05/02/2018 "TU ÉS O MEU REFÚGIO ONDE ME ESCONDO" - STA ÁGATA

 

Segunda-feira, 5 de Fevereiro de 2018 - Santa Ágata

                                   

 

1Rs 8, 1-7; 9-13                          Sl 132, 6-10                      Mc 6,53-56

 

“TU ÉS O MEU REFUGIO ONDE ME ESCONDO”

 

“O Senhor declarou que habitaria na obscuridade.” (1Rs 8, 12)

 

Na primeira leitura eucarística de hoje e na resposta ao Salmo, Deus faz do templo a sua casa na terra. No entanto, no processo de habitação entre nós, Deus esconde-se na nuvem obscura que enche o Templo (1Rs 8, 10 ss). Na leitura do Evangelho de hoje, Jesus, Deus encarnado, deixa esse Templo e sai para o território dos Gentios. No entanto, pouco depois, Jesus se esconde e "não queria que ninguém o reconhecesse" (Mc 7, 24). O povo deveria procurá-Lo (Mc 6, 55).

 

Parece que Deus, em Seu mistério, escolhe revelar-se se escondendo. Ao fazê-lo, Deus revela que Ele é uma Pessoa que deseja ser conhecida pelo amor. Você já se escondeu no seu quarto, esperando que um rapaz bonito ou a moça linda da sua escola de repente, e milagrosamente, lhe dê um telefonema? Se você já o fez, então você tem um vislumbre do sentimento que o Senhor tem para conosco quando Ele aparentemente se esconde de nós.

 

A boa notícia é que, ao se esconder, o Senhor está disponível para todos nós. Ele não se esconde devido à falta de amor, mas pelo desejo de nos tirar de nós mesmos, longe dos atrativos e das armadilhas do mundo, da carne e do diabo (1Jo 2, 16). Ele se esconde por causa da intensidade do Seu amor por nós. A Palavra de Deus nos exorta que devemos procurá-Lo enquanto Ele pode ser encontrado (Is 55, 6). Jesus nos insta a busca-Lo e a encontra-Lo (Mt 7, 8). Jesus escondeu-se na cruz, desviando a Sua glória e se humilhando. Ele se esconde num tabernáculo, e se hospeda num cálice. Ele se esconde na Sua Palavra.

 

Na cruz, Jesus exclamou: "Estou com sede" (Jo 19, 28). Dê de beber a Jesus. Procure por Ele e encontre-O. Jesus não se esconde de você; Ele está escondido para você. Faça do seu coração o seu esconderijo, e Ele se esconderá em você (Jo 6, 56; 17,23).

 

Oração: Jesus, dá-me a força para levar os outros através da nuvem para os Teus braços de amor.

Promessa: "Entremos em sua morada, prostremo-nos diante do escabelo de seus pés."  (Sl 131,7)

Louvor: A virgem Santa Ágata dedicou-se ao seu Esposo, abandonando a sua segurança, saúde e até sua vida para Jesus.