01/07/2018 AMAR A IGREJA - SÃO PEDRO E SÃO PAULO, APÓSTOLOS

Domingo, 01 de julho de 2018  -  São Pedro e São Paulo, Apóstolos

AMAR A IGREJA

Eu edificarei a Minha Igreja e as portas da morte não prevalecerão contra ela.” (Mt 16, 18)

Hoje celebramos o dia em que Cristo instituiu a Igreja. Ele chama a Igreja de Seu Corpo (por exemplo, Ef 1, 22-23), Sua esposa (Ef 5, 25-27), e  “Minha Igreja” (Mt 16, 18). Só a Igreja é “o pilar e baluarte da verdade” (1Tm 3, 15). Ela pode atacar os portões do inferno, que não poderão prevalecer contra ela (Mt 16, 18).

A Igreja é divinamente estabelecida como apostólica. É fundada sobre os apóstolos, incluindo Pedro e Paulo (Ef 2, 20; Ap 21,14). A igreja é episcopal. É governado pelos bispos, os sucessores dos apóstolos. A igreja é papal. É governado pelo papa, o sucessor de São Pedro. Portanto, a Igreja é hierárquica e visível. A Igreja é também católica, isto é, universal e, portanto, missionária. A Igreja é o “Corpo Místico de Cristo” e o “novo povo de Deus” (Lumen Gentium, Vaticano II, 8, 9).

É fundamental saber o que Jesus quer dizer com a Igreja, pois Jesus nos chama a amar a Igreja e a dar a vida por ela, como Ele fez (Ef 5, 25). Ame a Igreja como Jesus faz (Ef 5, 25).

Oração: Pai, que eu imite a Jesus e me entregue ao serviço da Tua Igreja.

Promessa:O tempo da minha dissolução está próximo. Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé. ” (2Tm 4, 6-7)

Louvor: Através do Espírito Santo, os Santos Pedro e Paulo espalharam as boas novas de Jesus por todo o mundo conhecido.