03/05/2018 DIALOGANDO COM OS SEUS INIMIGOS - SÃO FILIPE E SÃO TIAGO, APÓSTOLOS

Quinta-feira, 03 de maio de 2018 - São Filipe e São Tiago, Apóstolos   

 

1Cor 15,1-8                                                        Sl 19,2-5                                                              Jo 14,6-14

 

                                               DIALOGANDO COM OS SEUS INIMIGOS

 

O dia entrega a mensagem a outro dia, e a noite a faz conhecer a outra noite.” (Sl 19,3)

 

Ao homem que mais tarde seria chamado de “incrédulo Tomé”, Jesus fez uma das maiores revelações na história da raça humana. Jesus disse a Tomé: “... Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vem ao Pai a não ser por mim.” (Jo 14,6)

 

Jesus ficou profundamente desapontado com Filipe, porque não conhecia Jesus nem o Seu Pai depois de tanto tempo convivendo com Ele (Jo 14,9). Entretanto, Jesus fez a Filipe esta admirável revelação: “Em verdade, em verdade, vos digo: quem crê em mim fará as obras que faço e fará até maiores do que elas ...” (Jo 14,12)

 

Em razão de Jesus ser indulgente e misericordioso, Ele algumas vezes faz grandes revelações a pessoas que são fracas e pecadoras. Quando pessoas nos desapontam, nós naturalmente somos relutantes a nos abrir com elas. No entanto, Jesus estende Seus braços para pessoas que podem até mesmo prender Seus braços em uma cruz ao invés de abraçá-Lo. Jesus pode se revelar para nós mesmo se estivermos em nosso pior momento.

 

Que nós possamos seguir os passos de Jesus:

- perdoando e amando os nossos inimigos,

- nos aproximando deles, e

- perdoando-os misericordiosamente, isto é, tratando-os melhor do que eles merecem.

 

Nós sofreremos quando amarmos como Jesus ama. Contudo, a proposta da vida em Cristo não é minimizar o sofrimento, mas sim maximizar o amor. Siga a Cristo crucificado no pensamento, na ação, e na palavra.

 

Oração: Pai, faz com que eu não seja defensivo, mas sim misericordioso.

Promessa:Lembro-vos, irmãos, o evangelho que vos anunciei, que recebestes, no qual permaneceis firmes, e pelo qual sois salvos, se o guardais como vo-lo anunciei; de outro modo teríeis abrçado  fé em vão.” (1Cor 15,1.2)

Louvor: Depois de receber a Espírito Santo no Cenáculo, São Filipe e São Tiago corajosamente seguiram os passos de Jesus, até mesmo na morte como mártires.