06/05/2018 QUEM NÃO PODE ENSINAR A VOCÊ? - 6º DOMINGO DO TEMPO PASCAL

Domingo, 06 de maio de 2018   - 6º Domingo do Tempo Pascal                                                                             

At 10,25.26.34.35.44-48                Sl 98,1-4                              1Jo 4,7-10                           Jo 15,9-17

 

                                               QUEM NÃO PODE ENSINAR A VOCÊ?

 

Quando Pedro estava para entrar, Cornélio saiu-lhe ao encontro e prostrou-se a seus pés, adorando-o.” (At 10,25)

 

O Espírito Santo quer nos ensinar tudo (Jo 14,26). Por exemplo, Ele quer nos ensinar como ser pais, esposas, maridos, solteiros(as), e membros de comunidades religiosas. O Espírito quer nos ensinar como gastar nosso dinheiro, como comer, falar, pensar, trabalhar, amar, viver, e morrer. Em razão do Senhor querer tanto nos ensinar, nossa relação apropriada com Ele é ser ensinável, isto é, dócil ao Seu ensinamento.

 

Na maioria das vezes o Espírito não nos ensina diretamente, mas sim indiretamente. Ele nos ensina através de pessoas, como pais, pastores, esposos, irmãos, irmãs, estranhos, e até mesmo inimigos. Ser dócil significa ser capaz de aprender de qualquer pessoa que o Espírito Santo escolher para nos ensinar. Por exemplo, Cornélio, um poderoso centurião romano, foi humildemente submisso ao ensinamento de Pedro, um pescador judeu sem instrução (At 10,25 ss). O superintendente do tesouro da rainha da Etiópia pediu ao inocente Filipe que o ensinasse sobre a Bíblia (At 8,27 ss).

 

Quem você considera como a última pessoa no mundo que pudesse ensinar alguma coisa a você? Se o Espírito assim o decidir, você está desejoso(a) por ser ensinado(a) por ele ou ela? Se for assim, você é dócil e está pronto(a) para receber o Espírito Santo. Se não, você está correndo o perigo de rejeitar o Espírito Santo.

 

Oração: Pai, ensina-me a ser dócil aos ensinamentos do Espírito.

Promessa:Nisso consiste o amor: não fomos nós que amamos a Deus, mas foi ele quem nos amou e enviou-nos o seu Filho como vítima de expiação pelos nossos pecados.” (1Jo 4,10)

Louvor: Louvor a Jesus ressuscitado, Aquele que através de Sua Palavra e da Eucaristia está sempre conosco. Aleluia!