SALMOS DE SÃO JOSÉ

SALMOS DE SÃO JOSÉ  Antífona: À vossa proteção e amparo recorro, São José, Pai nutrício de Jesus! Não desprezeis as minhas súplicas em minhas necessidades, mas livrai-me sempre de todos os perigos, ó glorioso e bendito Pai São José.  1º. SALMO São José,  sois poderoso, grande e sumamente louvável! Reinais sempre à direita de vossa Esposa imaculada.O céu e a terra exaltam a vossa misericórdia e bondade. Vosso Filho Jesus abençoa as obras de vossas mãos.Em vosso amor, velai por nós, vossos servos, e apresentai a vosso Filho as nossas necessidades.Confio firmemente em vossa intercessão, porque o Senhor não pode recusar os nossos pedidos.Em todas as conjunturas da vida temos em vós um amigo e protetor. Vós nos defendeis de todos os adversários.Se vamos a vós com o coração triste e aflito, volvemos consolados e revigorados.São José, filho de Davi, compadecei-vos de nós! Depois de Maria sois nossa maior esperança e a luz de quantos em vós confiam. Peço-vos, Pai amoroso, que rogueis por nós, mudai nossa tristeza em alegria.Quanto maior a necessidade e miséria em que nos debatemos, tanto maior a vossa solicitude em nos socorrer.Aquele a quem alimentastes e provestes, quando criança, não pode recusar-vos nenhum pedido e por vós nos atenderá.Recomendo-vos meu corpo e minha alma, com todos os seus problemas, minha vida e a hora de minha morte.Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo.Como era no princípio, agora e sempre. Amém.  2º. SALMO Pecadores, acercai-vos de São José, prostrai-vos a seus pés, pedi-lhes seu amparo.Abri os vossos corações e apresentai-lhes as vossas precisões e sereis consolados.Em razão de nossos pecados, somos indignos de vossa proteção, contudo, sede nosso protetor, ó São José.            Tomai a peito os nossos negócios junto ao Senhor e alcançaremos o perdão de nossos pecados.            Povos da terra, observai os mandamentos do Senhor! Não vos esqueçais de São José e sereis felizes!            Chefe da Sagrada Família, prestai ouvidos ao nosso clamor e apresentai ao vosso Divino Filho as nossas necessidades.            Tantas vezes já nos livrastes de nossos inimigos e desviado os nossos passos do caminho do pecado.            Peregrinos do vale de lágrimas, temos no céu um protetor poderoso.            Se nos volverdes o rosto, se nos encherá o coração de consolo e alegria.            Ofertai-lhes os vossos corações e vossas ações todas, ele vos obterá de seu Filho Jesus bênçãos e paz interior.            Quantas vezes, já salvou a tantos, de perigos, de morte temporal e eterna. Seu socorro não falha a quem lhe pede auxílio.            Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo.            Como era no princípio, agora e sempre. Amém. 
“É tão importante a devoção a São José, que deve enraizar-se nos costumes e instituições católicas”.                                                          (Leão XIII)
  3º. SALMO Em vós, santo Pai,  encontramos auxílio e proteção! Esmagastes o poder de nossos inimigos.Enviai-nos os anjos do céu, para que nos guardem e protejam de nossos adversários.Velai por nós, vossos servos fiéis, e seremos livres de toda aflição e perigoSede nosso intercessor junto a vosso Filho Jesus e a ira dele se apaziguará.Vede nossa pobreza e não tardeis em remediar nossa miséria e  tribulação.Sede nosso abrigo seguro, estendei-nos a mão misericordiosa, que nos arranca da miséria.Ficai ao nosso lado, aconselhai-nos, velai por nós e todos os males se desvanecerão.Volvei vossos olhos benignos a nós, servidores, e não permitais pereçamos nos perigos que nos cercam.São José, alcançai-nos de vosso Filho Jesus, toda a riqueza das virtudes, e a ira de Deus se desviará de nós.Lembrai-vos, Pai amantíssimo, de nossa misericórdia e levantai nossos corações abatidos com vosso olhar de Pai.Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo.Como era no princípio, agora e sempre. Amém. 
“Que santo, ou anjo mereceu jamais ser chamadopai do Filho de Deus? Só José teve essa honra”.
  4º. SALMO São José, deposito em vós toda a minha confiança, porque Jesus e Maria vos foram submissos.Vinde em meu auxílio e advogai a minha causa. Minha confiança em vós jamais será frustrada.Iluminai-nos com a luz de vossa misericórdia e conduzi-nos, com mão forte, por entre os ardis do inimigo.Renovai em nós os muitos milagres que se operam por vossa intercessão. Fazei-nos sentir o auxílio poderoso do vosso braço.Afastai-nos de todos os males e consolai-nos, pai amoroso, pois, vos foi confiado o Filho unigênito de Deus.É impossível não sermos atendidos em nossas necessidades, se fordes o nosso intercessor.Ouvi a nossa oração e até vós chegue o nosso clamor.Pai nutrício do Verbo eterno, depomos em vossas mãos, os anelos e pedidos de nossos corações, e esperamos em vós, nosso intercessor.Ouvi a todos os que a vós recorrem em suas necessidades e alcançai-lhes a graça junto a Deus.Sintam os efeitos do vosso socorro, os que vos invocam nos perigos e em qualquer dificuldade.Não se ouviu, ainda, tivesse alguém recorrido a vós e não tivesse sido atendido.Em vós, encontram alívio e remédio, os que se voltam a vós em suas aflições e os consolais em vosso amor de pai.Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo.Como era no princípio, agora e sempre. Amém.  5º. SALMO             Pai nutrício do Senhor, vede minha aflição e meu estado e vinde em meu auxílio.            Sois porto de salvação para mim e para todos que vos invocam.            Com justiça, vos chamamos porta do céu. Introduzi-nos no gozo do Senhor.            Honra, glória e ações de graças a vós, por todos os benefícios que por vós recebemos.            Dia após dia, têm provas de vossa poderosa intercessão, os que, confiantes, vos apresentam seus pedidos.            Vossa vida foi modelo de virtudes. Seja nosso ideal, em tudo, tornar-nos semelhantes a vós.            Implantai em nosso coração vossa humildade, mansidão e obediência e seremos agradáveis ao Senhor.            Patrono dos pobres e aflitos, livrai-me das tribulações e dores, confortai meu coração atribulado.            Por vossa intercessão, fazei desaparecer a peste, a fome e a guerra. Porventura não seríamos  atendidos em nossas tribulações e sofrimentos?            Fazei-nos repousar, à sombra de vosso poderoso patrocínio e nossas dores se mudarão em gozo.            Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo.            Como era no princípio, agora e sempre. Amém. 
Honremos as tristezas e alegrias de São José se desejarmos ser-lheagradáveis e alcançar sua assistência.
 6º. SALMO             Sede louvado, São José, fonte de graças para os atribulados e sofredores.            Confiando em vosso auxílio, não perecemos. Sois pai bondoso de vossos servidores.            Curai nossos males e lavai nossa alma de toda mácula de pecado.            Se a Deus erguerdes as mãos em nosso favor, cessa para logo, toda tribulação e vossa palavra acalmará toda dor.            Por vossa intercessão, esperamos com confiança, o perdão dos pecados e o atendimento de nossos pedidos.            Auxílio dos necessitados, ide ao trono de vosso Filho Jesus e pedi que sejamos livres de nossos temores.            Pedimo-vos, pelo poder de vosso nome, a que Jesus nada pode recusar.            Estendei vosso manto protetor sobre vossos filhos e nos veremos livres da tristeza e do desalento.            Se vos tivermos como Pai e intercessor, baixará a nossos corações a paz e a serenidade.            Pai, São José, todas as gerações da terra vos hão de venerar e amar, e todos os anjos do céu hão de louvar vossa glória.            Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo.            Como era no princípio, agora e sempre. Amém.  
“Como é doce, calmo, sereno, suave o pensamento de São José,meu primeiro e predileto protetor”.                                    (João XXIII)