12/05/2018 PERGUNTANDO DE QUALQUER MODO - NOVENA DE PENTECOSTES 2º DIA

Sexta-feira, 12 de maio de 2017 - São Nereu, Santo Aquiles e São Pancrácio - Novena de Pentecostes – 2º dia

                                                              

At 18,23-28                                                         Sl 47,2.3.8-10                                                     Jo 16,23-28

 

PERGUNTANDO DE QUALQUER MODO

 

“Até agora, nada pedistes em meu nome; pedi e recebereis, para que vossa alegria seja completa.” (Jo 16,24)

 

Quando eu levava meu filho mais novo para sua aula de piano, ele sempre me pedia um sorvete. Algumas vezes eu não estava com dinheiro ou com tempo; outras vezes eu comprava o sorvete. Mesmo que ele tivesse ficado sem o sorvete durante várias semanas, ele nunca deixava de pedir.

 

O próprio Jesus nos diz: “... Em verdade, em verdade, vos digo: o que pedirdes ao Pai, ele vos dará em meu nome.” (Jo 16,23). Ocasionalmente cristãos ficam desapontados quando as respostas aos seus pedidos em oração não são aquilo que esperavam. Uma reação é perder a fé na promessa de Jesus, ficar desencorajado, e não pedir a Jesus por certas coisas. Uma outra reação é como a de meu filho: continuar a pedir insistentemente, nunca esmorecendo (Lc 18,1).

 

Insistir muito é impróprio para o mundo de hoje. Será que isso ocorre por que pedimos egoisticamente, e não corretamente, isto é, em nome de Jesus (Tg 4,3). Eu duvido que o “insistir” tenha sido para pedir por mais alguma coisa em nome de Jesus (Jo 16,24). Precisamos do Espírito Santo para sermos capazes de pedir em nome de Jesus (Jo 16,24) e para fazê-lo insistentemente. Durante essa Novena de Pentecostes, que peçamos fervorosamente para receber profundamente o Espirito Santo, de modo a podermos pedir em nome de Jesus que Sua vontade seja feita em toda a terra como no céu (Mt 6,10). Vem, Espírito Santo!

 

Oração: Pai, nós te pedimos, em nome de Jesus, que os católicos se arrependam profundamente, recebam o Espírito Santo na Sua totalidade, que vivam a radical novidade do seu Batismo diariamente, que sejam perfeitos em santidade, que desejem participar da Missa diariamente, que promovam e recebam vocações religiosas, que evangelizem o mundo, que mudem a cultura da morte em uma civilização de amor e vida, que sirvam aos pobres e aos  desamparados e se submetam à unidade do Magistério ...

Promessa:...pedi e recebereis, para que vossa alegria seja completa.” (Jo 16,24)

Louvor: São Nereu e Santo Aquiles clamaram “Abba, Pai”, depuseram suas armas, pois eram soldados, e entregaram suas vidas a