06/07/2018 DETER A FOME - SANTA MARIA GORETTI

Sexta-feira, 06 de julho de 2018 - Santa Maria Goretti                                                               

Am 8,4-6.9-12                                   Sl 119,2.10.20.30.40.131                                               Mt 9,9-13

 

                                                               DETER A FOME

 

Eis que virão dias, - oráculo do Senhor Iahweh – em que enviarei fome à terra, não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir a palavra de Iahweh.” (Am 8,11)

 

São Mateus era um coletor de impostos que se assemelhava àqueles apresentados na primeira leitura do dia de hoje que durante muito tempo fraudaram para ter lucro (Am 8,4-6). Nada mudou na história da humanidade desde a profecia de Amós. Indivíduos e corporações continuam a explorar o povo e a terra através de jogos de negócios, negócios suspeitos, e todo tipo de artifício para obter lucro. Mateus também vivia para ganhar dinheiro, que era o que os judeus que coletavam impostos romanos faziam. Mateus era judeu; seu nome judeu era Levi (Lc 5,27).

 

Você não pode servir a Deus e às coisas do mundo ao mesmo tempo (Mt 6,24). O amor ao dinheiro é a raiz de todo o mal (1Tm 6,10). Um estilo de vida baseado em possuir as riquezas do mundo pode resultar na fome de ouvir a Palavra do Senhor (Am 8,11). Jesus chamou Mateus, dizendo: “... Segue-me ...” (Mt 9,9). Jesus nos fala e nos chama pessoalmente. Sua Palavra, pronunciada e escrita, tem poder para nos levar à salvação (Rm 1,16). Sua Palavra é viva e penetra profundamente em nossos corações (Hb 4,12.13).

 

É pouco provável que qualquer judeu fiel em Cafarnaum pudesse sequer imaginar que Mateus (Levi) pudesse algum dia se transformar de um apaixonado pelo dinheiro em um servidor de Deus. No entanto, Jesus pode converter qualquer pessoa em qualquer tempo através de Sua Palavra. Portanto, proclame a Palavra de Deus em todo o tempo (2Tm 4,2 ss). Talvez o Senhor use você para converter um “peixe grande” como Mateus.

 

Oração: Pai, use esse livreto para fazer muitos milhares de pessoas proclamarem a Tua Boa Nova até aos confins da terra.

Promessa:... [Mateus] levantando-se, o seguiu.” (Mt 9,9)

Louvor: Santa Maria Goretti orou para que seu assassino se arrependesse, e isso aconteceu, pois ele esteve presente na cerimônia de canonização de Maria.