01/01/2022 - Divina Mãe

Sábado-feira, 01 de Janeiro de 2022 – Maria, Mãe de Deus
Nm 6,22-27

Sl 67(66),2.3.5.6.8

Gl 4,4-7

Lc 2,16-21

DIVINA MÃE

“Quando, porém, chegou a plenitude do tempo, enviou Deus o seu Filho, nascido de uma mulher, nascido sob a Lei, para reunir os que estavam sob a Lei, a fim de que recebêssemos a adoção filial.” (Gl 4,4.5)

O nome conferido à Bem-aventurada Virgem Maria, ‘Theotokos’, que em Grego significa ‘Portadora de Deus’, não foi originado em um ambiente de paz. O Concílio de Éfeso, foi convocado no ano de 431 para conferir esse título a Maria, em meio a muita discórdia teológica.

Esse título Theotokos, é digno de ser defendido. Maria foi apenas a mãe da humanidade de Jesus, mas Mãe da Sua divindade. Não foi ela também mãe da divindade de Jesus? Diz o Catecismo da Igreja Católica: ‘…Aquele que ela concebeu como homem por obra do Espírito Santo e que Se tornou verdadeiramente seu Filho segundo a carne, não é outro senão o Filho eterno do Pai, a segunda pessoa da Santíssima Trindade. A Igreja confessa que Maria é, verdadeiramente, Mãe de Deus (Theotokos).’ (CIC, 495). Maria foi uma meia-mãe ou uma mãe integral?

Se Maria não é mãe da divindade de Jesus, então Jesus não levou nossa humanidade a Deus para nossa salvação. Theotokos é um título fundamental e, portanto, a celebração de hoje, ‘Maria, Mãe de Deus’, é um dia de uma festa muito relevante. Ele é importante o suficiente para ser considerado um Dia Santo. ‘…Do mesmo modo devem guardar-se os dias do Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo, Epifania, Ascensão e santíssimo corpo e sangue de Cristo, Santa Maria Mãe de Deus, a sua Imaculada Conceição e Assunção, São José e os Apóstolos São Pedro e São Paulo e finalmente o de todos os Santos.’ (CIC, 2177).

Você crê que Jesus é Deus? (Jo 1,1-18). Você crê que Jesus tem o poder divino de perdoar pecados? (Lc 5,24). Você crê que Jesus é verdadeiro Deus e verdadeiro homem? Diz o Catecismo da Igreja Católica: ‘…Jesus Cristo é verdadeiro Deus e verdadeiro homem…’ (CIC, 464). Ao crer nessas verdades, isso significa que Maria é verdadeiramente mãe de uma Criança que é verdadeiro Deus e verdadeiro homem. ‘…Maria se tornou, com toda a verdade, Mãe de Deus, por ter concebido humanamente o Filho de Deus em seu seio…’ (CIC, 466).

Oração: Pai, eu Te agradeço por teres enviado Jesus para conciliar divindade e humanidade e por santificar Maria como a nova Arca da Aliança.
Promessa: “Iahweh faça resplandecer o seu rosto sobre ti e te seja benigno!” (Nm 6,25)
Louvor: “Donde me vem que a mãe do meu Senhor me visite?” (Lc 1,43). Isabel estava admirada; que nós partilhemos desta maravilha.

02/01/2022 - Idealista

Domingo, 02 de Janeiro de 2022 – Epifania do Senhor – São Basílio Magno – São Gregório Nazianzeno
Is 60,1-6

Sl 72(71),1.2.7.8.10-13

Ef 3,2.3.5.6

Mt 2,1-12

IDEALISTA

“Eles, revendo a estrela, alegraram-se imensamente.” (Mt 2,10)

Durante séculos, astrônomos têm tentado determinar qual corpo celestial era a estrela de Belém. No Livro dos Números, foi profetizado que a estrela não somente conduziu os magos do oriente a Jesus, mas também que a estrela era Jesus (Nm 24,17). Jesus é “…a brilhante Estrela da manhã.” (Ap 22,16). Paulo ensinou que não somente Jesus era como uma estrela, mas também nós, discípulos(as) de Jesus, somos como estrelas no céu enquanto nos apegamos à palavra de vida em meio a uma geração má e pervertida (Fl 2,15.16).

Nós somos tanto Herodes quanto estrelas, estamos no reino das trevas ou no reino da luz ((Cl 1,13). No mundo físico existe a penumbra, mas não no mundo espiritual. A luz existe ou não existe. Não existe meio-termo.

Portanto, “põe-te de pé, resplandece, porque a tua luz é chegada, a glória de Iahweh raia sobre ti. Com efeito, as trevas cobrem a terra, a escuridão envolve as nações, mas sobre ti levanta-se Iahweh e a sua glória aparece sobre ti.” (Is 60,1.2). “…Ó tu, que dormes, desperta e levanta-te de entre os mortos, que Cristo te iluminará.” (Ef 5,14). “Outrora éreis treva, mas agora sois luz no Senhor: andai como filhos da luz.” (Ef 5,8). “Vós sois a luz do mundo…” (Mt 5,14)

Oração: Pai, que eu possa ser sábio(a) o suficiente para oferecer ao Vosso Filho o dom da minha vida.
Promessa: “Ao entrar na casa, viram o menino com Maria, sua mãe, e, prostrando-se, o homenagearam…” (Mt 2,11)
Louvor: Isso aconteceu “a fim de que a benção de Abraão em Cristo Jesus se estenda aos gentios, e para que, pela fé, recebamos o Espírito prometido.” (Gl 3,14). Pai, eu Vos agradeço por reconciliar Judeus e Gentios.

03/01/2022 - Orações de Natal são Sementes

Segunda-feira, 03 de Janeiro de 2022  – Santíssimo Nome de Jesus

1Jo 3,22-4,6

Sl 2,7.8.10-12

Mt 4,12-17.23-25

ORAÇÕES DE NATAL SÃO SEMENTES

“E tudo o que lhe pedimos recebemos dele, porque guardamos os seus mandamentos e fazemos o que lhe é agradável.” (1Jo 3,22)

Os maiores acontecimentos do final do ano serão dispostos através de simples orações feitas com fé no início do ano. Comecemos então o ano caminhando pela fé e pela oração, e não pela visão (2Cor 5,7). As orações do Tempo do Natal são sementes que irão resultar em uma grande colheita ao final do ano. Portanto, que nós semeemos com largueza de modo a colhermos também com largueza (2Cor 9,6).

“…A oração fervorosa do justo tem grande poder.” (Tg 5,16). Jesus prometeu: “Em verdade, em verdade, vos digo: quem crê em mim fará as obras que faço e fará até maiores do que elas, porque vou para o Pai. E o que pedirdes em meu nome, eu o farei a fim de que o Pai seja glorificado no Filho.” (Jo 14,12.13). Portanto, que nós oremos sempre sem jamais esmorecer (Lc 18,1; 1Ts 5,17).

São João Crisóstomo exclamou ‘…Nada iguala o valor da oração; ela torna possível o impossível, fácil o difícil…’ (CIC, 2744). Orar é um privilégio, um poder e uma alegria. Que nós, no Espírito Santo, nos devotemos à oração ao Pai (At 2,42; Jd 20), com Jesus, nosso grande Intercessor (Hb 7,25). Ore sempre!

Oração: Pai, neste Tempo do Natal, que eu possa orar como nunca antes.
Promessa: “O povo que jazia nas trevas viu uma grande luz; aos que jaziam na região sombria da morte, surgiu uma luz.” (Mt 4,16)
Louvor: “para que, ao nome de Jesus, se dobre todo joelho dos seres celestes, dos terrestres e dos que vivem sob a terra, e, para glória de Deus, o Pai, toda língua confesse: Jesus é o Senhor.” (Fl 2,10.11)

04/01/2022 - O Tempo da Minha Vida

Terça-feira, 04 de Janeiro de 2022 – Santa Elizabeth Ann Seton

1Jo 4,7-10

Sl 72(71),1-4.7.8

Mc 6,34-44

O TEMPO DA MINHA VIDA

“Tomando os cinco pães e os dois peixes, elevou [Jesus] os olhos ao céu, abençoou, partiu os pães e deu-os aos discípulos para que lhes distribuíssem. E repartiu também os dois peixes entre todos.” (Mc 6,41)

Jesus pode multiplicar cinco pães e dois peixes para alimentar milhares. Ele também pode tomar um dia e fazer com que ele valha por mil anos (2Pd 3,8; Sl 90(89),4). Jesus quer dar a você um presente de Natal multiplicando o tempo. A evangelização de mais de sete bilhões de pessoas na terra levará muitos anos, mesmo com os modernos meios de transporte e comunicação. Peça a Jesus para multiplicar o nosso tempo de modo a realizar nossa tarefa no ano de 2022.

A restauração da vida familiar levará gerações. Peça a Jesus pelo milagre da multiplicação de famílias restauradas em alguns poucos meses.

A renovação da igreja local tem demorado, historicamente, mais de um século. Peça a Jesus que isso seja feito milagrosamente no nosso tempo.

Na maioria dos países a necessidade de multiplicação de alimento é tão necessária quanto a multiplicação do tempo. Peça a Jesus para multiplicar o ‘Tempo do Natal’ para evangelizar, restaurar, renovar e alimentar o mundo.

Oração: Jesus, que eu possa deixar que Tu me ames e me surpreendas neste Tempo do Natal.
Promessa: “Nisto consiste o amor: não fomos nós que amamos a Deus, mas foi ele quem nos amou e enviou-nos o seu Filho como vítima de expiação pelos nossos pecados.” (1Jo 4,10)
Louvor: Através de sua extraordinária liderança, Santa Elizabeth Ann Seton estabeleceu a primeira comunidade religiosa feminina nos Estados Unidos da América, as Irmãs da Caridade, a primeira escola paroquial, e o primeiro orfanato Católico Americano.

05/01/2022 - O Multiplicador Efeito do Amor

Quarta-feira, 05 de Janeiro de 2022 – São João Neumann

1Jo 4,11-18

Sl 72(71),1.2.10-13

Mc 6,45-52

O MULTIPLICADOR EFEITO DO AMOR

“Caríssimos, se Deus assim nos amou, devemos, nós também, amar-nos uns aos outros.” (1Jo 4,11)

São João Neumann, com a idade de quarenta e um anos, demonstrou o amor de Deus pelos outros (1Jo 4,11) e assumiu em seu coração o mandamento de Deus de ir e ensinar a todas as nações (Mc 16,15). Como bispo da Filadélfia, nos Estados Unidos da América, ele reorganizou o sistema escolar paroquial existente em sua diocese, e depois disso, o número de alunos aumentou quase vinte por cento rapidamente. São João Neumann pode testemunhar que o amor de Deus é levado à perfeição em nós (1Jo 4,12) quando nós damos nosso ‘tudo’ para levar o Seu Reino a um mundo desordenado.

Quando nós, cheios(as) de amor, damos tudo o que temos (Lc 21,4) para obter Jesus, o nosso grande Tesouro (Mt 13,44), receberemos os recursos, tanto materiais quanto espirituais, para realizar a vontade de Deus (Ef 1,3; Fl 4,19).

Quando temos nossa vida em ordem, na ordem divina, quando recebemos as nossas instruções de Jesus e as obedecemos, Ele multiplica nossa fé (Mt 25,29). Depois Ele multiplica as nossas obras feitas em obediência e com amor. Isso é o que Ele nos diz: “…quem crê em mim fará as obras que eu faço e fará até maiores do que elas.” (Jo 14,12)
Portanto, amemo-nos uns aos outros como Deus nos mandou fazer (1Jo 4,11). Amorosamente, dê a Jesus o seu ‘tudo’. “…seja o servo de todos.” (Mc 10,44) e veja Jesus multiplicar as suas obras de amor (Mt 13,33).

Oração: Pai, concede-me a graça de morrer para minha agenda egoísta e trabalhar somente para Ti.
Promessa: “…Se nos amarmos uns aos outros, Deus permanece em nós, e o seu Amor em nós é levado à perfeição.” (1Jo 4,12)
Louvor: Durante o século XIX, São João Neumann trabalhou incansavelmente ministrando junto a imigrantes Católicos. Ele foi canonizado pelo Papa São Paulo VI em 1977.

06/01/2022 - Recusando Presentes de Natal

Quinta-feira, 06 de Janeiro de 2022 – Santo André Bessette
1Jo 4,19-5,4

Sl 72(71),1.2.14.15.17

Lc 4,14-22

RECUSANDO PRESENTES DE NATAL

“O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me ungiu…” (Lc 4,18)

Jesus, no poder do Espírito Santo, levantou-se na sinagoga e leu as Suas atribuições a partir do Livro de Isaias, capítulo 61. A Sua primeira responsabilidade é trazer boas novas para os pobres (Lc 4,18). Quando Ele fez isso, foi acusado de infringir a lei comendo com os coletores de impostos e os pecadores (Mt 9,11). A segunda parte da Sua tarefa é proclamar a libertação dos cativos (Lc 4,18). Quando Ele disse aos líderes religiosos e ao povo que eles eram escravos do pecado, eles negaram tudo, sustentando que eles eram filhos de Abraão e que nunca haviam sido escravos (Jo 8,33). A terceira responsabilidade de Jesus é providenciar a recuperação da visão aos cegos (Lc 4,18). Depois que Jesus curou um homem cego de nascença, Ele insinuou que os Fariseus estavam cegos (Jo 9,39.40). E estes ficaram muito irritados com Jesus por causa disso.

Parece que cada vez que Jesus realiza as suas obras de salvação, as pessoas ficam irritadas. De fato, depois que Jesus terminou de ler Sua lista de atribuições, Ele pregou de tal modo que as pessoas tentaram matá-Lo, atirando-O do alto de uma colina (Lc 4,29).

E quanto a você? Você admite a sua escravidão e a sua cegueira? Jesus pode dizer o que Ele espera de você? Você aceita a obra de salvação de Deus em sua vida?

Oração: Jesus, quando Tu me deres um dom, que eu possa não recusá-lo e imaginar que eu não preciso dele.
Promessa: “Pois todo o que nasceu de Deus vence o mundo. E esta é a vitória que venceu o mundo: a nossa fé.” (1Jo 5,4)
Louvor: Santo André Bessette atraiu muitos para a fé através de seu humilde exemplo de serviço. Ele oferecia orações de cura, através da intercessão de São José, para incontáveis visitantes.

07/01/2022 - A Guerra Mundial

Sexta-feira, 07 de Janeiro de 2022 – São Raimundo de Penyafort

1Jo 5,5-13

Sl 147,12-15.19.20

Lc 5,12-16

A GUERRA MUNDIAL

“Quem é o vencedor do mundo …?” (1Jo 5,5)

Durante o Tempo do Natal, torna-se cada vez mais óbvio que existe uma batalha entre os Cristãos e o mundo. O mundo está focado em seu egoísmo, em sua busca pelo prazer, pela luxúria da carne e pelo orgulho da riqueza (1Jo 2,16). Os Cristãos estão focados em Cristo, na vontade do Pai, nos dons e nos frutos do Espírito e na humildade. Consequentemente, o mundo quando odeia os discípulos de Jesus odeia a Jesus (Jo 15,18). Através do Espírito Santo, nós Cristãos(ãs) demonstramos que o mundo está errado sobre o pecado, a justiça e a condenação (Jo 16,8). Pela cruz, nós fomos crucificados(as) para o mundo e o mundo para nós (Gl 6,14). Portanto, o mundo nos odeia. Vamos então conquistar o mundo pela da fé em Jesus como Filho de Deus (1Jo 5,5) ou seremos conquistados(as) pelo mundo.

Nós somos “…inimigos da cruz de Cristo.” ou inimigos do mundo (Fl 3,18; Tg 4,4). O mundo já foi vencido por Jesus e irá brevemente desaparecer quando Jesus retornar em glória (1Jo 2,17). Contudo, nós estamos “…vivendo na grande guerra da ignorância…” (Sb 14,22), em “…um combate doloroso…” (Hb 10,32) e num período de “…grande tribulação…” (Ap 7,14) na qual o derrotado e destruído mundo tenta nos iludir para nos alinharmos com ele sendo estigmatizados(as) com a marca da besta (Ap 13,16.17).

Que nós entreguemos nossas vidas a Jesus, perseveremos em servir-Lo e à Sua Igreja e conquistemos o mundo. Que nós sejamos mais do que vencedores(as) (Rm 8,37). Rejeite o mundo, a carne e o maligno. Escolha Jesus.

Oração: Pai, eu não caminharei pela visão, mas caminharei e vencerei pela fé (2Cor 5,7).
Promessa: “Ele, porém, permanecia retirado em lugares desertos e orava.” (Lc 5,16)
Louvor: São Raimundo de Penyafort estudou a língua Árabe e o Alcorão para poder dialogar com os Muçulmanos. Ele utilizou esse conhecimento para criar a Ordem para a Redenção dos Cativos (para resgatar os prisioneiros Cristãos).

08/01/2022 - Encontrando Alegria na Diminuição

Sábado, 08 de Janeiro de 2022

1Jo 5,14-21

Sl 149,1-6.9

Jo 3,22-30

ENCONTRANDO ALEGRIA NA DIMINUIÇÃO

“Quem tem a esposa é o esposo; mas o amigo do esposo, que está presente e o ouve, é tomado de alegria à voz do esposo. Essa é a minha alegria e ela é completa!” (Jo 3,29)

Eu já fui ‘o melhor amigo’, no casamento de um colega de faculdade. Eu estava cheio de alegria por ver meu amigo se casar com sua amada. Como um melhor amigo, seus pensamentos estão totalmente ocupados com o noivo. Não existe desapontamento para um melhor amigo quando todas as atenções estão voltadas para o noivo. É uma satisfação ver a alegria do noivo se casando com a noiva amada. De fato, estaria fora de contexto, para um melhor amigo, qualquer tentativa de ‘roubar a cena’, desviando a atenção dos noivos.

São João Batista retratou a melhor comparação de um melhor amigo no seu relacionamento com Jesus, o Noivo (Jo 3,29). Nós, discípulos(as) de Cristo, somos como um(a) melhor amigo(a). Precisamos diminuir, de modo que Jesus possa crescer (Jo 3,30). Essa diminuição não é para ser feita de uma maneira humilhante. Nós morremos para nós mesmos(as) não para medrosamente escaparmos de uma advertência (Mt 25,24-27), mas, preferivelmente, de modo que Cristo possa viver em nós e brilhar através de nós (Gl 2,19.20; Mt 5,15.16). É nossa alegria diminuir de modo que Cristo possa crescer em tudo. Ao diminuirmos em favor de Jesus, nossa alegria aumenta e se torna completa (Jo 3,29). Que sejamos os(as) melhores homens e mulheres que pudermos ser. Que a alegria do Senhor possa ser a nossa força (Ne 8,10), de modo Jesus possa sempre crescer através de nossas vidas cheias de alegria e do Espírito.

Oração: Pai, que quando outras pessoas olharem para mim, elas possam ver Jesus brilhando através de mim.
Promessa: “…E nós estamos no Verdadeiro, no seu Filho Jesus Cristo…” (1Jo 5,20)
Louvor: Pedro e Silvia se prepararam para seu casamento lendo toda a Bíblia juntos no ano anterior ao seu casamento. Eles terminaram de ler a Bíblia no dia anterior ao casamento.

09/01/2022 - O Amor Permanece

Domingo, 9 de Janeiro de 2022 – Batismo do Senhor

Is 40,1-5.9-11

Sl 104(103),1-4.24.25.27-30

Tt 2,11-14; 3,4-7

Lc 3,15.16.21.22

O AMOR PERMANECE

“…Tu és meu Filho…” (Lc 3,22)

No último dia do Natal, o meu verdadeiro Amor, Deus Pai, me deu um aprofundamento da vida no Espírito. No último dia do Natal, o meu verdadeiro Amor, o Espírito Santo, clamou em meu coração “…Abba, Pai!” (Gl 4,6). No último dia do Natal, o meu verdadeiro Amor, Jesus, me revelou Deus Pai de uma nova maneira (Lc 10,22) e me deu uma vida ainda mais mergulhada no Espírito (Jo 14,16). No último dia do Natal, eu fui capturado no fogo cruzado do amor Trinitário. O Pai falou; Jesus salvou; o Espírito desceu.

Você está preparado(a) para “…[ter] condições para compreender com todos os santos qual é a largura e o comprimento e a altura e a profundidade, e conhecer o amor de Cristo que excede a todo o conhecimento, para que [seja plenificado(a)] com toda a plenitude de Deus.” (Ef 3,18.19). Você está pronto(a) para ser amado(a) como o Pai ama a Jesus? (Jo 15,9). Neste último dia do Natal, você permitirá que o amor de Deus seja derramado em seu coração através do Espírito Santo? (Rm 5,5).

“…Deus é Amor; aquele que permanece no amor permanece em Deus e Deus permanece nele.” (1Jo 4,16). O Natal é todo sobre o amor de Deus. Faça deste o dia, o ano, e a vida do amor.

Oração: Pai, Filho e Espírito Santo, eu vivo no Vosso amor (Jo 15,10). Eu Vos agradeço pelo Tempo do Natal.
Promessa: “…Por sua misericórdia, fomos lavados pelo poder regenerador e renovador do Espírito Santo.” (Tt 3,5)
Louvor: Josué conduziu os israelitas para a terra prometida atravessando o Rio Jordão (Js 3,14-17). Através do Seu Batismo, Jesus nos conduziu ‘atravessando o Jordão’ em direção à nossa morada celestial. Aleluia!

10/01/2022 - Se Importando o Suficiente para Chorar

Segunda-feira, 10 de Janeiro de 2022

1Sm 1,1-8

Sl 116(115),12-14.17-19

Mc 1,14-20

SE IMPORTANDO O SUFICIENTE PARA CHORAR

“…Ana, por que choras e não te alimentas? Por que estás infeliz?…” (1Sm 1,8)

Em 2021, você produziu muitos frutos para Jesus? (Jo 15,5) Quantas pessoas você levou a um novo nascimento e a uma nova vida em Jesus? Ele nos chamou para sermos pescadores(as) de homens e mulheres (Mc 1,17), para trabalharmos na Sua colheita (Mt 9,37), para fazermos qualquer coisa ao nosso alcance para ganhar o maior número de pessoas para Ele (1Cor 9,19).

Você é tão fértil como Maria ou é estéril como Ana? Se nós tivemos sido estéreis e não tivermos feito renascer muitas pessoas para o reino de Deus, deveríamos primeiramente pedir a graça de nos humilharmos por causa da nossa esterilidade (1Sm 1,6). Deveríamos ficar preocupados(as) por não ter levado pessoas a Jesus e ainda mais preocupados(as) por não ter tentado nem mesmo evangelizar. Depois de derramarmos lágrimas de arrependimento, o Senhor pode nos chamar a jejuar (1Sm 1,7). Ao aumentar a nossa fome por comida, também pode aumentar a nossa fome por todas as pessoas a serem salvas.

Depois de chorar e jejuar, nós estaremos preparados(as) para orar. Nossa oração será respondida, e através do Espírito Santo nós faremos nascer outras pessoas para uma nova vida em Cristo. Aqueles(as) que nós levarmos para Cristo também se tornarão férteis e levarão outras pessoas para o Senhor. Mais e mais pessoas amarão a Jesus com todo o seu coração. A Igreja será renovada e nosso mundo será transformado. Esse será o melhor de todos os anos. Tudo começará com nossas lágrimas de arrependimento por não evangelizar.

Oração: Pai, que eu possa existir para evangelizar.
Promessa: “Cumpriu-se o tempo e o Reino de Deus está próximo. Arrependei-vos e crede no Evangelho.” (Mc 1,15)
Louvor: Quando Silvio estava prestes a cometer o suicídio, ele encontrou o seu Salvador.

11/01/2022 - Obedecer e Destruir

Terça-feira, 11 de Janeiro de 2022

1Sm 1,9-20

1Sm 2,1.4-8

Mc 1,21-28

OBEDECER E DESTRUIR

“…Que queres de nós, Jesus Nazareno? Vieste para arruinar-nos?…” (Mc 1,24)

Os demônios falam com Jesus através da boca de um homem possuído por um espírito impuro, dizendo: “…Vieste para arruinar-nos?…” (Mc 1,24). A resposta para aquela pergunta é ‘Sim’. “…Para isto é que o Filho de Deus se manifestou: para destruir as obras do diabo.” (1Jo 3,8). Jesus é gentil e humilde de coração com os seres humanos pecadores (Mt 11,28-30; 12,19.20). No entanto, Jesus não é gentil com as fortalezas do maligno. Ele expulsa demônios e destrói as obras do reino de trevas de Satanás com poder e autoridade (Mc 1,27). Jesus repreendeu o demônio e “…o conjurou severamente: ‘Cala-te e sai dele’.” (Mc 1,25)

Hoje, existem muitas fortalezas do maligno a serem destruídas: o aborto, a contracepção, o alcoolismo, o abuso das drogas, os pecados e perversões sexuais, a fome, a cobiça, a escravidão, o tráfico humano, a pornografia, os ataques ao casamento e à família, o racismo, a desunião no Corpo de Cristo e muitas mais. Jesus, o Filho de Deus, veio para destruir essas fortalezas. Jesus nos chama a participar nesta obra de destruição, uma vez que nossa obediência seja perfeita (2Cor 10,4-6).

Nossa obediência a Deus contribui assim para que algumas fortalezas do maligno sejam destruídas ou não. Você deseja o suficiente que o maligno seja severamente destruído, de modo a obedecer a Deus em cada detalhe de sua vida? “…Fazei tudo o que ele vos disser.” (Jo 2,5)

Oração: Pai, eu Te ofereço toda a minha relutância em fazer a Vossa vontade. Faz em mim qualquer coisa que seja necessária de modo a realizar através de mim qualquer que seja a Vossa vontade.
Promessa: “…Que é isto? Um novo ensinamento com autoridade! Até mesmo aos espíritos impuros dá ordens, e eles obedecem!” (Mc 1,27)
Louvor: Jesus libertou instantaneamente Maria da depressão durante uma reunião de cura e libertação.

12/01/2022 - Junto com o Pai, Com Poder

Quarta-feira, 12 de Janeiro de 2022 – Santa Margarida Bourgeoys

1Sm 3,1-10.19.20

Sl 40(39),2.5.7-10

Mc 1,29-39

JUNTO COM O PAI, COM PODER

“…Vamos a outros lugares, às aldeias da vizinhança, a fim de pregar também ali, pois foi para isso que eu saí.” (Mc 1,38)

Em algumas traduções, o texto de Marcos 1,38 diz: “…Vamos para outra parte, para as aldeias vizinhas, para que também lá eu vá pregar, pois foi para isso que eu vim.” (traduzido do Grego). No texto Grego a palavra ‘vim’ tem o sentido de ‘saí’. Depois de um poderoso dia de milagres e pregações, Jesus levantou cedo na manhã seguinte e “…retirou-se para um lugar deserto e ali orava.” (Mc 1,35) em comunhão com Seu Pai celestial. Foi a partir desse local de profunda comunhão com o Pai que Jesus saiu para pastorear com poder e autoridade.

Da mesma forma, nós, discípulos(as) de Cristo, que imitamos a Jesus na Sua natureza e ministério, temos que abastecer nossa missão com uma profunda vida de oração (1Ts 5,17). A comunhão com o Senhor é o nosso combustível diário, mais especialmente a Missa, com o alimento do pão da Eucaristia e da Palavra de Deus. Nós nos sentamos aos pés do Senhor para ouvir a Sua voz, como fez Maria de Betânia (Lc 10,39.42). Então nós ‘saímos’ desse encontro com o Senhor atualizados(as) e renovados(as) para o Seu serviço.
Você está cansado(a) ou desencorajado(a)? Você está sem propósito ou sem energia? A cada dia busque o Senhor, seja cedo pela manhã (Mc 1,35) ou tarde da noite (1Sm 3,3-9). Então você estará preparado(a) para sair da presença do Pai com Sua graça e poder.

Oração: Pai, que eu viva para ter o meu tempo de oração diária contigo. Depois, que outras pessoas vivam a partir da graça que flui do nosso tempo juntos. “…Fala, Iahweh, que o teu servo escuta…” (1Sm 3,9)
Promessa: “Feliz é este homem cuja confiança é Iahweh…” (Sl 40(39),5)
Louvor: Santa Margarida usou sua habilidade administrativa para construir o reino de Deus em seu território no Canadá.

13/01/2022 - Ajudando a tornar as Coisas Piores?

Quinta-feira, 13 de Janeiro de 2022 – Santo Hilário

1Sm 4,1-11

Sl 44(43),10.11.14.15.24.25

Mc 1,40-45

AJUDANDO A TORNAR AS COISAS PIORES?

“…Por que fez hoje Iahweh que fôssemos vencidos …?” (1Sm 4,3)

Os Israelitas perderam a batalha contra os Filisteus. Quatro mil soldados foram mortos (1Sm 4,2). “…os anciãos de Israel disseram: ‘Por que fez hoje Iahweh que fôssemos vencidos pelos filisteus?’…” (1Sm 4,3). Então, ao invés de esperar por uma resposta de Deus, eles entraram novamente em batalha. “…Foi uma grande derrota, pois foram mortos trinta mil homens a pé, do lado de Israel.” (1Sm 4,10)

Coisas ruins acontecem a todos nós durante a nossa vida. Naturalmente, nós perguntamos ao Senhor: ‘Por que?’. Naturalmente, seguimos em frente sem termos recebido a resposta de Deus. Então fazemos algo que tornam as coisas ainda piores. Somos facilmente marcados(as) por nossa dor e desapontamento ao fazermos as coisas ‘do nosso modo’, o que muitas vezes faz com que coisas ruins aconteçam conosco. Nossa reação ao primeiro mal muitas vezes leva a que coisas ruins venham aos montes, desnecessariamente.

Você já ouviu o ditado: ‘Não fique parado(a), faça alguma coisa’. Quando coisas ruins acontecem, esse ditado deveria ser modificado: ‘Não faça nada, fique parado(a)’. Por exemplo, depois que os Israelitas perderam a batalha em Hai, eles perguntaram a Deus a razão de sua derrota ((Js 7,7). Somente depois de terem recebido a resposta de Deus e agirem de acordo com ela eles entraram em combate uma segunda vez. Então eles venceram a batalha (Js 8,24).

Pare de multiplicar as coisas ruins. Mantenha o mal no mínimo. Espere e ouça o Senhor.

Oração: Pai, aquieta a minha alma (Sl 131(130),2).
Promessa: “…[Jesus] permanecia fora, em lugares desertos. E de toda parte vinham procurá-lo.” (Mc 1,45)
Louvor: Santo Hilário lutou contra a heresia ariana, que negava a divindade de Cristo. O Imperador Romano Constantino favoreceu o Arianismo, mas Hilário nunca hesitou em defender a verdade.

14/01/2022 - Os Verdadeiros Paralíticos se Sentarão Satisfeitos?

Sexta-feira, 14 de Janeiro de 2022

1Sm 8,4-7.10-22

Sl 89(88),16-19

Mc 2,1-12

OS VERDADEIROS PARALÍTICOS SE SENTARÃO SATISFEITOS?

“Jesus, vendo sua fé, disse ao paralítico: ‘Filho, os teus pecados estão perdoados’. Ora, alguns dos escribas que lá estavam sentados refletiam em seus corações: ‘Por que está falando assim? Ele blasfema!’…” (Mc 2,5.6)

Geralmente o Evangelho de hoje é intitulado ‘Cura de um paralítico’. Ele deveria ser intitulado: ‘Cura dos paralíticos’. O homem deitado no leito não era a única pessoa paralisada que ali estava. Os escribas estavam espiritualmente paralisados, uma condição muito mais séria do que a paralisia física. Por causa dessa paralisia, os escribas não acreditavam em Jesus. Eles até mesmo se recusavam a se alegrar com a cura do paralítico. Mais ainda, eles não conseguiam reconhecer a sua própria paralisia.

Em contraposição, aqueles que carregaram o paralítico no seu leito, fizeram um buraco no teto e o desceram certamente não estavam paralisados, mas totalmente livres (Mc 2,3.4). Eles não se deixaram ser paralisados pelo medo da falha, da rejeição, ou do ridículo. Agiram com fé (Mc 2,5), mesmo se pudessem vir a ser constrangidos.

Você é um(a) escriba paralisado ou um(a) carregador(a) de leito livre? Você está preocupado(a) com o que outras pessoas pensam? Você pode partilhar a sua fé em Jesus abertamente? Você é livre para louvar o Senhor? Você tem receio de falar com outras pessoas? Existe alguém que você é incapaz de perdoar? Jesus está dizendo a cada um(a) de nós: “…os teus pecados estão perdoados … levanta-te, toma o teu leito e vai para tua casa.” (Mc 2,5.11). Deixe que Jesus cure a sua paralisia espiritual.

Oração: Em nome de Jesus, eu renuncio a toda paralisia e atividade demoníaca em minha vida. Eu Te agradeço, Jesus, por Tua vitória.
Promessa: “Feliz o povo que sabe aclamar; ele caminha à luz de tua face, Iahweh.” (Sl 89(88),16)
Louvor: Luisa venceu os seus medos e aprendeu a confiar no Senhor.

15/01/2022 - Instantaneamente

Sábado, 15 de Janeiro de 2022

1Sm 9,1-4.17-19; 10,1

Sl 21(20),2-7

Mc 2,13-17

INSTANTÂNEAMENTE

“Ao passar, viu Levi, o filho de Alfeu, sentado na coletoria, e disse-lhe: ‘Segue-me’. Ele se levantou e o seguiu.” (Mc 2,14)

O Senhor poderia agir em você como Ele fez com Levi? Ele poderia mandar você deixar tudo imediatamente? Jesus, sendo Senhor, não age sempre passo a passo. Por exemplo, Saul saiu procurando por algumas jumentas perdidas; antes de encontrá-las, ele foi ungido rei (1Sm 9,3; 10,1). José foi para a cama uma noite e antes do amanhecer ele e sua família estavam a caminho do Egito (Mt 2,14).

Jesus não deu ao jovem rico muita ‘pré-evangelização’. Disse: “…vai, vende o que tens … Depois, vem e segue-me.” (Mc 10,21), ou fique para trás. Jesus também chamou mais de um de Seus apóstolos a deixar os seus trabalhos e segui-Lo (Mt 4,19-22). Quando apareceu alguém que queria seguir a Jesus, mas precisava primeiramente enterrar seu pai, Jesus disse: “…Deixa que os mortos enterrem os seus mortos; quanto a ti, vai anunciar o Reino de Deus.” (Lc 9,60)

Nós vivemos em uma sociedade ‘do momento’. Colocamos a nossa comida no micro-ondas ou a obtemos em uma janela de drive-thru, e exigimos comunicação instantânea com todo o mundo. Nós tomamos uma medicação para qualquer desconforto. Mas, quando o Senhor quer de nós uma resposta imediata, nós podemos dá-la? Não deixe o Senhor esperando. “…Eis agora o tempo favorável por excelência. Eis agora o dia da salvação.” (2Cor 6,2)

Oração: Jesus, que eu possa sempre Te dar o que Tu queres quando Tu quiseres. Eu me dou a Ti sem reservas.
Promessa: “Então Samuel pegou o frasco de azeite e o derramou sobre a cabeça de Saul, beijou-o e disse-lhe: ‘Não foi Iahweh que te ungiu como chefe do seu povo, Israel? Tu és quem julgará o povo de Iahweh e o livrarás dos seus inimigos ao redor ‘…” (1Sm 10,1)
Louvor: Maria recusou proposta de seu namorado, confirmando a vocação dele para o sacerdócio.

16/01/2022 - Não têm Mais?

Domingo, 16 de Janeiro de 2022 – 2º Domingo do Tempo Comum

Is 62,1-5

Sl 96(95),1-3.7-10

1Cor 12,4-11

Jo 2,1-11

NÃO TÊM MAIS?

“…Eles não têm mais vinho.” (Jo 2,3)

Nós também costumamos dizer que não temos mais dinheiro, tempo, esperança, paz, alegria, etc. Apesar do Senhor ter prometido prover todas as nossas necessidades, nós algumas vezes parecemos não ter “o pão nosso de cada dia…” (Mt 6,11)

Quando nós ‘não temos mais’, deveríamos ouvir Maria e fazer o que Jesus nos diz (Jo 2,5). Se nós simplesmente Lhe obedecêssemos, Ele pegaria a água da nossa insuficiência e a transformaria no vinho de Sua abundância.

Jesus nos deu centenas de orientações e por Sua graça nós podemos obedecer a todas elas. No centro de todas essas orientações estão aquelas que Jesus nos deu poucas horas antes de Sua morte na cruz. Ele deu quatro orientações na Última Ceia: tomai, comei, bebei, e fazei isso em Minha memória (Mt 26,26.27; Lc 22,19). Se nós obedecermos a essas orientações, faremos presente o sacrifício de Jesus na cruz. De Jesus crucificado fluíram sangue e água, provendo as necessidades de todas as pessoas (Jo 19,34).

Faça tudo o que Jesus lhe diz para fazer. Viva a Missa. Faça da Missa o sentido de sua vida. Receba tudo o que você precisa. Seja despojado(a) do ‘não tem mais’.

Oração: Pai, que eu deixe que Tu providencies “…magnificamente todas as [minhas] necessidades…” (Fl 4,19)
Promessa: “Mas é o único e mesmo Espírito que isso tudo realiza, distribuindo a cada um os seus dons, conforme lhe apraz.” (1Cor 12,11)
Louvor: Através da fé, nós sabemos “…que aquele que ressuscitou o Senhor Jesus ressuscitará também a nós com Jesus e nos colocará ao lado dele, juntamente convosco.” (2Cor 4,14). Aleluia!

17/01/2022 - Saul ou Paulo?

Segunda-feira, 17 de Janeiro de 2022 – Santo Antão
1Sm 15,16-23

Sl 50(49),8.9.16.17.21.23

Mc 2,18-22

SAUL OU PAULO?

“…Eu te acuso e exponho tudo aos teus olhos.” (Sl 50(49),21)

Saul, o primeiro rei dos Israelitas, foi de mal para pior. Ele desobedeceu a Deus na guerra (1Sm 15,19), tentou matar Davi, se envolveu com o ocultismo, cometeu suicídio, além de outros pecados. Muitos de nossos líderes políticos hoje em dia também estão se tornando piores, quando tratam de políticas sobre o aborto, a eutanásia, a pornografia, a perversão dos atos homossexuais e uma série de outras injustiças.

Portanto, “…antes de tudo, que se façam pedidos, orações, súplicas e ações de graças por todos os homens, pelos reis e todos os que detêm autoridade…” (1Tm 2,1.2). “Eis que é bom e aceitável diante de Deus, nosso Salvador.” (1Tm 2,3). “…A oração fervorosa do justo tem grande poder.” (Tg 5,16). “saiba que aquele que reconduz um pecador desencaminhado salvará sua alma da morte e cobrirá uma multidão de pecados.” (Tg 5,20)
Alguns demônios não podem ser expulsos exceto pela oração e pelo jejum (Mt 17,21). O Papa São João Paulo II ensinou: ‘…O próprio Jesus nos mostrou com o seu exemplo que a oração e o jejum são as armas principais e mais eficazes contra as forças do mal…’ (Evangelium Vitae, 100). Jesus anunciou: “Dias virão, porém, em que o noivo lhes será tirado; e então jejuarão naquele dia.” (Mc 2,20). Esse dia é agora.

O homônimo de Saul no Novo Testamento (Saulo) era ainda pior. Era “…blasfemo, perseguidor e insolente…” (1Tm 1,13). Mas ele se arrependeu, entregou sua vida a Jesus, e se tornou um apóstolo, evangelista, missionário, mártir e santo. Os “Sauls” se voltam para Satanás e se suicidam, ou se transformam em Paulos. Ore e jejue para que os Sauls se tornem Paulos.

Oração: Pai, que eu creia muito mais no Teu poder de conversão do que no poder de Satanás de subverter.
Promessa: “Quem oferece uma confissão me glorifica e ao homem integro mostrarei a salvação de Deus.” (Sl 50(49),23)
Louvor: “…Vai, vende o que tens, dá aos pobres e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me.” (Mc 10,21). Santo Antão viveu a orientação do Senhor.

18/01/2022 - De Choroso(a) a Vencedor(a)

Terça-feira, 18 de Janeiro de 2022
1Sm 16,1-13

Sl 89(88),20-22.27.28

Mc 2,23-28

DE CHOROSO(A) A VENCEDOR(A)

“Iahweh disse a Samuel: ‘Até quando continuarás lamentando Saul, quando eu próprio o rejeitei, para que não reine mais sobre Israel? Enche de azeite o teu vaso e vai!…’.” (1Sm 16,1)

Assim como Samuel, nós podemos ficar tristes e descontentes com nosso rei, presidente, governador, esposa(o), filho(a), chefe, imprensa, etc.., ou podemos fazer alguma coisa com relação a essa cultura da morte. Podemos orar por aqueles(as) a quem o Senhor chamou para receber o Espírito Santo.

Quando Jesus anunciou o ano da graça do Senhor, Ele leu do profeta Isaias: “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me ungiu…” (Lc 4,18; Is 61,1). Somente pelo Espírito Santo nós iremos ver as injustiças e a opressão da nossa sociedade removidas e substituídas por uma civilização de amor e vida.

São Timóteo foi cercado por grandes problemas quando pregava para a Igreja de Éfeso. Ele pode até ter pensado em desistir. São Paulo disse a Timóteo “…eu te recomendei permanecer em Éfeso…” (1Tm 1,3), reavivando o fogo dos dons do Espírito que haviam nele pela imposição de suas mãos (2Tm 1,6.7).

Não entristeça (Ef 4,30) ou extinga o Espírito (1Ts 5,19), “…porque o que está em vós é maior do que aquele que está no mundo.” (1Jo 4,4). Saia do deserto da depressão “…com a força do Espírito…” (Lc 4,14). “…[renove] a face da terra.” (Sl 104(103),30) levando outras pessoas a uma nova vida no Espírito Santo.

Oração: Pai, que eu receba Pentecostes após Pentecostes.
Promessa: “…Tu és meu pai, meu Deus e meu rochedo salvador!” (Sl 89(88),27)
Louvor: Mário testemunhou para um estranho durante um trajeto em um elevador.

19/01/2022 - Mãos Treinadas para a Guerra

Quarta-feira, 19 de Janeiro de 2022

1Sm 17,32.33.37.40-51

Sl 144(143),1.2.9.10

Mc 3,1-6

MÃOS TREINADAS PARA A GUERRA (Sl 144(143),1)

“Davi tomou na mão o seu cajado, escolheu no riacho cinco pedras bem lisas e as pôs no seu bornal de pastor…” (1Sm 17,40)

Quando Davi se preparou para a batalha, ele carregava cinco pedras lisas no seu bornal de pastor. Quando encontrou o gigante na batalha, “Davi pôs a mão no seu bornal, apanhou uma pedra que lançou com a funda…” (1Sm 17,49). O gigante aparentemente possuía armas grandes, mais experiência em batalha e era um inimigo formidável, pronto para matar Davi com seu poder. Porém Davi usou a pedra e suas mãos treinadas para a guerra para derrotar o poderoso inimigo (1Sm 17,49-51).

Meu terço possui 59 pequenas pedras ou contas. Muitos(as) de nós carregamos terços semelhantes. Quando eu entro em batalha espiritual a cada manhã, eu pego meu terço assim como Davi fez ao colocar a mão no seu bornal (1Sm 17,49). Então eu pego as 59 pequenas pedras e as deslizo entre meus dedos enquanto faço as orações. “Bendito seja Iahweh, o meu rochedo, que treina minhas mãos para a batalha.” (Sl 144(143),1)

Embora os gigantes que nós enfrentamos sejam bem apoiados, poderosos e lancem palavras venenosas contra nós, nós nos tornamos como Davi ao rezarmos com confiança o rosário contra os inimigos que nos atacam e à Igreja. Reivindicamos a promessa Bíblica que “nenhum instrumento forjado contra [nós] terá êxito…” (Is 54,17). Pegamos nosso terço, entramos em batalha e não permitimos que o mal fique sem oposição. Apesar da nossa aparente mansidão em rezar o rosário contra os inimigos poderosos parecer ridícula para o mundo, serão as forças do mal que irão, em última instância, tremer e cair. Combata o bom combate usando as armas de Deus (Ef 6,10-17).

Oração: Pai, em Ti eu confiarei sem medo (Sl 62(61),9).
Promessa: “…Não é pela espada nem pela lança que Iahweh concede a vitória, porque Iahweh é o senhor da batalha…” (1Sm 17,47)
Louvor: Inspirado por assistir programas sobre os ensinamentos da Igreja, João, um fisiculturista, converteu-se à fé Católica.

20/01/2022 - O Pecado de Caim

Quinta-feira, 20 de Janeiro de 2022 – São Sebastião – Papa São Fabiano
1Sm 18,6-9; 19,1-7

Sl 56(55),2.3.9-13

Mc 3,7-12

O PECADO DE CAIM (Gn 4,5)

“Desse dia em diante, Saul sentiu inveja de Davi.” (1Sm 18,9)

Saul tinha inveja de Davi porque Davi realizou coisas maiores do que as que ele havia feito, e porque ele era mais popular (1Sm 18,7). E por causa desta inveja, Saul tentou repetidamente matar Davi (1Sm 19,1).

Jesus realizou coisas maiores do que os líderes religiosos do seu tempo. Ele era tão popular que grandes multidões “…se lançavam sobre ele para tocá-lo.” (Mc 3,10). Os líderes religiosos ficaram com inveja de Jesus e O entregaram para ser crucificado pelos Romanos (Mt 27,18).

A Igreja primitiva fez coisas ainda maiores do que as que Jesus havia feito através do poder do Espírito Santo (Jo 14,12). Por causa disso, os inimigos da Igreja “…encheram-se de inveja…” (At 13,45) e perseguiram a Igreja, até mesmo ao ponto de matar muitos Cristãos.

Até mesmo hoje em dia, a Igreja é muitas vezes tão unida ao Senhor que ela realiza Seus prodígios e desse modo se torna objeto de inveja, perseguição e martírio. Que a Igreja possa mostrar ao mundo algo do qual ele possa sentir inveja.

Que o mundo possa resistir à tentação de ser invejoso. Que ele possa se render a Jesus e se juntar à Igreja. Mas se o mundo cair no pecado da inveja, que a Igreja possa ser digna de ser perseguida e martirizada (At 5,41).

Oração: Pai, eu viverei e morrerei por Ti.
Promessa: “E os espíritos impuros, assim que o viam, caíam a seus pés e gritavam: ‘Tu és o Filho de Deus!’.” (Mc 3,11)
Louvor: São Sebastião é o padroeiro dos atletas. Muitos(as) atletas profissionais e amadores(as) têm pedido a intercessão de São Sebastião por força e cura.

21/01/2022 - "... Fazei o Bem aos que Vos Odeiam."

Sexta-feira, 21 de Janeiro de 2022 – Santa Inês

1Sm 24,3-21

Sl 57(56),2-4.6.11

Mc 3,13-19

“…FAZEI O BEM AOS QUE VOS ODEIAM.” (Lc 6,27)

“Quando um homem encontra o seu inimigo, porventura deixa-o seguir tranquilamente o seu caminho?…” (1Sm 24,20)

Jesus e Davi estavam ambos em condição de vencer seus piores inimigos, mas os pouparam. Davi era um guerreiro experiente, um homem que havia derramado muito sangue (1Cr 22,8), que havia matado muitas vezes. Quando encontrou Saul em uma posição sem defesa, Davi poderia tê-lo matado (1Sm 24,4-8). No entanto, Davi poupou Saul, apesar de saber que Saul continuaria a tentar matá-lo.

Um grande número de soldados armados foi ao Jardim de Getsêmani para prender Jesus. Quando Jesus os confrontou e declarou Seu nome, os soldados recuaram, caíram por terra, aparentemente paralisados com a revelação do poder divino de Jesus (Jo 18,6). Jesus teve a oportunidade de escapar dos Seus inimigos mas não o fez. Ele poderia ter chamado doze legiões de anjos para derrotar os soldados, mas não o fez (Mt 26,53). Ao invés disso, Jesus tomou a iniciativa de questionar os soldados, essencialmente estimulando-os a prosseguir em sua missão de prendê-Lo (Jo 18,7).

Jesus viveu o que Ele pregou. “…Amai os vossos inimigos, fazei o bem aos que vos odeiam, bendizei os que vos amaldiçoam, orai por aqueles que vos difamam.” (Jo 6,27.28). Quem são as pessoas em sua vida que procuram feri-lo(a)? Você pode imitar a Jesus e amar seus os inimigos?

Oração: Pai, derrama o Teu Espírito sobre mim. Ajuda-me a imitar a Jesus em todos os momentos de minha vida.
Promessa: “Pois teu amor é grande até o céu, e tua verdade chega às nuvens.” (Sl 57(56),11)
Louvor: Santa Inês, virgem e mártir, tem sido venerada pela Igreja desde o Sáculo IV. A basílica erguida sobre a sua sepultura por volta do ano de 324 foi reconstruída pelo Papa Honório I no ano de 630. Ela permanece virtualmente inalterada até os dias de hoje.

22/01/2022 - A Grande Diferença

Sábado, 22 de Janeiro de 2022 – São Vicente

1Sm 1,1-4.11.12.19.23-27

Sl 80(79),2.3.5-7

Mc 3,20.21

A GRANDE DIFERENÇA

“Pereceu o esplendor de Israel nas tuas alturas? Como caíram os heróis?” (2Sm 1,19)

Saul e Davi eram semelhantes, pois ambos eram:
– bonitos,
– reis,
– ungidos com o Espírito,
– poderosos,
– desobedientes,
– assassinos e violentos, e
– graves pecadores.

Saul e Davi também eram diferentes, pois Davi se arrependeu, enquanto Saul. Saul se envolveu com o ocultismo (1Sm 28,7-10) e por fim cometeu suicídio (1Sm 31,4).

O Senhor teria tido misericórdia de Saul se ele ao menos tivesse orado como Davi fez: “Tem piedade de mim, ó Deus, por teu amor! Apaga minhas transgressões, por tua compaixão! Lava-me inteiro da minha iniquidade e purifica-me do meu pecado!” (Sl 51(50),3.4). Da mesma forma o Senhor terá misericórdia de nós se ao menos nos arrependermos e clamarmos: ‘Senhor, tem piedade de mim’.

Oração: “Ó Deus, cria em mim um coração puro, renova um espírito firme no meu peito; não me rejeites para longe de tua face, nem retires de mim teu santo espírito. Devolve-me o júbilo da tua salvação e que um espírito generoso me sustente.” (Sl 51(50),12-14)
Promessa: “…Desperta a tua valentia e vem socorrer-nos.” (Sl 80(79),3)
Louvor: Permitir que Deus estivesse presente em seu casamento fez toda a diferença para Daniel e Mariana.

23/01/2022 - Sua Extraordinária Palavra

Domingo, 23 de Janeiro de 2022 – 3º Domingo do Tempo Comum – São Vicente de Saragossa – Santa Marianne Cope

Ne 8,2-6.8-10

Sl 19(18),8-10.15

1Cor 12,12-30

Lc 1,1-4; 4,14-21

SUA EXTRAORDINÁRIA PALAVRA

“Na praça situada diante da porta das Águas, ele leu o livro desde a autora até o meio-dia, na presença dos homens, das mulheres e dos que tinham o uso da razão; todo o povo ouvia atentamente a leitura do livro da Lei.” (Ne 8,3)

Quando o povo de Deus lê, ouve, reverencia, obedece e partilha a Palavra de Deus, o Espírito Santo renova a face da terra (Sl 104(103),30). Assim, Jesus começou o Seu ministério público lendo a Palavra de Deus (Lc 4,16). Ele começou Seu ministério depois de Sua Ressurreição interpretando “…em todas as Escrituras o que a ele diziam respeito.” (Lc 24,27)

Quando a Igreja começou, ela se devotava a aprender e a viver a Palavra de Deus (At 2,42). Através da história, a Igreja tem sido tentada a perder seu foco na Palavra de Deus. Mas ela tem repetidamente aceitado a graça de “…[permanecer assídua] à oração e ao ministério da Palavra.” (At 6,4). Nós também temos que nos devotar “…à leitura, à exortação e à instrução.” (1Tm 4,13). Ao semearmos a semente da Palavra de Deus (Mc 4,14), nós iremos colher o fruto da salvação (Rm 1,16).

Nós temos esperança na Palavra de Deus, pois o Senhor aprova aqueles(as) que tremem diante de Suas Palavras (Is 66,2). Ame e viva a Palavra de Deus. Faça dela “…contentamento e alegria de [seu] coração…” (Jr 15,16). Deus criou o mundo através de Sua Palavra (Sl 33(32),6; Hb 11,3). Ele irá renová-lo através de Sua Palavra.

Oração: Pai, envia o Espírito Santo para ensinar-me a Tua Palavra como proclamada através da Tua Igreja.
Promessa: “Se um membro sofre, todos os membros compartilham o seu sofrimento; se um membro é honrado, todos os membros compartilham a sua alegria.” (1Cor 12,26)
Louvor: “Se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também os que morreram em Jesus, Deus há de levá-los em sua companhia.” (1Ts 4,14). Aleuia!

24/01/2022 - Não Poder

Segunda-feira, 24 de Janeiro de 2022 – São Francisco de Sales

1Sm 5,1-7.10

Sl 89(88),20-22.25.26

Mc 3,22-30

NÃO PODER

“…Disseram a Davi: ‘Não entrarás aqui!’…” (2Sm 5,6)

Há dois dias atrás aconteceu o aniversário da decisão da legalização do aborto pela Suprema Corte dos Estados Unidos da América. Isso precipitou o que o Papa São João Paulo II chamou de ‘cultura da morte’. Nós estamos tão arraigados(as) nesta cultura da morte, da violência e da degradação da pessoa humana que parece impossível modificar essa situação. Nos tem sido dito que não podemos impedir o Planejamento Familiar, que não podemos modificar o ‘politicamente correto’ para o ‘correto para Deus’, que não podemos esperar que as pessoas sejam puras e que não podemos impedir o governo de financiar o holocausto de bebês ainda no ventre de suas mães. Certamente através de nosso próprio poder nós não podemos fazer nada (Jo 15,5). Portanto, os nossos inimigos pró-morte e contrários à vida estão corretos. Deus, no entanto, pode e tem feito todas as coisas. “Assim disse Iahweh dos Exércitos. Porque isto parece impossível aos olhos do resto deste povo (naqueles dias), será, por isso, impossível aos meus olhos? Oráculo de Iahweh dos Exércitos!” (Zc 8,6). “Ah! Senhor Iahweh, eis que fizeste o céu e a terra por teu grande poder e teu braço estendido. A ti nada é impossível!” (Jr 32,17)

Portanto, não fique desencorajado(a). Jesus já conquistou a vitória da vida sobre a morte quando morreu na cruz e ressuscitou dentre os mortos (At 2,24). O amor de Deus conquistou a morte (Ct 8,6). O Planejamento Familiar e o ‘politicamente correto’ estão destinados a cair no mesmo depósito de lixo da história como aconteceu com o Terceiro Reich de Hitler e com a União Soviética. Somente Jesus permanece firme no teste do tempo. Somente Ele reinará soberano.

Louve a Jesus, “…o Caminho, a Verdade e a Vida…” (Jo 14,6), a Ressurreição e a Vida (Jo 11,25)

Oração: Pai, eu Te agradeço por me salvares da ‘cultura da morte’.
Promessa: “Davi ia crescendo, e Iahweh, Deus dos Exércitos, estava com ele.” (2Sm 5,10)
Louvor: São Francisco de Sales é o padroeiro dos jornalistas, dos surdos e da educação de adultos. Ele escreveu que era um erro ensinar que os homens e mulheres leigos(as) não podiam alcançar a condição de serem de santos(as).

25/01/2022 - Meta Final

Terça-feira, 25 de Janeiro de 2022 – Conversão de São Paulo

At 22,3-16 ou At 9,1-22

Sl 117(116),1.2

Mc 16,15-18

META FINAL

“…Saulo, meu irmão, o Senhor me enviou, Jesus, o mesmo que te apareceu no caminho por onde vinhas. É para que recuperes a vista e fiques repleto do Espírito Santo.” (At 9,17)

No caminho para Damasco, Saul (Saulo) viu uma luz que o envolveu de claridade. Ele caiu no chão, ouviu a voz de Jesus, e perdeu a visão (At 9,3.4.8). Pessoas têm tido experiências semelhantes todos os dias. Nós podemos até não perceber isso porque não estávamos no lugar certo e no momento certo devido à nossa desobediência. O Senhor está surpreendendo pessoas constantemente. Isso não as converte necessariamente, mas as prepara para ouvir a mensagem do Evangelho.

O Senhor chama pessoas como Ananias para terminar a tarefa. Ele é o início (At 9,10.15). O Senhor colocará centenas de peixes ao lado do barco, mas nós temos que lançar a rede (Lc 5,4-6). Ele irá reunir milhares de pessoas de muitas nações fora de nossas casas, mas nós precisaremos deixar o Cenáculo e ir para as ruas (At 2,4-7). O Senhor tomará um eunuco Etíope para ler a Bíblia e não entender, mas nós precisamos chegar até ele para explicar (At 8,29-35).

Jesus gosta de usar pessoas para converter outras pessoas para Ele. Ele já havia falado com Saulo. Poderia ter convertido Saulo, mas escolheu agir através de Ananias. Ele também quer agir através de você. Os Saulos estão prontos para ouvir. E você falará em nome de Jesus?

Oração: Jesus, que eu nunca perca a oportunidade de falar alguma coisa sobre Ti.
Promessa: “…Ide por todo o mundo, proclamai o Evangelho a toda criatura.” (Mc 16,15)
Louvor: “Pois sou o menor dos apóstolos, nem sou digno de ser chamado apóstolo, porque persegui a Igreja de Deus.” (1Cor 15,9). Jesus ressuscitado, eu Te agradeço por teres convertido São Paulo.

26/01/2022 - Perigo! Jesus está Nos Meios de Comunicação de Massa

Quarta-feira, 26 de Janeiro de 2022 – São Timóteo – São Tito

2Tm 1,1-8 ou Tt 1,1-5

Sl 96(95),1-3.7.8.10

Lc 10,1-9

PERIGO! JESUS ESTÁ NOS MEIOS DE COMUNIDAÇÃO DE MASSA

“A Tito, meu verdadeiro filho na fé comum, graça e paz da parte de Deus e de Cristo Jesus, nosso Salvador. Eu te deixei em Creta para cuidares da organização e ao mesmo tempo para que constituas presbíteros em cada cidade.” (Tt 1,4.5)

A parábola do semeador e da semente é muito importante porque ela é a base para a compreensão de todas as outras parábolas (Mc 4,13-20) bem como para entender o Reino de Deus, que é revelado em parábolas (Mt 13,24-50). Essa parábola não é simplesmente sobre o semeador e a semente, mas sobre quatro condições do solo. Elas representam nossa abertura ou falta de abertura para a Palavra de Deus (Mc 4,20). É difícil aceitar a palavra de Deus no coração porque os caminhos de Deus não são os nossos caminhos (Is 55,8). Nossos corações são incorrigíveis (Jr 17,9) e duros (Sl 95(94),8), e o Senhor, em Sua Palavra, nos desafia repetidamente ao arrependimento.

Adicionalmente a todas essas dificuldades, nós temos um problema especial em guardar a Palavra de Deus no nosso coração em grande contexto de grupo. Quando Jesus ensinou a parábola do semeador, da semente e do solo, Ele estava sentado n um barco a poucos metros da praia e se dirigindo a uma “…multidão muito numerosa…” (Mc 4,1). Jesus estava usando a água tanto para controlar a multidão quanto como um meio para projetar a Sua voz para aquele grande número de pessoas. Ele estava usando uma forma primitiva de comunicação de massa. Nesse contexto, nós tendemos a não tomar a Palavra de Deus de modo pessoal. Nós nos sentamos passivamente esperando ser entretidos(as) e olhamos para a multidão à nossa volta.

Esse perigoso cenário para ouvir ou não ouvir a Palavra de Deus é o cenário no qual nós geralmente ouvimos a Palavra. Quando estiver participando da Missa Dominical, lendo livros, vendo vídeos, ouvindo rádio, e usando o computador ou o telefone, cuidado! Você está correndo o perigo iminente de não guardar a Palavra de Deus no coração. “…Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.” (Mc 4,9)

Oração: Pai, faz de mim um praticante da Palavra, sempre (Tg 1,22).
Promessa: “Pois Deus não nos deu um espírito de medo, mas um espírito de força, de amor e de sobriedade.” (2Tm 1,7)
Louvor: “Com efeito, a graça de Deus se manifestou para a salvação de todos os homens.” (Tt 2,11). São Tito, interceda para que todos(as) os(as) leitores(as) de Um Pão, Um Corpo perseverem na fé.

27/01/2022 - Abençoada Seja Esta Casa

Quinta-feira, 27 de Janeiro de 2022 – Santa Ângela Mérici

2Sm 7,18.19.24-29

Sl 132(131),1-5.11-14

Mc 4,21-25

ABENÇOADA SEJA ESTA CASA

“Consente, pois, em abençoar a casa do teu servo, para que ela permaneça sempre na tua presença…” (2Sm 7,29)

Ainda mais do que Deus abençoou a casa de Davi, O Senhor quer abençoar as famílias e comunidades Cristãs, pois os seus membros foram batizados em Cristo (Gl 3,27), o Filho de Davi e Filho de Deus.

Para que nossas famílias ou comunidades recebam as insondáveis bênçãos do Senhor, nós devemos rezar – não somente individualmente, mas juntos como família ou comunidade. O Senhor promete para aqueles(as) que rezam comunitariamente: “Em verdade ainda vos digo: se dois de vós estiverem de acordo na terra sobre qualquer coisa que queiram pedir, isso lhes será concedido por meu Pai que está nos céus. Pois onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, ali estou eu no meio deles.” (Mt 18,19.20)

O Senhor está chamando vocês não somente a rezarem juntos, mas a rezarem diariamente como uma família ou comunidade. Diariamente, a oração comunitária é uma das melhores maneiras que o Senhor escolheu para nos abrir para receber Suas bênçãos. O Papa São João Paulo II ensinou: ‘…a família celebra o Evangelho da vida com a oração diária, individual e familiar: nela, agradece e louva o Senhor pelo dom da vida e invoca luz e força para enfrentar os momentos de dificuldade e sofrimento, sem nunca perder a esperança…’ (Evangelium Vitae, 93), e também: ‘…Não falte na família a prática da oração realizada pelos cônjuges, em união com os filhos. Devem ser favorecidos, a este respeito, momentos em comum de vida espiritual…’ (Ecclesia in America, 46).

Portanto, não importa quantas dificuldades o maligno nos apresente, que nós possamos orar juntos, diariamente, como família ou comunidade. E receberemos bênçãos muito além do que nós possamos pedir ou imaginar (Ef 3,20).

Oração: Pai, que eu possa me deixar abençoar por Ti o tanto quanto desejaes.
Promessa: “…Com a medida com que medis será medido para vós, e vos será acrescentado ainda mais.” (Mc 4,24)
Louvor: Santa Ângela fundou a primeira ordem secular de ensino para mulheres na Igreja, a Congregação de Santa Úrsula. Sua proposta foi ensinar os princípios Católicos para as jovens de modo a serem boas e santas mulheres, esposas, mães, professoras e catequistas.

28/01/2022 - Não se Deixe Levar por Satanás

Sexta-feira, 28 de Janeiro de 2022 – São Tomás de Aquino

2Sm 11,1-10.13-17

Sl 51(50),3-7.10.11

Mc 4,26-34

NÃO SE DEIXE LEVAR POR SATANÁS

“Na manhã seguinte, Davi escreveu uma carta a Joab e a remeteu por intermédio de Urias. Escreveu ele na carta: ‘Coloca Urias no ponto mais perigoso da batalha e retirem-se, deixando-o só, para que seja ferido e venha a morrer’.” (2Sm 11,14.15)

Satanás “…é mentiroso e pai da mentira.” (Jo 8,44) e é mestre em trapaça, sedução e tentação. Por exemplo, ele levou Davi a matar alguns dos seus próprios soldados, que estavam arriscando as suas vidas por ele e pelo seu reino. Os soldados foram mortos como parte de uma conspiração para levar Urias a ser morto em batalha (2Sm 11,17). Davi queria ver Urias morto para encobrir o fato de que ele havia gerado uma criança cometendo adultério com a esposa de Urias (2Sm 11,4.5). Elei cometeu adultério com ela porque havia sido provocado sexualmente quando ‘casualmente’ a viu nua (2Sm 11,2). Ele estava particularmente suscetível no momento daquele ‘acaso’, porque havia acabado de “.. [levantar-se] da cama…” (2Sm 11,2) e estava passeando pelo terraço, sem estar combatendo ativamente no exército. Davi não se encontrava na linha de frente possivelmente porque estava envelhecendo e não tinha mais a força de um jovem.

Ele podia estar enfrentando uma crise de meia-idade. Podia já não ser mais como antes. Sob essas circunstâncias, os homens de meia-idade podem ser tentados a afirmar a sua virilidade através de relações sexuais promíscuas. Davi sucumbiu a essa tentação. E isso o levou a se tornar um assassino.

Satanás pode estar tentando você nesse exato momento de modo a levá-lo(a) a cometer um pecado mortal agora, daqui há um ano ou daqui há vinte anos. Ele traça longos e tortuosos caminhos. Resista-lhe agora de modo que ele não o(a) leve para uma aventura.

Oração: Pai, eu me submeto e me aproximo de Ti e resisto ao demônio (Tg 4,7.8).
Promessa: “Faze-me ouvir o júbilo e a alegria, e dancem os ossos que esmagaste.” (Sl 51(50),10)
Louvor: A Igreja Católica e a Civilização Ocidental foram iluminadas pelos profundos ensinamentos de São Tomás de Aquino. Ele é conhecido como o Doutor Angélico da Igreja.

29/01/2022 - "... Esse Homem és Tu!..."

Sábado, 29 de Janeiro de 2022

2Sm 12,1-7.10-17

Sl 51(50),12-17

Mc 4,35-41

“…ESSE HOMEM ÉS TU!…” (2Sm 12,7)

“…Pequei contra Iahweh!…” (2Sm 12,13)

A vida pública do Rei Davi foi magnífica. Ele negociou astuciosamente com militares, com súditos e com nações poderosas. Deus o abençoou com grandes vitórias e com a paz para com os seus inimigos. Ele era um homem segundo o próprio coração de Deus (At 13,22). Davi compôs belas canções para louvar a Deus. Restituiu a arca da aliança a Jerusalém e com o seu encorajamento levou o povo de Israel a um tempo de prosperidade como nação.

Infelizmente, a vida privada de Davi foi uma confusão. Na leitura de ontem, o exército de real de Davi estava envolvido numa batalha. Os reis de outras nações estavam lutando em suas batalhas (2Sm 11,1), mas não o rei Davi. Ao invés disso, ele estava relaxado, o seu olhar vagueou e ele acabou tendo um encontro adúltero com a mulher de Urias, um soldado leal e confiável (2Sm 11,3-17). Ele cometeu não somente o adultério, mas também o revoltante assassinato de Urias. A leitura de hoje reflete a posterior deterioração da sua vida privada; uma guerra civil no seu próprio território e o início da espiral declinante de Israel como nação (2Sm 12,14-23).

Davi pecou gravemente. E quanto à sua vida? Você parece bem em público, mas não na vida privada? Deus poderia admoestá-lo(a) dizendo: “…Esse[a] homem[mulher] és tu!…”? (2Sm 12,7). Convide Jesus para o barco de sua vida (Mc 4,36-38). Ele pode transformar a insatisfação em confiança, converter pecado em redenção e mudar as tempestades em bonança. Arrependa-se como Davi se arrependeu e clame pelo Senhor.

Oração: “Ó Deus, cria em mim um coração puro, renova um espírito firme no meu peito.” (Sl 51(50),12)
Promessa: “Levantando-se, [Jesus] conjurou severamente o vento e disse ao mar: ‘Silêncio! Quieto!’ Logo o vento serenou, e houve grande bonança.” (Mc 4,39)
Louvor: Jesus curou a jovem Maria de sérios problemas de saúde.

30/01/2022 - Amor Cego e Não Correspondido

Domingo, 30 de Janeiro de 2022 – 4º Domingo de Tempo Comum

Jr 1,4.5.17-19

Sl 71(70),1-6.15.17

1Cor 12,31-13,13

Lc 4,21-30

AMOR CEGO E NÃO CORRESPONDIDO

“[O amor] tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.” (1Cor 13,7)

É comum nas Escrituras se falar sobre ter fé sem ver. Nós falamos sobre uma ‘fé cega’ e sobre a falta de fé. “A fé é uma posse antecipada do que se espera, um meio de demonstrar as realidades que não se veem.” (Hb 11,1), “pois caminhamos pela fé e não pela visão.” (2Cor 5,7). O centurião tinha tanta fé na palavra de ordem de Jesus que ele não precisava ver Jesus ordenar pessoalmente a cura de seu servo (Lc 7,8.10).

As Escrituras também falam sobre se ter esperança sem ver. “Pois a nossa salvação é objeto de esperança, e ver o que se espera não é esperar. Alguém espera o que vê? E se esperamos o que não vemos, é na esperança que o aguardamos.” (Rm 8, 24.25). Abraão esperou “…contra toda a esperança…” (Rm 4,18), pois ele não podia ver como Deus lhe daria uma grande herança (Hb 11,8-12).

Você foi chamado(a) a entregar o seu coração a um amor cego e não correspondido? Peça a Jesus para derramar o Seu amor no seu coração (Rm 5,5). O amor cego é maior do que a fé cega e a esperança cega (1Cor 13,13). Não existe limite para o poder do seu amor não correspondido suportar (1Cor 13,7).

Oração: Pai, Vós sois Amor (1Jo 4,8). Que eu possa continuar a amar por nenhuma outra razão que não seja Vos imitar.
Promessa: “A caridade (o Amor) jamais passará…” (1Cor 13,8)
Louvor: Louve a Jesus, Aquele que não somente venceu a morte e o sepulcro, mas também ascendeu ao céu e enviou o Espírito para nos ensinar e nos defender.

31/01/2022 - Irracional

Segunda-feira, 31 de Janeiro de 2022 – São João Bosco

2Sm 15,13.14.30; 16,5-13

Sl 3,2-7

Mc 5,1-20

IRRACIONAL
“…E ficaram com muito medo.” (Mc 5,15)
Na primeira leitura de hoje, Semei amaldiçoou, acusou, e continuou a perseguir o Rei Davi. É isso que o demônio faz, nos acusando constantemente (Ap 12,10). Os Gerasenos, no Evangelho de hoje, também escolheram os caminhos do demônio ao invés dos caminhos do Senhor. Eles preferiram um homem possuído por uma legião de demônios (Mc 5,9) e ter uma estrada fechada ao público (Mt 8,28). De fato, quando os Gerasenos viram que aquele homem estava “…sentado, vestido e em são juízo…” (Mc 5,15), ficaram com medo, ao invés de se regozijarem com sua cura.
Jesus trouxe o Evangelho, a libertação, e a sanidade para uma cidade, e o povo daquela cidade pediu a Ele “…que se afastasse do seu território.” (Mc 5,17). Esse não foi um comportamento racional. Os Gerasenos reconheciam o poder de Jesus; eles simplesmente não queriam fazer parte dele. Eles preferiram o medo e a disfunção à liberdade e à vida nova.
Você sente muito medo? (Mc 5,15). Existe alguma área em sua vida na qual você prefere a familiaridade com a disfunção às mudanças requeridas pela liberdade e pela vida em abundância? (Jo 10,10). No Evangelho de amanhã, Jesus irá declarar abertamente: “…Não temas; crê somente.” (Mc 5,36). Apresente seus receios a Jesus. Peça a Ele para ficar e curar.
Oração: Pai, encha-me com Vosso perfeito amor, que pode lançar fora todo o temor (1Jo 4,18).
Promessa: “Mas tu, Iahweh, és o escudo que me protege, minha glória e o que me ergue a cabeça.” (Sl 3,4)
Louvor: Inspirado pelo Senhor, São João Bosco decidiu recuperar rapazes dos maus caminhos e treiná-los em negócios honestos.