida.” (Ex 21,23), isto é, a morte de Davi como punição por promover a morte de Urias. Todavia, Deus “… é rico em misericórdia …” (Ef 2,4). Portanto, Deus misericordiosamente disse a Davi que Ele perdoava seu pecado e prometeu que Davi não morreria (2Sm 12,13). Essa é uma boa notícia para todos(as) os(as) pecadores(as), especialmente para aqueles(as) que cometeram pecados sexuais.

Porém onde está a misericórdia e a justiça para Urias e para aqueles(as) como ele que inocentemente sofreram as conseqüências dos pecados de outras pessoas? Você é um Urias? A(O) sua(seu) esposa(o) ou chefe o(a) traiu por intermédio de seus pecados? Você já sofreu anos de desprezo porque seus pais decidiram abandoná-lo(a) devido a pecados sexuais? Onde está a misericórdia e a justiça para você?

A misericórdia e a justiça para as vítimas inocentes é uma Pessoa: Jesus, o Emanuel, Deus conosco (Mt 1,23). Misteriosamente, Deus propiciou para todas as vítimas de todos os tempos uma Vítima Inocente, enviando Seu Filho que iria sofrer muito mais do que qualquer um de nós. Jesus se tornou nossa Justiça (1Cor 1,30). Ele também é a nossa Misericórdia. Em Jesus, as vítimas podem não receber sempre a justiça de modo tangível. No entanto, essas vítimas que se abandonam a Jesus recebem uma consolação muito além do que poderiam pedir ou imaginar (Ef 3,20).

Deus sabe o modo perfeito de recompensar as vítimas pelos seus sofrimentos e anos perdidos (Jl 2,25). Aceite Jesus, a Vítima perfeita, como sua Misericórdia e Justiça. Jesus não deixará você órfão(ã) ou abandonado(a) (Jo 14,18). Assim, “descansa em Iahweh e nele espera …” (Sl 37,3) para cuidar de todo o resto.

Oração: Senhor, “…em tuas mãos entrego o meu espírito …” (Lc 23,46)

Promessa: Jesus “anunciava-lhes a Palavra por meio de muitas parábolas como essas, conforme podiam entender.” (Mc 4,33)

Louvor: A mãe de São João Bosco consagrou-o a Nossa Senhora no seu nascimento. Ele fundou escolas para ensinar aos jovens sobre a fé Católica e para treiná-los em atividades úteis com as quais pudessem sustentar as suas vidas.