15/05/2018 PASSADEO, PRESENTE E FUTURO - NOVENA DE PENTECOSTES 5º DIA

Terça-feira, 15 de maio de 2018 - Santo Isidoro - Novena de Pentecostes – 5º dia

                                              

At 20,17-27                                                        Sl 68,10.11.20.21                                             Jo 17,1-11

 

                                                               PASSADO, PRESENTE E FUTURO

 

Agora, acorrentado pelo Espírito, dirijo-me a Jerusalém, sem saber o que lá me sucederá.” (At 20,22)

 

São Paulo encontrou-se com os líderes da igreja dos Efésios pela última vez. Eles nunca mais veriam o seu rosto novamente (At 20,25). Cada um de nós, também regularmente, nos encontramos com pessoas pela última vez. Nessas circunstâncias, poderemos também dizer o que Paulo disse? Poderemos dizer que “... nada do que vos pudesse ser útil eu negligenciei de anunciar-vos e ensinar-vos ... pois não me esquivei de vos anunciar todo o desígnio de Deus para vós.” (At 20,20.27). Teremos nós insistido quanto “ ... ao arrependimento diante de Deus e à fé em Jesus, nosso Senhor”? (At 20,21). Teremos nós vivido e servido com humildade? (At 20.18.19). Será que realmente proclamamos o Reino de Deus? (At 20,25)

 

Muitos de nós não podemos dizer o nosso “adeus” e sustentar que agimos como Paulo. Precisamos nos arrepender. O Espírito nos ajudará comprovando que estivemos errados sobre o pecado, a justiça, e o julgamento (Jo 16,8 ss). Mais ainda, o Espírito nos dará o poder de sermos testemunhas de Jesus para aqueles que ainda não tivermos encontrado pela última vez na terra. O Espírito Santo repara o passado, enche o presente, e completa o futuro. Vem, Espírito Santo!

 

Oração: Pai, pelo Espírito, transforma o meu arrependimento em ação de graças e meus medos em regozijo.

Promessa:Ora, a vida eterna é esta: que eles te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e aquele que enviaste, Jesus Cristo.” (Jo 17,3)

Louvor: Santo Isidoro foi abençoado com visões do paraíso e com a visita de anjos.