18/02/2018 METANOIA - 1º DOMINGO DA QUARESMA

Domingo, 18 de Fevereiro de 2018  -   1º Domingo da Quaresma                                                               

 Gn 9, 8-15                  Sl 25, 4-9                    1Pe 3, 18-22               Mc 1, 1-15

 METANOIA

 “fazei penitência e crede no Evangelho" (Mc 1, 15)

 Jesus começou seu ministério público proclamando um mandamento e um desafio a todos que Ele encontrava. Ele proclamou a necessidade de se arrependerem. A palavra para arrepender-se neste texto da passagem do Evangelho é a palavra grega metanoia. Esta palavra não significa simplesmente se desculpar pelos nossos pecados praticados, como parece apropriado. A palavra significa literalmente dar uma volta e seguir a direção oposta. Este arrependimento significa fazer uma volta de 180 graus em nossas vidas se a direção em que estamos viajando nos afasta de Deus. Nesta Quaresma, a Palavra de Deus, nos diz: "Buscai o Senhor enquanto ele pode ser encontrado" (Is 55, 6) e "Ponde agora dez vezes mais zelo em procurá-Lo" (Bar 4, 28).

 

A segunda coisa que Jesus ordena além de nos arrependermos é crer no evangelho (Mc 1, 15). É possível mudarmos nossa direção, mas continuarmos longe do caminho do Senhor. Se assim for, somos como o homem que varreu o lixo fora de sua vida, mas nunca se deixou encher pela graça de Deus (Lc 11, 24-26). Como ele não preencheu o seu coração com o Espírito Santo, mas com as coisas do mundo, a carne e o diabo preenchiam o vazio em sua vida, e o estado final do homem ficou pior do que o primeiro (2Pe 2, 20-21).

 

Devemos nos arrepender e crer. Devemos mudar, e caminhar no caminho da justiça, continuar andando e preencher as nossas mentes e os nossos corações com o Evangelho (Sl 25, 4-5, 8-9).

 

Oração: Jesus, eu conheço sua sede (Jo 19, 28) pelo arrependimento, tanto o meu como o de todos os que conheço. Que eu possa dedicar a minha vida a levar as pessoas para Tua misericórdia amorosa e indulgente.

Promessa: "A razão pela qual Cristo morreu pelos pecados de uma vez por todas, sendo justo, por causa dos injustos, para que Ele os conduzisse a Deus". (1Pe 3,18)

Louvor: Glória a Deus! Jesus ressuscitou e nos ressuscitará da morte. Louve a Jesus para sempre!