01/08/2023 - O PROPÓSITO DE VIVER COM DEUS
Terça-feira, 01 de Agosto de 2023 – Santo Afonso Maria de Ligório
Ex 33,7-11; 34,5-9.28
Sl 103(102),6-13
Mt 13,36-43
O PROPÓSITO DE VIVER COM DEUS
“…Quem quisesse interrogar a Iahweh ia até a Tenda da Reunião, que estava fora do acampamento.” (Ex 33,7)
Quando os Israelitas fugiram do Egito, Deus permaneceu com Israel no deserto, habitando na arca da aliança coberta por uma grande “…Tenda da Reunião…” (Ex 33,7) Na tenda da reunião, “Iahweh, então falava com Moisés face a face, como um homem fala com o outro…” (Ex 33,11). Em algum momento, o Rei Salomão construiu um templo como lugar de Morada para Deus, para substituir a tenda de reunião (2Cr 3,1-3), mas durante muitos anos o Senhor habitou em uma tenda na presença de Israel (2Sm ,1-7).
Então o Pai enviou Seu único Filho, Jesus, e Ele fez Sua Morada entre nós (Jo 1,14). Este texto de João pode ser traduzido como ‘Jesus assentou Sua tenda entre nós’. São Paulo se refere ao nosso corpo humano como uma tenda (2Cor 5,1.4). Jesus veio habitar na nossa tenda, dentro do nosso coração. Agora Deus deseja que Sua ‘tenda da reunião’ seja o nosso coração, dentro do nosso corpo. Nós devemos ser ‘tendas da reunião’ para Jesus, ‘tendas da reunião’ caminhantes que temos Jesus vivendo dentro de nós (Jo 6,56; 17,23). Jesus habita na nossa tenda, e a Palavra de Deus declara: “A desgraça jamais te atingirá e praga nenhuma chegará à tua tenda.” (Sl 91(90),10)
Na Santa Eucaristia, nós literalmente recebemos Jesus no nosso corpo, nossa tenda terrena. O Senhor quer permanecer conosco mais do que nós queremos estar com Ele. Jesus permanece à porta de nossa ‘tenda da reunião’ e bate (Ap 3,20), pedindo para ser recebido. Você deixará que Ele entre e faça Sua morada em sua vida?
Oração: Senhor, que eu possa ser um lugar de Morada onde Vós possais reinar.
Promessa: “Iahweh é compaixão e piedade, lento para a cólera e cheio de amor.” (Sl 103(102),8)
Louvor: Santo Afonso Maria de Ligório foi um teólogo extremamente educado e também um escritor prolixo. Mas ele insistia em pregações claras e simples. Uma vez ele disse: ‘Eu nunca fiz uma pregação que a mais pobre mulher idosa presente na congregação não pudesse entender’.
02/08/2023 - RESPLANDECENTE COM DEUS
Quarta-feira, 02 de Agosto de 2023 – Santo Eusébio de Verselli , São Pedro Julian Eymard
Ex 34,29-35
Sl 99(98),5-7.9
Mt 13,44-46
 RESPLANDECENTE COM DEUS
“Quando Moisés entrava diante de Iahweh para falar com ele, retirava o véu, até o momento de sair … e os filhos de Israel viam resplandecer o rosto de Moisés…” (Ex 34,34.35)
Todos podiam ver o Senhor resplandecendo através de Moisés, apesar de Moisés não saber que ele estava resplandecendo (Ex 34,29-35). Todos podiam ver que Moisés era importante para Deus e para a humanidade. Mas um campo vazio com um tesouro escondido (Mt 13,44), como Jesus descreve na passagem do Evangelho de hoje, não parece ser valioso de imediato, nem irradia beleza, valor e importância. A pessoa que vende tudo para comprar um campo vazio de aparente pouco valor não parece resplandecer, ao contrário, parece ser insensata.
Jesus nos diz para deixarmos a nossa luz brilhar diante dos homens (Mt 5,16), mas de um modo humilde. A nossa missão é escutar o Senhor diariamente, em oração (Lc 10,39). A Missa diária é um ótimo modo de se fazer isto. Assim como ser exposto(a) diariamente à radiação nuclear nos faria ‘brilhar’, mais ainda receber a Santa Eucaristia nos fará resplandecer com a graça e a felicidade de Deus. Depois de dedicar um tempo diário com o Senhor escutando-O, a mudança em nós se tornará evidente para outras pessoas. Nós nos humilharemos de modo que somente Deus resplandeça através de nós. Então diminuiremos de modo que Ele cresça (Jo 3,3).
Humilhe-se diante do Senhor, de modo que Ele o(a) exalte e brilhe através de você. Resplandeça a Sua presença de modo que outras pessoas glorifiquem a Deus (Mt 5,16). “Contemplai-o e estareis radiantes, vosso rosto não ficará envergonhado.” (Sl 34(33),6)
Oração: Pai, a Ta Palavra diz que em Tua luz eu “…[ficarei] radiante; o [meu] coração estremecerá e se dilatará…” (Is 60,5) Brilha através de mim de modo que quando outras pessoas olharem para mim, vejam somente a Ti.
Promessa: “Exaltai a Iahweh, nosso Deus, e prostrai-vos à frente do seu pedestal; ele é Santo!” (Sl 99(98),5)
Louvor: Santo Eusébio defendeu as verdades da fé. Ele perseverou em sua atitude, mesmo apesar dos seus opositores ameaçarem a sua vida e arrastá-lo pelas ruas da cidade, mantendo-o na prisão.
03/08/2023 - CRIADO(A) PARA LOUVÁ-LO ETERNAMENTE
Quinta-feira, 03 de Agosto de 2023
Ex 40,16-21.34-38
Sl 84(83),3-6.8-11
Mt 13,47-53
CRIADO(A) PARA LOUVÁ-LO ETERNAMENTE
“No primeiro dia do primeiro mês do segundo ano, levantaram a Morada. Moisés levantou a Morada. Colocou as travessas e ergueu as colunas.” (Ex 40,17.18)
O grande final do livro do Êxodo é a conclusão da Morada, o lugar na terra onde Deus tinha a presença mais poderosa e íntima. As pragas levaram ao Êxodo, levando à milagrosa travessia do Mar Vermelho. Esses acontecimentos foram seguidos pelo recebimento por Moisés da Lei divina no Monte Sinai. E finalmente, culminaram com a construção da Morada.
O objetivo da vida é entrar na presença de Deus mais profundamente e louvá-Lo eternamente no céu. As perturbações, os milagres e as leis das nossas vidas não são aleatórias. Elas são organizadas para nos levar para a intimidade do testemunho da presença de Deus para louvá-Lo. Nós existimos “a fim de servirmos para o seu louvor e glória…” (Ef 1,12)
Você tem orientado a sua vida para louvar a Deus? Vocês não “…[esqueceram] da beneficência e da comunhão…” (Hb 13,16) e de partilhar o que vocês têm, de modo a “[oferecer] continuamente um sacrifício de louvor a Deus…”? (Hb 13,15) Vocês “…[ofereceram seus] corpos como hóstia viva, santa e agradável a Deus…”? (Rm 12,1) Vocês hoje estão vivos(as) para louvar o Senhor. O louvor é o objetivo de sua vida e a essência da eternidade do trono de Deus no céu. Louve a Deus “…em espírito e verdade…” (Jo 4,23)
Oração: Pai, faz com que, mais e mais, o desejo do meu coração seja louvar-Te.
Promessa: “Assim será no fim do mundo: virão os anjos e separarão os maus dentre os justos e os lançarão na fornalha ardente. Ali haverá choro e ranger de dentes.” (Mt 13,49.50)
Louvor: Pela graça de Deus Raquel retornou à Confissão depois de uma ausência de quarenta anos.
04/08/2023 - CELEBRAR O AMOR DE DEUS
Sexta-feira, 04 de Agosto de 2023 – São João Maria Vianney
Lv 23,1.4-11.15.16.27.34-37
Sl 81(80),2-6.10.11
Mt 13,54-58
CELEBRAR O AMOR DE DEUS
“Estas são as solenidades de Iahweh, as santas assembleias às quais convocareis os filhos de Israel, no tempo determinado.’” (Lv 23,4)
O Senhor nos criou para celebrarmos o Seu amor. Em meio à nossa vida de celebração, o Senhor nos chama a nos reunirmos repetidamente em tempos de celebração especial. O ano da Igreja começa com a celebração do Advento e do Natal. Na nova aliança, nós também celebramos o dia das Expiações (Lv 23,27) na Sexta-feira da Paixão, o dia em que Jesus pagou por todos os pecados que haviam sido ou iriam ser cometidos. A Sexta-feira da Paixão é o centro do Tríduo, os três mais importantes dias do ano litúrgico. O Tríduo é precedido pela celebração da Quaresma e seguido pela nossa maior celebração, o Tempo Pascal, que Santo Atanásio chamou de ‘cinquenta dias de Domingo’. O Tempo Pascal compreende sete semanas terminando com a Festa das Semanas, isto é, Pentecostes (Lv 23,15-20).
Nós também devemos celebrar os dias santos e as festas de Maria e de outros santos. Nós deveríamos celebrar o aniversário do nosso Batismo mais do que celebramos o dia do nosso nascimento. Mais especificamente, cada Domingo ‘… em que se celebra o mistério pascal, por tradição apostólica, deve guardar-se em toda a Igreja como o primordial dia festivo de preceito …’ (CIC, 2177).
O Senhor nos chama a sermos arrebatados no louvor litúrgico da Igreja. Nós fomos criados para celebrar juntos o amor de Deus, eternamente. Celebremos!
Oração: Pai, aprofunda a minha fé e o meu amor de modo que eles produzam felicidade e celebração.
Promessa: “Elevai a música, soai o tamborim, a harpa melodiosa e a cítara; soai a trombeta pelo novo mês, na lua cheia, no dia da nossa festa. Porque é uma lei para Israel, uma decisão do Deus de Jacó.” (Sl 81(80),3-5)
Louvor: São João Maria Vianney frequentemente dedicava onze horas a cada dia ouvindo confissões, trazendo desse modo pecadores de volta para Deus.
05/08/2023 - REPOUSE, ASSIM DEUS PODE AGIR
Sábado, 05 de Agosto de 2023 – Dedicação da Basílica de Santa Maria Maior
Lv 25,1.8-17
Sl 67(66),2.3.5.7.8
Mt 14,1-12
REPOUSE, ASSIM DEUS PODE AGIR
“O quinquagésimo ano será para vós um ano jubilar; não semeareis, nem ceifareis as espigas que não foram reunidas em feixes, e não vindimareis as cepas que tiverem brotado livremente.” (Lv 25,11)
Os estudiosos das Escrituras nos dizem que os Israelitas raramente observavam o Ano Jubilar. Os Israelitas eram orientados a deixar a terra e o seu trabalho descansarem por um ano a cada cinquenta anos (Lv 25,8-15). Deus prometeu multiplicar os frutos da terra de modo que o povo pudesse ser abençoado durante o Ano Jubilar (Lv 25,6). A generosidade do Ano Jubilar desafiava o rico e o poderoso a que suportassem perder tanto a terra quanto o dinheiro (Lv 25,13-17).
Isto é um desafio para nós seres humanos, para que nos tranquilizemos e saibamos que o Senhor é Deus (Sl 46(45),11). Nós temos dificuldade de sair do trono de nossas vidas e deixar que Deus seja nosso “…bendito e único Soberano…” (1Tm 6,15)
Alguma vez nós descansamos e deixamos o Senhor agir? Isto não é automático ou fácil; nós temos que entrar no repouso de Deus (Hb 4,11). A única missão de Jesus na terra foi chamar a humanidade a um eterno Ano Jubilar, um tempo de graça do Senhor (Lc 4,19). O elemento chave do Ano Jubilar é repousar e deixar que o Senhor Deus realize a Sua obra, permanecer em Seus caminhos e permitir que as Suas ordens prevaleçam. Como exemplo, Domingo é o Dia do Senhor, um dia de repouso (CIC, 2184-2188).
Você consegue repousar e deixar que Deus o(a) abençoe? Deus quer sobrecarregar você com bênçãos (Dt 28,2). Permita que Ele realize a Sua obra de bênçãos. Repouse n’Ele e deixe que Ele atue. Repouse n’Ele de modo que Ele possa agir através de você.
Oração: Jesus, Tu me convidas a vir a Ti e descansar (Mt 11,28.29). Faz-me repousar de modo que Tu possas agir (Sl 23(22),2).
Promessa: “A terra produziu o seu fruto; Deus, o nosso Deus, nos abençoa.” (Sl 67(66),7)
Louvor: Rafael se converteu à fé Católica porque foi repetidamente tocado pelas mensagens proféticas da Bem-aventurada Virgem Maria.
06/08/2023 - “...CONSIDERAI ATENTAMENTE A JESUS...” (Hb 3,1)
Domingo, 06 de Agosto de 2023 – Transfiguração do Senhor
Dn 7,9.10.13.14
Sl 97(96),1.2.5.6.9
2Pe 1,16-19
Mt 17,1-9
“…CONSIDERAI ATENTAMENTE A JESUS…” (Hb 3,1)
“Com efeito, não foi seguindo fábulas sutis, mas por termos sido testemunhas oculares de sua majestade, que vos demos a conhecer o poder e a Vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. Pois ele recebeu de Deus Pai honra e glória, quando uma voz vinda da sua Glória lhe disse: ‘Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo’. Esta voz, nós a ouvimos quando lhe foi dirigida do céu, ao estarmos com ele no monte santo. Temos, também, por mais firme a palavra dos profetas, à qual fazeis bem em recorrer como a uma luz que brilha em lugar escuro, até que raie o dia e surja a estrela d’alva em nossos corações.” (2Pe 1,16-19)
São Pedro, São Tiago e São João testemunharam a majestosa transfiguração de Jesus no monte santo (Mt 17,1-8). Eles ouviram a voz de Deus Pai testemunhando que Jesus é o Seu Filho (Mt 17,5). Eles viram que o rosto de Jesus “…resplandeceu como o sol e as suas vestes tornaram-se alvas como a luz.” (Mt 17,2) Que visão do céu na terra!
São Mateus coloca a visão da glória transfigurada de Jesus entre as profecias do intenso sofrimento de Jesus (Mt 16,21; 17,12). Assim a glória de Jesus está ligada a Seus sofrimentos. Esta é uma mensagem para nossas próprias vidas; não existe glória sem sofrimento.
Assim nós temos que trazer Jesus para a nossa fragilidade e o nosso sofrimento. Através das nossas cruzes, iremos participar da Sua glória (Rm 8,18). No momento, nós sofremos neste vale de lágrimas (Sl 23(22),4). São Pedro nos encoraja a manter diante de nossos olhos a majestade transfigurada de Jesus (2Pe 1,19), Seu retorno na glória e nosso destino eterno no céu.
Uma ótima maneira de fazer isto é participar da Missa sempre que possível, até mesmo diariamente. Em cada Missa, o céu é ligado à terra em Jesus (CIC, 1335) e nós recebemos o Senhor Jesus transfigurado. “…Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo, ouvi-o.” (Mt 17,5) “…considerai atentamente a Jesus…” (Hb 3,1)
Oração: Pai, ajuda-me a permanecer concentrado no Teu amado Filho, Jesus.
Promessa: “Sim, pois tu és Iahweh, o Altíssimo sobre a terra inteira, mais elevado que todos os deuses.” (Sl 97(96),9)
Louvor: Louve a Jesus, transfigurado na glória, “…a luz do mundo…” (Jo 8,12), brilhando em radiante esplendor.
07/08/2023 - ALIMENTO PARA OS LÍDERES
Segunda-feira, 07 de Agosto de 2023 São Caetano – Papa São Sisto II
Nm 11,4-15
Sl 81(80),12-17
Mt 14,13-21
ALIMENTO PARA OS LÍDERES
“Todos comeram e ficaram saciados…” (Mt 14,20)
Na primeira leitura de hoje, Deus proveu o milagroso presente do maná, que satisfez a necessidade de alimento dos Israelitas (Nm 11,6-9). Na leitura do Evangelho, Jesus multiplica alguns pães e peixes para satisfazer uma grande multidão faminta (Mt 14,17-20). Na Missa, depois de termos ouvido estas leituras, nós recebemos a Santa Eucaristia, um alimento muito mais milagroso.
Em ambas as leituras, os líderes estão muito estressados por causa da constante necessidade do povo de ser alimentado (Nm 11,10-15; Mt 14,15.17). Sabendo que as pessoas muitas vezes estão insatisfeitas, mesmo com o alimento milagroso, e reclamam contra seus líderes, por que iria alguém desejar ser um líder na vida religiosa? Uma boa resposta é que os líderes têm a responsabilidade de distribuir o alimento milagroso. Os sacerdotes têm a benção de consagrar a Santa Eucaristia. O privilégio de alimentar o povo faminto com o Pão da Vida (Jo 6,35) e com a Palavra de Deus (Mt 4,4) supera os desafios do ministério.
Alguns que leem estas palavras são chamados ao sacerdócio. Outros(as) são chamados(as) a se tornarem líderes no Corpo de Cristo. Se assim for, concentre-se não nas dificuldades de trabalhar com pessoas que reclamam e são rebeldes. Ao invés disso, fixe seus olhos em Jesus Eucarístico (Hb 3,1). Jesus está chamando Seus líderes para ter Seu coração de Pastor. Jesus diz a Seus líderes: “…Dai-lhes vós mesmos de comer.” (Mt 14,16) Assim como a Bem-aventurada Mãe, engrandeça o Senhor e minimize os obstáculos. Jesus chama você a apascentar as Suas ovelhas (Jo 21,17).
Oração: Pai, que eu possa ansiar por alimentar o Teu povo faminto mais do que os pais desejam alimentar os seus filhos.
Promessa: “Ah! Se meu povo me escutasse, se Israel andasse em meus caminhos … Eu lhe prostraria os inimigos num momento, e contra seus opressores voltaria minha mão.” (Sl 81(80),14.15)
Louvor: O Papa São Sisto II foi martirizado pelo ‘crime’ de celebrar a Santa Eucaristia nas catacumbas de Roma. Ele se dispôs a arriscar a sua vida para levar Jesus aos Cristãos perseguidos.
08/08/2023 - SEM AMOR PARA SEMPRE
Terça-feira, 08 de Agosto de 2023 – São Domingos
Nm 12,1-13
Sl 51(50),3-7.12.13
Mt 14,22-36
SEM AMOR PARA SEMPRE
“Tem piedade de mim, ó Deus, por teu amor! Apaga minhas transgressões, por tua grande compaixão! Lava-me inteiro da minha iniquidade e purifica-me de meu pecado!” (Sl 51(50),3.4)
O Senhor “…quer que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade.” (1Tm 2,4) “…não é da vontade de vosso Pai, que está nos céus, que um destes pequeninos se perca.” (Mt 18,14) Deus deseja tanto que nós estejamos com Ele para sempre no céu que “…entregou o seu Filho único, para que todo o que nele crer não se pereça, mas tenha vida eterna. `Pois Deus não enviou o seu Filho ao mundo para julgar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele.” (Jo 3,16.17)
Todavia, Deus, Aquele que é Amor (1Jo 4,16), não forçara o Seu amor sobre nós. Nós temos que livremente aceitá-Lo ou rejeitá-Lo. Se decidirmos rejeitá-Lo, em Sua misericórdia Ele nos mostrará o pagamento dos nossos pecados (Rm 6,23) de modo que poderemos ver as consequências dos nossos atos e perceber que temos que nos arrepender. Por exemplo, quando Maria pecou falando contra Moisés, o Senhor deixou que ela se tornasse leprosa e chamando-a, desse modo, ao arrependimento (Nm 12,8.10).
Se nós persistirmos no pecado e nos recusando a nos arrepender, escolhemos não amar a Deus que é Amor. Nós escolhemos uma vida para sempre sem amor, isto é, nos colocamos no inferno. Então Jesus será forçado a dizer novamente: “Deixai-os. São cegos conduzindo cegos!” (Mt 15,14)
Não escolha o egoísmo do inferno eterno. Escolha o amor.
Oração: Jesus, que eu deixe que Tu me salves.
Promessa: “Moisés clamou a Iahweh: ‘Ó Deus, disse ele, digna-te dar-lhe a cura, eu te suplico!’.” (Nm 12,13)
Louvor: É dito que São Domingos raramente falava, a menos que fosse com Deus ou sobre Deus.
09/08/2023 - “...O SALÁRIO DO PECADO É A MORTE...” (Rm 6,23)
Quarta-feira, 09 de Agosto de 2023  –  Santa Tereza Benedita da Cruz – (Edith Stein)
Nm 13,1.2.25-14,1,26-29.34.35
Sl 106(105),6.7.13.14.21-23
Mt 15,21-28
“…O SALÁRIO DO PECADO É A MORTE…” (Rm 6,23)
“…Por quarenta anos levareis o peso de vossas faltas e sabereis o que é o fato de me abandonardes.” (Nm 14,34)
O pecado é tão nocivo que quando Adão e Eva pecaram, a natureza humana ficou ferida e decaída a partir daquele momento até o fim dos tempos.
O pecado é tão prejudicial que os Israelitas foram punidos durante quarenta anos vagando pelo deserto porque haviam pecado ao se recusarem a entrar na terra prometida (Nm 14,34).
O pecado é tão perverso que 70.000 pessoas morreram por causa da peste que caiu sobre o povo durante três dias por causa do pecado de Davi (2Sm 24,15).
O pecado é tão horrível que nós brutalmente torturamos, crucificamos e matamos Jesus com nossos pecados (At 3,14.15).
O pecado é o maior de todos os males e a causa de todos os males. Não haveria outra maneira de sermos libertados(as) do pecado a não ser pelo sangue de Jesus derramado por nós no Calvário.
Portanto, arrependa-se dos seus pecados, procure o Sacramento da Reconciliação e encoraje outras pessoas a fazer o mesmo.
Oração: Pai, eu Te agradeço eternamente por enviares Jesus para me salvar do pecado (1Tm 1,15).
Promessa: “Diante disso, Jesus lhe disse: ‘Mulher, grande é a tua fé! Seja feito como queres’!” (Mt 15,28)
Louvor: Santa Tereza Benedita da Cruz, martirizada em Auschwitz, escreveu: ‘Não existe acaso e cada detalhe foi traçado pela divina providência de Deus’.
10/08/2023 - DAR ESMOLAS E DAR TUDO
Quinta-feira, 10 de Agosto de 2023 – São Lourenço
2Cor 9,6-10
Sl 112(111),1.2.5-9
Jo 12,24-26
DAR ESMOLAS E DAR TUDO
“Em verdade, em verdade, vos digo: Se o grão de trigo que cai na terra não morrer, permanecerá só; mas se morrer, produzirá muito fruto.” (Jo 12,24)
Existe o ‘dar’, sobre o qual o próprio Jesus disse: “…Há mais felicidade em dar do que em receber.” (At 20,35) Então existe o dar com largueza (2Cor 9,6) e alegremente, “…pois Deus ama a quem dá com alegria.” (2Cor 9,7) Em seguida, existe o ‘dar até a penúria’, isto é, com sacrifício. Finalmente existe o ‘dar tudo que temos para viver’ (Lc 21,4).
Este último exemplo de dar é a doação …
– feita por Jesus na cruz e feita pelos mártires,
– indicada pelo primeiro mandamento, isto é, amar a Deus de todo o nosso coração, de toda a nossa alma, com toda a nossa força e de todo o nosso entendimento (Lc 10,27),
– pela qual nós recebemos o reino de Deus (Mt 13,44-46),
– na qual nós, pela fé, possuímos a vida eterna (Mt 19,16.21),
– que é multiplicável (Mt 14,17-20), e
– que é morrer para a individualidade e produzir muitos frutos (Jo 12,24)
Por amor a Jesus crucificado, dê tudo.
Oração: Pai, que eu possa não diminuir o sentido da minha vida dando menos do que ‘tudo’.
Promessa: “Deus pode cumular-vos de toda espécie de graças, para que tenhais sempre e em tudo o necessário e vos fique algo de excedente para toda boa obra.” (2Cor 9,8)
Louvor: Antes de ser martirizado, São Lourenço disse: ‘Eu me alegro grandemente porque fui considerado merecedor de ser uma vítima sacrificada por Cristo.
11/08/2023 - DA POBREZA À RUÍNA?
Sexta-feira, 11 de Agosto de 2023 – Santa Clara
Dt 4,32-40
Sl 77(76),12-16.21
Mt 16,24,28
 DA POBREZA À RUÍNA?
“De fato, que aproveitará ao homem se ganhar o mundo inteiro mas arruinar a sua vida?” (Mt 16,26)
Quando Jesus disse as palavras acima, Ele não estava simplesmente usando de retórica. Jesus havia sido tentado por Satanás com uma aparente oportunidade de ganhar todo o mundo (Mt 4,8.9). Jesus conhecia a sedução da tentação de ganhar todo o mundo, porém Ele venceu o mundo (Jo 16,33).
Hoje onipresentes loterias tornam possível para até mesmo a pessoa mais pobre potencialmente ‘ganhar todo o mundo’. Uma pessoa não tem que ganhar na loteria para ‘se destruir a si mesma’. Ele ou ela tem somente que desejar ganhá-la. “Ora, os que querem se enriquecer caem em tentação e cilada, e em muitos desejos insensatos e perniciosos, que mergulham o homem na ruína e na perdição. Porque a raiz de todos os males é o amor ao dinheiro, por cujo desenfreado desejo alguns se afastaram da fé, e a si mesmos se afligem com múltiplos tormentos.” (1Tm 6,9.10)
É por isso que a cruz é a sabedoria de Deus (1Cor 1,21-31). Carregar a sua cruz é totalmente incompatível com ganhar o mundo inteiro (Mt 6,24). Tomar a sua cruz envolve abnegação. Sem morrer para si mesmo(a), você foge da cruz como fizeram os apóstolos na Sexta-feira da Paixão (Mc 14,50). Siga os passos de Jesus (Mt 16,24) e carregue a sua cruz. Vença as tentações do maligno e o esplendor do mal.
Oração: Pai, que eu possa nunca me acostumar com pensamentos de riqueza, poder e conforto. Concede-me que eu possa desejar a cruz de Cristo. Que eu nunca seja complacente diante da sedução da riqueza e do poder.
Promessa: “Foi a ti que ele mostrou tudo isso, para que soubesses que Iahweh é o único Deus. Além dele não existe outro.” (Dt 4,35)
Louvor: Santa Clara alegremente deixou o seu privilegiado estilo de vida por uma vida de oração e serviço para o seu Amado.
12/08/2023 - QUESTÃO DE FÉ
Sábado, 12 de Agosto de 2023 – Santa Joana Francisca de Chantal
Dt 6,4-13
Sl 18(17),2-4.47.51
Mt 17,14-20
QUESTÃO DE FÉ
“Então os discípulos, procurando Jesus a sós, disseram: ‘Por que razão não pudemos expulsá-lo’?  Jesus respondeu-lhes: ‘Por causa da fraqueza da vossa fé …’.” (Mt 17,19.20)
Os discípulos de Jesus poderiam ter libertado uma família de um demônio e do sofrimento – se eles possuíssem uma grande fé. Devem existir muitas situações más nas nossas vidas que poderiam ter sido transformadas anos atrás se nós tivéssemos tido fé, mesmo do tamanho de um grão de mostarda (Mt 17,20).
É obviamente errado dizer a outras pessoas que elas estão doentes ou têm problemas por causa de sua falta de fé. Nós não podemos determinar o nível da fé de outra pessoa. Mais ainda, alguns dos nossos sofrimentos são oportunidades para entrar no mistério da cruz de Cristo (Fl 3,10). Esses sofrimentos não devem ser removidos, mas sim abraçados.
Entretanto, é verdade que a fé e a falta dela faz uma grande diferença. Nem todas as montanhas do sofrimento podem ser removidas, mas algumas o são (Mt 17,20). Jesus muitas vezes atribui a cura à fé da pessoa doente (Mt 9,22) ou dos seus amigos (Mt 9,2). Nós devemos ser honestos(as) o suficiente para clamar ao Senhor: “…Eu creio! Ajuda a minha incredulidade!” (Mc 9,24)
Oração: Pai, “…aumenta-nos a fé!” (Lc 17,5)
Promessa: “…e nada vos será impossível.” (Mt 17,20)
Louvor: Santa Joana Francisca fundou a Ordem da Visitação de Santa Maria para mulheres rejeitadas por outras ordens.
13/08/2023 - JESUS, EU CONFIO EM TI
Domingo, 13 de Agosto de 2023  – 19º Domingo do Tempo Comum  – São Ponciano, Papa  – Santo Hipólito – Santa Dulce dos Pobres
1Rs 19,9.11-13
Sl 85(84),9,14 Rm 9,1-5
Mt 14,22-33
   JESUS, EU CONFIO EM TI
“…Tende confiança, sou eu, não tenhais medo.” (Mt 14,27)
Caminhando sobre o mar, Jesus se apresentou aos Seus apóstolos. Eles estavam fascinados, até mesmo atemorizados, pela visão milagrosa de uma pessoa caminhando sobre a água (Mt 14,25.26). Jesus disse aos apóstolos, revelando a Sua identidade divina dizendo: “…sou eu, não tenhais medo.” (Mt 14,27; Ex 3,14; Jo 8,58)
Quando São Pedro encontrou Jesus mostrando o seu senhorio sobre a agitação do mar, ele disse a Jesus: “…Senhor, se és tu, manda que eu vá ao teu encontro sobre as águas.” (Mt 14,28) Jesus então respondeu: “…Vem…” (Mt 14,29)
Simão Pedro disse palavras que Jesus certamente gostaria de ouvir de nossos lábios. Alguma vez você sentiu que o Senhor estava chamando você para seguir em uma determinada direção, mas você não estava certo(a) que era realmente Ele? Jesus certamente iria gostar que nós respondêssemos como Simão Pedro, “…Senhor, se és tu, manda que eu vá ao teu encontro…” (Mt 14,28) Jesus responde: “…Vem…” (Mt 14,29)
O próximo passo é nosso. Podemos vacilar e começar a afundar nos nossos problemas. Imitemos a Simão Pedro clamando a Jesus, “…Senhor, salva-me!” (Mt 14,30) Jesus pode parecer estar distante, mas, ao clamar por Ele, os Seus braços estarão lá imediatamente para nos  segurar (Mt 14,31). “Confiai nele, ó povo, em qualquer tempo…” (Sl 62(61),9)
Oração: Senhor Jesus, dá-me fé de modo que eu caminhe sobre as águas. Jesus, eu confio em Ti.
Promessa: “O próprio Iahweh dará a felicidade e nossa terra dará seu fruto.” (Sl 85(84),13)
Louvor: Louve a Jesus ressuscitado, Aquele que nos dá vida por Sua morte!
14/08/2023 - TROCA DE PALAVRAS
Segunda-feira, 14 de Agosto de 2023  – São Maximiliano Maria Kolbe
Dt 10,12-22
Sl 147,12-15.19.20
Mt 17,22-27
TROCA DE PALAVRAS
“…O Filho do Homem vai ser entregue às mãos dos homens e eles o matarão…” (Mt 17,22.23)
Jesus falou novamente aos Seus discípulos sobre a Sua cruz e Ressurreição. “…E eles ficaram muito tristes.” (Mt 17,23) Na primeira vez que Jesus abordou o assunto da cruz, Pedro desconsiderou, “Jesus, porém, voltando-se para Pedro, disse: ‘Afasta-te de mim, Satanás! …’.” (Mt 16,23) Depois, na terceira vez que Jesus falou sobre a cruz, Tiago, João e sua mãe pediram por uma promoção no reino de Cristo (Mt 20,18-21). A mensagem da cruz não havia sido registrada adequadamente. Cristo crucificado ainda “…para os judeus é escândalo, para os gentios é loucura.” (1Cor 1,23)
“Jesus Cristo é o mesmo, ontem e hoje; ele o será para a eternidade!” (Hb 13,8) Ele continua a abordar o seu assunto favorito, a cruz. Nós nos recusamos a ouvir, ou nós nos gloriamos na cruz? (Gl 6,14). Nós crucificamos a nossa “…carne com suas paixões e seus desejos.” (Gl 5,24), ou iremos continuar “…[crucificando] novamente o Filho de Deus e o [expondo] às injúrias.”? (Hb 6,6) Através da cruz, nós seremos crucificados para o mundo e o mundo para nós? (Gl 6,14). Tomaremos a nossa cruz diária da pobreza do Evangelho, da penitência e do sacrifício, de um estilo de vida austero, do jejum, do perdão, da evangelização e da comunidade Cristã? (Lc 9,23). Que nós vivamos o caminho da cruz e oremos com São Francisco de Assis: ‘Nós Vos adoramos, ó Cristo e Vos bendizemos, porque pela Vossa santa cruz remistes o mundo’.
Oração: Pai, que eu possa permanecer “…perto da cruz de Jesus…” (Jo 19,25)
Promessa: “E agora, Israel, que é que Iahweh teu Deus te pede? Apenas que temas a Iahweh teu Deus, andando em seus caminhos e o ames, servindo a Iahweh teu Deus com todo o teu coração e com toda a tua alma e que observes os mandamentos de Iahweh e os estatutos que eu te ordeno hoje, para o teu bem.” (Dt 10,12.13)
Louvor: São Maximiliano Maria Kolbe entregou-se voluntariamente à morte unicamente para salvar a vida de um companheiro de prisão.
15/08/2023 - A SUA IGREJA CATÓLICA É CATÓLICA?
Terça-feira, 15 de Agosto de 2023
Dt 31,1-8
Dt 32,3.4.7-9.12
Mt 18,1-5.10.12-14
A SUA IGREJA CATÓLICA É CATÓLICA?
“Que vos parece? Se um homem possui cem ovelhas e uma delas se extravia, não deixa ele as noventa e nove nos montes e vai à procura da extraviada?” (Mt 18,12)
A sua igreja está cheia de pessoas jovens e de idade avançada, negros e brancos, homens e mulheres, pobres e ricos, pessoas da vizinhança e de outros lugares? Muitas igrejas Católicas estão cheias de mulheres de idade avançada, brancas, de classe média alta. Nós agradecemos a Deus por essas mulheres. Elas são remanescentes preciosas que estão ajudando a igreja a sobreviver.
Entretanto, onde estão os homens e os jovens? Precisamos desses membros do corpo de Cristo (1Cor 12,21-30). Nós Católicos(as) éramos anteriormente a igreja dos pobres, mas agora os pobres podem não se sentir bem recebidos na maioria das nossas reuniões. Algus de nós, brancos, precisamos desesperadamente de nossos(as) irmãos(ãs) negros(as) para nos ensinar como louvar e orar. Mais ainda, se nossa Igreja Católica tradicionalmente receptiva não abraçar e evangelizar os ‘estrangeiros’, ou os provenientes de outras religiões, seremos nós realmente uma Igreja Católica, isto é, universal?
O que nós podemos fazer para ser verdadeiramente católicos(as)? Abrir novos caminhos, convidar pessoas diferentes para uma reunião. Patrocinar um estudante estrangeiro. Fazer da sua casa um lugar onde pessoas jovens possam encontrar Jesus. Viver uma vida austera em solidariedade aos pobres. Desafiar um homem a seguir Jesus. Ser Católico(a) no verdadeiro sentido da palavra.
Oração: Pai, ajuda-me a fazer a minha igreja representar mais apropriadamente o Corpo de Cristo.
Promessa: “…Mulher, grande é a tua fé! Seja feito como queres!…” (Mt 15,28)
Louvor: Louve a Jesus ressuscitado, o único Caminho para o Pai (Jo 14,6). Louve a Jesus ressuscitado, que nos batiza no Espírito! (Mc 1,8).
16/08/2023 - GRANDE CONHECEDOR?
Quarta-feira, 16 de Agosto de 2023 – Santo Estevão da Hungria
Dt 34,1-12
Sl 66(65),1-3.5.16.17
Mt 18,15-20
   GRANDE CONHECEDOR?
“Se o teu irmão pecar, vai corrigi-lo a sós…” (Mt 18,15)
Cristãos(ãs) batizados(as) são seus(suas) irmãos e irmãs, quer nós reconheçamos isso ou não. Se eles(as) cometem um pecado contra nós, nós temos que perdoá-los e corrigi-los(as), mas manter isso entre os dois (Mt 18,15). Lamentavelmente, embora esse primeiro passo muitas vezes funcione, ele frequentemente sequer é tentado.
Percebam que essa orientação se aplica a irmãos e irmãs em Cristo, não a pessoas não batizadas. Nós temos que perdoar, orar e evangelizar os(as) não batizados(as) (1Jo 5,16), mas nós nem sempre podemos ser chamados(as) a corrigi-los(as). Além disso, devemos corrigir os nossos irmãos e irmãs quando eles(as) pecam, não quando nós nos sentimos feridos(as) porque julgamos os seus motivos ou os consideramos como ofensas. Nós devemos “…não [ter] ressentimentos…” (Eclo 28,7; Pr 19,11), não enfraquecer e não nos fragilizarmos, mas perdoar os pecados.
Finalmente, nós nunca devemos mencionar, nem mesmo para os(as) nossas(os) esposas(os), que um irmão ou irmã pecou contra nós. Se nós tivermos pecado fazendo fofoca, temos que nos arrepender. Se obedecermos ao que dizem Mt 18,15, guerras serão evitadas, casamentos serão reconciliados, famílias serão restauradas e a paz será restabelecida. Obedecer a este único versículo mudará o mundo. Faça o que diz Mt 18,15.
Oração: Pai, por Tua graça eu serei um ministro da reconciliação (2Cor 5,18).
Promessa: “E em Israel nunca surgiu um profeta como Moisés – a quem Iahweh conhecia face a face – seja por todos os sinais e prodígios que Iahweh o mandou realizar na terra o Egito…” (Dt 34,10.11)
Louvor: Santo Estevão da Hungria e o seu filho São Emerico, foram ambos canonizados.
17/08/2023 - JESUS ENSINA MAIS SOBRE COMO PERDOAR
Quinta-feira, 17 de Agosto de 2023
Js 3,7-11.13-17
Sl 114(113A),1-6
Mt 18,21-19,1
 JESUS ENSINA MAIS SOBRE COMO PERDOAR
“…Senhor, quantas vezes devo perdoar ao irmão que pecou contra mim?…” (Mt 18,21)
Hoje, Jesus nos ensina muitas coisas sobre perdoar:
1) Perdoar diz respeito somente a pecados. Nós perdoamos pecados; nós desconsideramos faltas, deficiências e fraquezas (Eclo 28,7; Pr 19,11).
2) Pela graça de Deus, nós temos que perdoar 70 x 7 vezes, isto é, indefinidamente (Mt 18,22).
3) O reino de Deus é ‘semelhante’ ao perdão (Mt 18,23). Perdoar é essencial no plano de Deus.
4) O débito pelos nossos pecados é muito grande (Mt 18,24). Deus nos perdoando deste débito deveria nos levar a perdoar a outras pessoas (Mt 18,33).
5) Quando nós não estamos perdoando, fazemos das nossas vidas uma escravidão, uma prisão e uma tortura (Mt 18,25.30.34).
6) O perdão pode ser fingido. O falso perdão é expresso somente externamente. Nós temos que perdoar de coração (Mt 18,35).
Agora mesmo, pela graça do Senhor, tome a decisão de perdoar a todos(as) por qualquer pecado cometido contra você. Perdoe segundo os padrões de Deus.
Oração: “…Pai, perdoa-lhes: não sabem o que fazem…” (Lc 23,34)
Promessa: “…Aproximai-vos e ouvi as palavras de Iahweh vosso Deus.” (Js 3,9)
Louvor: Melissa e o seu pai se reconciliaram depois de estarem distantes por várias décadas. Ela o perdoou pelas suas abusivas explosões de raiva e violência e ele se desculpou pelas suas atitudes dolorosas.
18/08/2023 - JESUS É DEUS!
Sexta-feira, 18 de Agosto de 2023
Js 24,1-13
Sl 136(135),1-3.16-18.21.22.24
Mt 19,3-12
JESUS É DEUS!
“E eu vos digo que todo aquele que repudiar a sua mulher – exceto por motivo de fornicação – e desposar uma outra, comete adultério.” (Mt 19,9)
Porque Jesus é Deus:
– Sua morte na cruz salvou todas as pessoas dos seus pecados (Tt 2,14).
– Ele ressuscitou dentre os mortos e nos ressuscitará também a nós (Rm 1,4).
– Ele substituiu o Antigo Testamento e proibiu o divórcio (Mt 19,6-9).
– Ele deu àqueles que se fizeram celibatários para o reino de Deus o poder de viver na terra como os anjos vivem no céu (Lc 20,34-36; Mt 19,12).
– Ele pode viver em nós e tornar possível para nós vivermos n’Ele (Jo 6,56).
– Ele pode transformar o pão e o vinho no Seu Corpo e Sangue e então, nos diz para recebermos o Seu Corpo e Sangue (Mt 26,26-28).
– Temos que entregar as nossas vidas totalmente a Ele, viver para Ele ao invés de vivermos para nós mesmos(as)(2Cor 5,15) e adorá-Lo.
– Devemos arriscar as nossas vidas para sermos testemunhas de Jesus (At 1,8).
– Nós ficamos surpreendidos(as) ao viver no mistério da divindade de Jesus, e nos alegramos porque Deus é Uno e Trino, isto é, três Pessoas em um único Deus.
Oração: Jesus, “…Meu Senhor e meu Deus!” (Jo 20,28)
Promessa: “Celebrai a IAhweh, porque ele é bom, porque seu amor é para sempre!” (Sl 136(135),1)
Louvor: Diego tem lido a Bíblia diariamente ao longo de cinquenta anos.
.
19/08/2023 - VOCÊ ESTÁ APTO(A) PARA SERVIR AO SENHOR?

Sábado, 19 de Agosto de 2023  – São João Eudes

Js 24,14-29

Sl 16(15),1.2.5.7.8.11

Mt 19,13-15

VOCÊ ESTÁ APTO(A) PARA SERVIR AO SENHOR?

“…Não podeis servir a Iahweh, pois ele é um Deus santo, um Deus ciumento, que não suportará as vossas transgressões, nem os vossos pecados.” (Js 24,19)

Quando chamados por Josué para serem fiéis a Deus, os Israelitas, por três vezes, disseram que iriam ‘servir ao Senhor’ (Js 24,18.21.24). São Pedro também prometeu por três vezes servir a Jesus apascentando as Suas ovelhas (Jo 21,15-17).

A maioria de nós, no nosso Batismo, na nossa Primeira Comunhão, na nossa Confirmação e no nosso Matrimônio, prometemos de algum modo servir ao Senhor. Nós dissemos ‘Sim’, e isso significou o melhor que podíamos fazer naquele momento. No dia do nosso Matrimônio, nós dissemos ‘Sim’, e que estaríamos abertos a conceber filhos e deixar as crianças virem para Jesus educando-as na fé da Igreja (Mt 19,14).

Josué proporcionou um choque de realidade. Não acreditava em um ‘Sim’ tão imediato. Ele observou que não é fácil servir ao Senhor. Deus é santo, e nós somos frequentemente pressionados(as) pelos cuidados e preocupações deste mundo (Mc 4,19). Jesus da mesma forma provoca um choque de realidade. Ele observa que nem todos(as) que dizem ‘Sim’ ao Pai querem realmente fazer a Sua vontade (Mt 21,28-32).

O Senhor se regozija com o comprometimento, a obediência e a entrega. Todavia, existe um custo para servir ao Senhor. Para dizer ‘Sim’ a Ele, nós temos que dizer ‘Não’ a nós mesmos(as). Seguir a Ele, negar a nós mesmos(as), e perseverar no Seu seguimento até o fim (Lc 21,19).

Oração: Pai, concede-me a graça de fazer com que meu ‘Sim’ signifique realmente ‘Sim’ (Mt 5,37; Tg 5,12).
Promessa: “…Deixai as crianças e não as impeçais de virem a mim, pois delas é o Reino dos Céus.” (Mt 19,14)
Louvor: São João Eudes trabalhou para ensinar o clero e também para disseminar a devoção ao Sagrado Coração de Jesus.

20/08/2023 - PÉS PRONTOS PARA SERVIR
Domingo, 20 de Agosto de 2023  – Assunção de Nossa Senhora – São Bernardo
Ap 11,19; 12,1-6.10
Sl 45(44),10-12.16
1Cor 15,20-27
Lc 1,39-56
           PÉS PRONTOS PARA SERVIR
“…Uma Mulher vestida com o sol, tendo a lua sob os pés…” (Ap 12,1)
Vamos seguir as pegadas de Maria através de toda a sua vida. Ela usou os seus pés para ficar imóvel ouvindo o anjo Gabriel ao invés de fugir da vontade de Deus. Os seus pés se moveram por aproximadamente 145 quilômetros para servir a sua parenta Isabel (Lc 1,39.40) e, da mesma forma, ir para o Egito e voltar para salvar Jesus de ser assassinado (Mt 2,14.21). Durante mais de trinta anos, os pés de Maria a ajudaram a alimentar e criar Jesus. Por fim os seus pés a levaram até o Calvário (Jo 19,25), lá, na cruz com Jesus, onde Deus colocou “…todos os seus inimigos debaixo dos Seus pés.” (1Cor 15,27)
Apesar do intenso sofrimento depois da crucificação de Jesus, Maria levou seus pés em direção ao Cenáculo para ministrar a paz, o perdão, e a restauração e para disciplinar os apóstolos e discípulos durante o tempo entre a Ressurreição de Jesus e Pentecostes (At 1,14). Assim nasceu a Igreja.
‘Finalmente, a Virgem Imaculada, preservada e imune de toda a mancha da culpa original, terminado o curso da vida terrena, foi elevada ao céu em corpo e alma e exaltada pelo Senhor como rainha, para assim se conformar mais plenamente com o seu Filho …’ (CIC, 966). A lua está debaixo dos seus pés (Ap 12,1). Como Rainha do Céu e da Terra, sos eus pés permanecem à direita do Rei Jesus (Sl 45(44),10).
Os ‘belos’ pés de Maria têm sido usados para levar a Boa Nova ao Mundo (Is 52,7). Nesta celebração da Assunção, que nossos pés possam dançar “…com júbilo e alegria…” (Sl 45(44),16) ao seguirmos os passos de Maria, que segue os passos de Jesus (Lc 9,23).
Oração: Pai, que os meus pés possam Vos servir tão prontamente como fez Maria.
Promessa: “Pois é preciso que ele reine, até que tenha posto todos os seus inimigos debaixo dos seus pés.” (1Cor 15,25)
Louvor: “pois o Todo-poderoso fez grandes coisas em meu favor. Seu nome é santo.” (Lc 1,49)
21/08/2023 - NÓS VAMOS ESCOLHER PERDER?
Segunda-feira, 21 de Agosto de 2023  –  São Pio X, Papa
Jz 2,11-19
Sl 106(105),34-37.39.40.43.44
Mt 19,16-22
  NÓS VAMOS ESCOLHER PERDER?
“…Se queres entrar para a Vida, guarda os mandamentos.” (Mt 19,17)
O Senhor, na Sua sabedoria, permite-nos experimentar as consequências das nossas escolhas e algumas retribuições pelos nossos pecados (Rm 6,23). Ele sabe que nós temos a possibilidade de aprender lições de vida pelas nossas escolhas, tanto as boas quanto as más.
Os Israelitas escolheram rejeitar a Deus, e Ele permitiu que eles fossem vencidos e dominados pelos seus inimigos (Jz 2,14.15). Em meio à dor dessas consequências adversas, eles clamaram ao Senhor, que teve misericórdia deles e enviou líderes fortes para libertá-los (Jz 2,18). Mas eles não persistiram em guardar os mandamentos e repetidamente reincidiam em voltar à idolatria (Jz 2,19).
O jovem rico na passagem do Evangelho de hoje havia feito boas escolhas até que encontrou com Jesus. Quando ele ouviu a resposta de Jesus à sua pergunta, aquele jovem não pode escolher o caminho de Jesus. Como consequência, “…afastou-se entristecido…” (Mt 19,22 na tradução literal Grega).
Fazer uma escolha contra a vontade do Senhor não traz satisfação; fazendo isso, nós escolhemos contra tudo para o qual fomos criados(as) para sermos. Em Sua misericórdia, Deus pode fazer todas as coisas para o bem daqueles(as) que O amam (Rm 8,28). Mas será que nós O amamos se não obedecemos aos Seus mandamentos? (Jo 14,23.24; 15,10).
Nas palavras da Bem-aventurada Virgem Maria diz: “…Fazei tudo o que ele vos disser.” (Jo 2,5)
Oração: Jesus, abraça-me forte até que eu confie verdadeiramente no Teu amor. Com o Teu amor consumidor, desfaz o meu medo de perder a minha vida (Lc 9,24; Hb 2,15).
Promessa: “…Vem e segue-me.” (Mt 19,21)
Louvor: O Papa São Pio X promovia a santidade encorajando a recepção frequente de Jesus na Santa Eucaristia.
22/08/2023 - “...VENHA O TEU REINO...” (Mt 6,10)
Terça-feira, 22 de Agosto de 2023 – Nossa Senhora Rainha
Is 9,1-6
Sl 113(112),1-8
Lc 1,26-38
“…VENHA O TEU REINO…” (Mt 6,10)
“Desde o nascer do sol até o poente, seja louvado o nome de Iahweh!” (Sl 113(112),3)
Ao invés de desperdiçar as nossas vidas acumulando bens, por que não nos concentrarmos em acumular a colheita de almas para Deus?
Ao invés de desperdiçar as nossas vidas nos preocupando em pagar contas, por que não nos concentramos em fazer a vontade de Deus deixando que Ele seja nosso Provedor?
Ao invés de desperdiçar as nossas vidas pensando na nossa saúde, por que não nos concentrarmos na saúde do Corpo de Cristo?
Deus sabe tudo o que precisamos antes que nós Lhe peçamos (Mt 6,8). Ele nos ama e provê tudo para nós, os Seus filhos amados (Mt 6,30). Ele não é um Deus mesquinho, mas um Deus generoso. Ele manda que produzamos frutos para Seu reino (Jo 15,16). Mais ainda, Ele é obrigado pela Sua própria justiça a prover as necessidades daqueles(as) que dedicam suas vidas trabalhando para servi-Lo (1Cor 9,8-11; Hb 6,10).
Ao invés de nos concentrarmos nas nossas próprias necessidades terrenas durante nossos setenta ou oitenta anos que vivermos na terra (Sl 90(89),10), por que não nos concentramos na eternidade onde nós e milhares de outras pessoas iremos estar? “Buscai, em primeiro lugar, o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas.” (Mt 6,33)
Oração: Pai, recolhe a colheita da fé através de mim.
Promessa: “E todo aquele que tiver deixado casas ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou filhos, ou terras, por causa do meu nome, receberá muito mais e herdará a vida eterna.” (Mt 19,29)
Louvor: O Senhor elevou Maria uma humilde jovem para reinar com Ele como Rainha do céu e da terra.
23/08/2023 - “...SERVI A IAHWEH COM ALEGRIA...” (Sl 100(99),2)
Quarta-feira, 23 de Agosto de 2023 Santa Rosa de Lima
2Cor 10,17-11,2
Sl 148,1.2.11-14
Mt 13,44-46
“…SERVI A IAHWEH COM ALEGRIA…” (Sl 100(99),2)
“Quem se gloria, glorie-se no Senhor.” (1Cor 10,17)
A oliveira, a figueira e a videira não desejaram ser generosas. Cada uma delas diz: ‘Devo eu renunciar?’ (Jz 9,9.11.13). Os trabalhadores que enfrentaram o calor do dia e todo o fardo foram tratados de forma justa, mas queriam que o mestre pagasse a eles por hora ao invés de pagá-los por dia de trabalho. Eles foram invejosos porque ele era generoso (Mt 20,15).
Deus é generoso. Ele respondeu à pergunta ‘Devo eu renunciar?’ entregando Seu próprio Filho único de modo que nós pudéssemos ter a possibilidade de nos arrepender, acreditar e ganhar a vida eterna (Jo 3,16).
Jesus desistiu de muitas coisas de modo a reinar sobre nós. Ele renunciou à eterna alegria com Seu Pai. Ele renunciou à Sua liberdade na terra, “…e assumiu a condição de servo…” (Fl 2,7) A despeito de tudo a que Jesus renunciou, a Humanidade respondeu dizendo: “…Não queremos que este reine sobre nós.” (Lc 19,14)
Quando os discípulos de Jesus se abstiveram da liderança e de servir, as pessoas mundanas sentiram um vácuo na liderança. Assim, o resultado é o egoísmo ou uma liderança fraca. Quando discípulos de Jesus trabalham por uma recompensa ao invés de trabalhar por amor a Jesus, o trabalho pode ter sido feito, mas alguém que observe nosso lamurioso serviço quer entregar sua vida ao Senhor?
Servir a Jesus, o Rei do Universo, vale qualquer sacrifício, até mesmo uma vida suportando o calor e o fardo de cada dia (Mt 20,12). Aceite a autoridade de Jesus sobre você, Sua justiça (Mt 6,33). “Servi a Iahweh com alegria …” (Sl 100(99),2) Ele proverá todas as suas necessidades (Fl 4,19).
Oração: Pai, saber que eu Te amo e sirvo é recompensa suficiente para mim. Jesus, Rei dos reis, reina de modo supremo na minha vida.
Promessa: “Assim, os últimos serão primeiros, e os primeiros serão últimos.” (Mt 20,16)
Louvor: Santa Rosa de Lima, depois de anos de oração e penitência, conseguiu cuidar dos necessitados, tanto jovens quanto idosos.
24/08/2023 - A FIGUEIRA
Quinta-feira, 24 de Agosto de 2023 – São Bartolomeu, Apóstolo
Ap 21,9-14
Sl 145(144),10-13.17.18
Jo 1,45-51
  A FIGUEIRA
“Jesus lhe respondeu: ‘Crês só porque te disse: Eu te vi sob a figueira? Verás coisas maiores do que essas’.” (Jo 1,50)
São Bartolomeu (Natanael) tinha preconceito contra Jesus porque Ele havia nascido em Nazaré (Jo 1,46). No entanto, depois que Jesus mencionou que havia visto Natanael debaixo de uma figueira, ele mudou completamente do preconceito para a fé. Ele reconheceu Jesus como Filho de Deus e Rei de Israel (Jo 1,49). Por que Natanael ficou tão impressionado pela observação de Jesus que o havia visto debaixo de uma figueira? O que Natanael estaria fazendo debaixo da figueira?
Ninguém pode saber por que a figueira foi tão significativa para Natanael. Alguns estudiosos da Bíblia mencionam que a figueira é simbólica para o povo Judeu (Mc 11,12-14). Assim a referência de Jesus à figueira poderia ter um significado simbólico especial.
Outros vêm Jesus usando o dom sobrenatural do conhecimento, como Ele fez com a mulher Samaritana (Jo 4,15-19). Jesus pode ter percebido um pecado secreto de Natanael cometido debaixo de uma figueira (1Cor 14,24.25).
Uma outra interpretação possível é que Natanael estava orando debaixo da figueira, orando pela vinda do Messias. Jesus apresentou-se como a Resposta imediata à oração de Natanael.
Neste dia de celebração especial, que o Senhor fale a você simbolicamente, profeticamente e em oração. Você nunca será o(a) mesmo(a).
Oração: Pai, que eu possa Te ouvir dizer hoje uma palavra que transforme o meu coração.
Promessa: “[O Senhor] está perto de todos os que o invocam, de todos os que o invocam sinceramente.” (Sl 145(144),18)
Louvor: São Bartolomeu creu em Jesus e Jesus prometeu-lhe grandes coisas.
25/08/2023 - A INTEGRIDADE DE RUTE
Sexta-feira, 25 de Agosto de 2023 – São Luís da França – São José de Calazans
Rt 1,1.3-6.14-16.22
Sl 146(145),5-10
Mt 22,34-40
A INTEGRIDADE DE RUTE
“Depois morreram também os dois, Maalon e Quelion e Noemi ficou sozinha, sem filhos nem marido.” (Rt 1,5)
O marido de Rute, o sogro e o cunhado morreram. Todos aqueles homens haviam saído de Moab, para escapar da morte pela fome (Rt 1,1), mas eles retardaram sua morte por somente dez anos (Rt 1,4).
Rute absorveu a morte na vitória (1Cor 15,54) pela sua fidelidade a Noemi em obediência a Deus. Ela reverteu a manifestação da morte casando-se com Boaz, dando à luz Obed e se tornando a avó de Davi (Rt 4,22). É da família de Davi que Jesus é descendente. Jesus é a Ressurreição e a Vida (Jo 11,25), o Vencedor da morte.
Como nós podemos derrubar o reino da morte? Nós vencemos a morte sendo batizados(as) em Jesus. Desse modo, entramos na família do Deus vivo, O Criador e Sustentáculo da vida e o Vitorioso sobre a morte. Nós vivemos a nossa nova vida no Batismo através da fiel obediência ao Senhor.
Rute prefigura nossa vitória batismal sobre a morte. Nós derrotamos a morte entrando na família de Jesus e vivendo uma nova vida de fidelidade e obediência a Ele.
Oração: Pai, faz-me cada vez mais consciente de ter sido batizado(a) em Jesus (Rm 6,3).
Promessa: “…Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento.” (Mt 22,37)
Louvor: São Luis, rei da França, se agradava de modo especial em servir aos cegos. Ele desejava manter suas boas obras de misericórdia em segredo (Mt 6,4) e os cegos eram incapazes de reconhecer que ele era o rei.
26/08/2023 - SEJA HUMILDE
Sábado, 26 de Agosto de 2023
Rt 2,1-3.8-11; 4,13-17
Sl 128(127),1-5
Mt 23,1-12
SEJA HUMILDE
“Aquele que se exaltar será humilhado e aquele que se humilhar será exaltado.” (Mt 23,12)
Jesus repetidamente nos manda que nos humilhemos a nós mesmos(as) (Mt 23,12). E nós nos humilhamos quando:
– fazemos e observamos tudo o que as autoridades constituídas nos dizem, mesmo que esses líderes sejam hipócritas (Mt 23,3),
– mantemos em segredo as nossas obras de misericórdia, se possível (Mt 6,4; 23,5),
– nos vestimos de modo a não chamar atenção sobre nós (Mt 23,5),
– tomamos os últimos lugares (Mt 23,6; Lc 14,10),
– nos arrependemos e procuramos a Confissão,
– perdoamos e pedimos desculpas,
– lavamos os pés de outros Cristãos ao servi-los (Jo 13,14.15),
– julgamos os outros superiores a nós mesmos (Fl 2,3),
– cuidamos também dos interesses dos outros e não somente dos nossos (Fl 2,4),
– somos “…pobres em espírito…” (Mt 5,3), isto é, voluntariamente escolhemos viver abaixo de nossas posses,
– nos esvaziamos de nós mesmos(as) (Fl 2,7),
– diminuímos enquanto Jesus cresce (Jo 3,30), e
– negamos a nós mesmos(as) e tomamos a nossa cruz diariamente (Lc 9,23).
“…Procurai a justiça, procurai a pobreza; talvez sejais protegidos no dia da ira de Iahweh.” (Sf 2,3) “Foi-te anunciado, ó homem, o que é bom e o que Iahweh exige de ti: nada mais do que praticar o direito, gostar do amor e caminhar humildemente com o teu Deus.” (Mq 6,8) Humilhe-se a si mesmo(a).
Oração: Jesus, deixa-me aprender de Ti como ser “…manso e humilde de coração…” (Mt 11,29)
Promessa: “Ele será para ti um consolador e um apoio na tua velhice…” (Rt 4,15)
Louvor: Somente depois de sua morte o segredo de Marta, sua filantropia cheia de fé, foi revelado.
27/08/2023 - ‘VIVA O PAPA’
Domingo, 27 de Agosto de 2023  – 21º Domingo do Tempo Comum – Santa Mônica
Is 22,19-23
Sl 138(137),1-3.6.8
Rm 11,33-36
Mt 16,13-20
    ‘VIVA O PAPA’
“Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei minha Igreja…” (Mt 16,18)
Muitos professores de Bíblia têm mostrado a sua ingenuidade em obscurecer o significado da leitura do Evangelho de hoje. Eles tentam mostrar que Jesus não fez de Pedro a ‘Rocha’ sobre a qual Ele construiu a Sua Igreja. Todavia, quando nós lemos esta passagem no original em Grego e ficamos conscientes que Jesus disse essas palavras em Aramaico, temos que admitir que esta passagem quer dizer o que ela aparenta significar. Jesus fundou a Igreja sobre São Pedro.
Muitas pessoas não estariam muito preocupadas quanto a Pedro ter liderado a Igreja por alguns anos depois que Jesus ascendeu ao céu. No entanto, elas corretamente percebem que esta passagem Bíblica implica na liderança de Pedro na Igreja através da história. Jesus estabeleceu uma estrutura permanente onde Pedro e seus sucessores lideram a Igreja.
A contínua autoridade e liderança de Pedro na Igreja não é um problema, mas sim um presente. Ela promove a unidade e protege o povo de Deus de ser esmagado pela confusão. Os sucessores de Pedro, os Papas, são parte do corpo de Cristo com quem nós podemos contar para proclamar a verdade, e para proclamar Quem é a Verdade (Jo 14,6), mesmo em meio a trapaças, mentiras e propaganda negativa.
Nós precisamos do Papa e agradecemos a Deus por ele. Oramos pelo Papa e o escutamos. Saiba o que ele ensina e aplique o ensinamento dele à sua vida (Hb 13,17).
Oração: Pai, que busque o ensinamento do Papa para minhas ações e não o meu próprio entendimento.
Promessa: “Quem, com efeito, conheceu o pensamento do Senhor?…” (Rm 11,34)
Louvor: Louve a Jesus ressuscitado, Aquele que “…[tem] as chaves da Morte e do Hades.” (Ap 1,18)
28/08/2023 - QUE O AMOR REPRESENTE A CARIDADE
Segunda-feira, 28 de Agosto de 2023  – Santo Agostinho
1Ts 1,1-5.8-10
Sl 149,1-6.9
Mt 23,13-22
QUE O AMOR REPRESENTE A CARIDADE
“É que recordamos sem cessar, aos olhos de Deus, nosso Pai, a atividade de vossa fé, o esforço de vossa caridade e a perseverança da vossa esperança em nosso Senhor Jesus Cristo.” (1Ts 1,3)
Jesus, sendo Deus, é Amor (1Jo 4,8.16). No entanto, o amor não é necessariamente o que muitas pessoas em nossa cultura pensam o que ele é. “Nisto conhecemos o Amor: ele deu a sua vida por nós. E nós também devemos dar a nossa vida pelos irmãos.” (1Jo 3,16) Como disse Dostoyevsky: ‘O amor em ação é uma coisa difícil e terrível’. O amor não é superficial e egoísta, mas, ao invés disso, é sacrifício, é incondicional, é abrasador (Hb 12,29), é crucificado, é infinito e é misterioso. O verdadeiro amor é muito mais do que ‘uma coisa esplendorosa’.
Porque Deus é Amor, Ele não somente é suave, mas também sente ira (1Ts 1,10), não como nós sentimos raiva, mas de um modo peculiar de Deus. Porque Deus é Amor, Ele é o justo Juiz que nos pagará o salário do pecado, isto é, a morte e a perdição. Porque Deus é Amor, Ele é a Verdade (Jo 14,6). No amor, Ele irá, se necessário, nos chamar de “…hipócritas…” (Mt 23,13; Mc 7,6), de “…condutores cegos…” (Mt 23,16) e de “insensatos e cegos…” (Mt 23,17). Porque Deus é Amor, Ele morreu na cruz por nós e nos chama para serms crucificados(as) com Ele (Gl 2,19).
Que nós aceitemos a coragem de viver no amor (Jo 15,9), com o significado que ele tem para o Senhor que é Amor.
Oração: Pai, consume-me em Teu amor.
Promessa: “Porque o nosso evangelho vos foi pregado não somente com palavras, mas com grande eficácia no Espírito Santo e com toda a convicção…” (1Ts 1,5)
Louvor: Santo Agostinho escreveu: ‘Ó Eterna Verdade, Verdadeiro Amor e Amada Eternidade, Tu és meu Deus’.
29/08/2023 - JOÃO VIVE
Terça-feira, 29 de Agosto de 2023 – Martírio de São João Batista
Jr 1,17-19
Sl 71(70),1-6.15.17
Mc 6,17-29
     JOÃO VIVE
“…Herodes tinha medo de João e, sabendo que ele era um homem justo e santo o protegia…” (Mc 6,20)
O Espírito levou a Igreja a celebrar o nascimento de somente três pessoas – Jesus, Maria e São João Batista. A Igreja deu a São João esta atenção única em reconhecimento à sua especial e presente participação no plano de salvação de Deus (Mt 11,11).
João Batista continua a confrontar poderosamente os Herodes e as Herodiades dos dias de hoje, aqueles e aquelas presos(as) no pecado, especialmente no pecado sexual (Mc 6,18). O ministério profético de João continua quando ele desafia nossa sociedade a ser batizada no arrependimento (Mc 1,4).
João ainda prepara o caminho do Senhor (Mc 1,3). Em razão dele estar vivo e sendo usado pelo Senhor, nós ficamos entusiasmados(as) nesse dia festivo. Este dia não é somente um memorial, mas uma oportunidade para experimentar a realidade do arrependimento e da conversão através do ministério de João.
Peça a João para orar e interceder por você. Você verá que o Senhor continua agindo através de João. São João Batista, rogai por nós!
Oração: Pai, envia um ‘João Batista’ à minha vida para transformar o meu coração.
Promessa: “A palavra ainda não me chegou à língua, e tu, Iahweh, já a conheces inteira.” (Sl 139(138),4)
Louvor: São João Batista exultou quando as pessoas começaram a se dirigir a Jesus ao invés dele (Jo 3,26). Ele respondeu: “É necessário que [Jesus] cresça e eu diminua.” (Jo 3,30)
30/08/2023 - A PALAVRA DO SENHOR
Quarta-feira, 30 de Agosto de 2023
1Ts 2,9-13
Sl 139(138),7-12
Mt 23,27-32
A PALAVRA DO SENHOR
“Por esta razão é que sem cessar agradecemos a Deus por terdes acolhido a sua Palavra, que vos pregamos não como palavra humana, mas como verdade que é, a Palavra de Deus que está produzindo efeito em vós, os fiéis.” (1Ts 2,13)
Alguns(umas) de nós temos lido a Bíblia e o ensinamento das leituras Eucarísticas apresentadas neste “Um Pão, Um Corpo”, quase todos os dias por vários anos. Muitos(as) de nós ouvimos a Palavra de Deus na Missa de Domingo ou em outras oportunidades por vinte, cinquenta, ou até mesmo setenta anos. Alguns(umas) de nós até mesmo lemos através da Bíblia. No entanto, a questão não é: ‘Quantas vezes nós agimos através da Bíblia?’, mas sim ‘Quantas vezes a Bíblia agiu através de nós’?  No Dia do Julgamento, nós não seremos contados(as) pelo quanto conhecemos da Bíblia, mas pelo quanto dela nós vivemos. Contudo, teremos uma melhor oportunidade de viver a Bíblia se tivermos tentado conhecê-la. Consequentemente, as palavras de São Jerônimo são verdadeiras: ‘… a ignorância das Escrituras é ignorância de Cristo.’ (CIC, 133)
Se alguém não conhece você, observando você essa pessoa chegaria à conclusão que você crê que o ensinamento da Igreja, especialmente se contido na Bíblia, não é meramente “…palavra humana, mas como na verdade é, Palavra de Deus que está produzindo efeito em [você, que é fiel].” ?(1Ts 2,13) Permaneçamos na Palavra de Deus (Jo 8,31), pratiquemos a Palavra de Deus (Tg 1,22) e que façamos qualquer sacrifício para partilhar a Palavra de Deus (2Tm 4,2). Somente então as nossas vidas irão proclamar ‘alto e claro’ que o ensinamento da Igreja e a Bíblia são ‘Palavra do Senhor’.
Oração: Pai, quando o(a) leitor(a) concluir a leitura com a frase ‘Palavra do Senhor’, que minha vida possa clamar ‘Graças a Deus’.
Promessa: “Nós vos exortávamos, vos encorajávamos e vos conjurávamos a viver de maneira digna de Deus, que vos chamou ao seu Reino e à sua glória.” (1Ts 2,12)
Louvor: Marcos se mudou para um retiro de anciãos. Depois de poucas semanas, ele estava conduzindo um estudo Bíblico junto aos seus companheiros residentes.
31/08/2023 - ESCOLA PREPARATÓRIA
Quinta-feira, 31 de Agosto de 2023
1Ts 3,7-13
Sl 90(89),3.4.12-14.17
Mt 24,42-51
ESCOLA PREPARATÓRIA
“Por isso, também vós, ficai preparados, porque o Filho do Homem virá numa hora em que não pensais.” (Mt 24,44)
Uma vez que nós “…não [sabemos] em que dia e hora virá o Senhor.” (Mt 24,42), temos que nos preparar para estarmos prontos(as) para encontrar Jesus hoje e ‘ajustarmos as contas’ com Ele (Mt 24,45-51). Os habitantes de Corinto mostraram a sua preparação “…[esperando] a Revelação de nosso Senhor Jesus Cristo.” (1Cor 1,7) Nós também temos que estar preparados para a possibilidade que Ele possa vir dentro de pouco tempo, por exemplo, em um ano. Isto significa que nós temos que pregar a Palavra de Deus com urgência como fizeram São Paulo e os apóstolos (1Cor 7,29-31; At 6,4). A nossa constante preparação pode levar à salvação de milhares de pessoas.
Nós também temos de estar preparados(as) para a possibilidade que Jesus possa não retornar durante a nossa vida. Temos que nos preparar para sermos fiéis e diligentes por um longo prazo, para perseverar, sofrer e “…orar sempre, sem jamais esmorecer.” (Lc 18,1) Temos que nos preparar, pois nós seremos chamados a trabalhar “…[suportando] o peso do dia e o calor do sol.” (Mt 20,12), e retornando dia após dia, ano após ano para trabalhar por Jesus. A solidez da Igreja depende da nossa constante preparação.
Trabalhe fielmente até que o Mestre retorne, não importa se logo ou muito mais tarde (Mt 24,46). “Vigiai, portanto…” (Mt 24,42) Prepare-se de modo a estar preparado(a).
Oração: Senhor Deus, Tu generosamente me destes tantas revelações e avisos. Que eu possa amorosamente dedicar a minha vida a preparar o Teu caminho no deserto deste mundo (Mt 3,3).
Promessa: “A vós, porém, o Senhor faça crescer e ser ricos em amor mútuo e para com todos os homens…” (1Ts 3,12)
Louvor: Antônio vive como se Jesus fosse retornar em cada dia, realizando todas as suas atividades diárias para a glória de Deus.