07/06/2018 ORTO-DOXOLOGIA

Quinta-feira, 7 de Junho de 2018                                                                                                           

 

2Tm 2, 8-15                                                   Sl 25, 4-5; 8-10                        Mc 12, 28-34 

 

ORTO-DOXOLOGIA

 

“Empenha-te em te apresentares diante de Deus como homem digno de aprovação, operário que não tem de que se envergonhar, íntegro distribuidor da palavra da verdade.” (2Tm 2,15)

 

Uma tradução mais exata do final do versículo acima é "dividir corretamente a palavra da verdade". Isso significa que devemos interpretar e ensinar a Palavra de Deus com precisão. Sem o ensino ortodoxo, a fé de algumas pessoas estará abalada (2Tm 2, 18), e podemos até cair na “armadilha do diabo” (2Tm 2, 26). Sem ensino ortodoxo, famílias inteiras são perturbadas (Ti 1:11), e muitos serão atraídos para longe da verdadeira fé (2Pe 2, 2). “O verdadeiro caminho será sujeito ao desprezo” (2Pe 2, 2). Os falsos mestres “perverterão o dom gracioso de nosso Deus para o excesso sexual e negarão a Jesus Cristo, nosso único Mestre e Senhor” (Jd 4).

 

O verdadeiro ensinamento é tão vivificante e o falso ensino tão destrutivo que os falsos mestres não devem sequer ser recebidos em nossas casas ou saudados, “pois quem os saúda participa do mal que eles fazem” (2Jo 10-11). O falso ensino tem desempenhado um papel significativo na escravidão, nas guerras, nas injustiças para com os pobres e nas perversões sexuais. Por causa do falso ensino, milhões de bebês no útero foram mortos. O falso ensino tem sido parte da prevenção das concepções e vidas de milhões de outras pessoas. Por causa dos falsos ensinamentos, a Igreja é dividida, casamentos e famílias se separam e o diabo literalmente folga com os assassinatos.

 

Agradeça a Deus pela Igreja, “o pilar e baluarte da verdade” (1Tm 3, 15), que assegura que a Palavra de Deus será “proclamada corretamente”.

 

Oração: Pai, levanta milhares de professores ortodoxos da Bíblia, cheios do Espírito Santo e em submissão à Igreja e ao Papa.

Promessa:A Palavra de Deus não se deixa acorrentar!” (2Tm 2, 9)

Louvor: O estudo da Bíblia de Pauline levou vários à verdade ao longo dos anos.