05/07/2018 AME AO SENHOR COM TODO O TEU ENTENDIMENTO - STO ANTONIO MARIA ZACCARIA

Quinta-feira, 05 de julho de 2018 - Santo Antônio Maria Zaccaria

                               

Am 7,10-17                                                         Sl 19,8-11                                                            Mt 9,1-8

 

                               AME AO SENHOR COM TODO O TEU ENTENDIMENTO ( Mc 12,30)

 

... alguns dos escribas diziam consigo: “Está blasfemando”. Mas Jesus, conhecendo os seus pensamentos, disse: “Por que tendes esses maus pensamentos em vossos corações? ” (Mt 9,3.4)

 

Todas as pessoas presentes no incidente narrado no Evangelho de hoje tiveram a oportunidade de participar da cura do homem paralítico realizada por Jesus. Jesus realizou a cura e o perdão. Os amigos do homem paralítico demonstraram fé para levá-lo a Jesus (Mt  9,2). O homem paralítico teve humildade para receber o perdão de Jesus por seus pecados (Mt 9,2). A multidão respondeu à cura glorificando a Deus (Mt 9,8).

 

Os escribas também poderiam ter participado pela fé, pelo arrependimento, e/ou pelo louvor. Ao invés de participar da cura, eles decidiram se opor a ela. Fizeram isso não através de palavras, mas sim através de “... maus pensamentos em [seus] corações.” (Mt 9,4). De acordo com seu entendimento, eles acusaram Jesus de blasfêmia, e isso fez deles um obstáculo para a cura e o perdão, ao invés de participantes dessa cura e desse perdão (Mt 9,3).

 

Quais são os seus pensamentos? Eles glorificam a Deus? São eles pensamentos de paz ou de desgraça (Jr 29,11)? O Senhor pode ler o seu pensamento (Mt 9,4), desse modo seus pensamentos podem aproximar ou distanciar você das obras de Deus. Portanto, peça a Deus para transformar o seu pensamento, concentrando-o na vontade de Deus, “... a fim de [poder] discernir qual é a vontade de Deus. O que é bom, agradável e perfeito.” (Rm 12,2). “Finalmente, irmãos, ocupai-vos com tudo o que é verdadeiro, nobre, justo, puro, amável, honroso, virtuoso, ou que de qualquer modo mereça louvor.” (Fl 4,8)

 

Oração: Jesus, purifica a minha mente e torna-te o Senhor dela.

Promessa:... Iahweh me disse: “Vai e profetiza a meu povo, Israel!” E agora ouve a palavra de Iahweh ...” (Am 7,15.16)

Louvor: Santo Antônio, como médico, curava tanto o corpo como a alma. Ele trabalhou arduamente para fazer com que católicos “mornos” se interessassem tanto por Jesus que os levou a desejar receber a Eucaristia diariamente.