10/01/2018 PROCURE A SABEDORIA

Quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

1Sm 3,1-10.19.20                             Sl 40,2.5.7-10                                     Mc 1,29-39

                                                               PROCURE A SABEDORIA

... e [Samuel] correu para onde estava Ele ...” (1Sm 3,5)

 

Ainda que o sacerdote Eli tenha deixado muito a desejar, ele ainda tinha uma justa sabedoria e isso levou Samuel ao discernimento correto em direção a sua vocação como profeta. Samuel correu para Eli para buscar a orientação de Deus e foi levado em segurança para o Senhor.

 

Nos dias de hoje, quando os jovens necessitam de orientação, uma resposta comum podem falar com seus iguais ou usar das várias formas de comunicação social para tomar decisões de vida. Certamente Deus pode agir dessa forma, mas Satanás também pode. O direcionamento mais seguro é apresentado no Livro do Eclesiástico: “Se vires um sensato, madruga para estar com ele, e que o teu pé desgaste as soleiras de sua porta.” (Eclo 6,36). Ao invés de lançar nossas necessidades de orientação sobre qualquer um que possa respondê-las, para o bem ou para o mal, nós devemos procurar por indivíduos prudentes, de boa reputação (At 6,3).

 

Quando o jovem Absalão tomou temporariamente o reino de Israel, ele pediu conselho tanto a Aquitofel (2Sm 17,1-4) como a Cusai (2Sm 17,11-13) quanto ao modo de matar o Rei Davi, seu pai. O conselho de Cusai levou Absalão diretamente à própria morte (2Sm 17,14). Judas Iscariotes procurou conselho não de Jesus ou dos outros apóstolos, mas dos líderes judeus (Mt 26,14). Isso também levou à sua própria morte, assim como a de Jesus. Conselho de um bom conselheiro é precioso como ouro. Timóteo procurou o conselho de Paulo e cresceu (At 16,3). Cornélio procurou o conselho de Pedro e foi abençoado com o Espírito Santo (At 10,5; 44 ss). Procure a sabedoria buscando o bom.

 

Oração: Senhor, dirija-me diretamente para o chamado e a vocação de minha vida, levando-me ao encontro de pessoas boas e prudentes.

Promessa: Jesus “... foi por toda a Galiléia, pregando em suas sinagogas e expulsando os demônios.” (Mc 1,39)

Louvor: Marcos geralmente ora simplesmente para ter Sabedoria (Tg 1,5).