08/01/2018 "... TODOS QUE TENDES SEDE, VINDE À ÁGUA..." - BATISMO DO SENHOR

Segunda-feira, 08 de janeiro de 2018 - Batismo do Senhor       

Is 42,1-4.6.7                                       Sl 28,1-4.9.10                      Mc 1,7-11

                               ... TODOS QUE TENDES SEDE, VINDE À ÁGUA ...” (Is 55,1)

Aconteceu, naqueles dias, que Jesus veio a Nazaré da Galiléia e foi batizado por João no rio Jordão.” (Mc 1,9)

 

No rio Jordão, São João Batista batizou milhares de pessoas com o batismo do arrependimento. Arrependimento, ou metanóia, era uma volta de 180 graus da direção do pecado. Então o que aconteceu com os pecados deixados para trás por aquelas pessoas? Simbolicamente, os pecados arrependidos continuavam lá, nas águas do Jordão, depois que as pessoas emergiam da água.

 

Depois veio Jesus, Aquele que não necessitava do Batismo. Ele não tinha pecados a serem lavados pela água. Alguns estudantes das Escrituras consideram a ação de Jesus no rio Jordão, com o profundo relacionamento entre Jesus e seu primo João. Apesar dos protestos de João, Jesus disse a João para prosseguir com o Seu batismo para que se cumprisse a justiça (Mt 3,15).

 

O que João não havia entendido naquele momento, mas deve ter alcançado posteriormente, foi que Jesus tomava sobre Si próprio em Seu Batismo no mesmo rio Jordão todos os pecados que haviam sido “deixados para trás” na água. Jesus está presente nas águas do Batismo. Quando somos batizados, Jesus já entrou na água para tomar todos os nossos pecados sobre Seus ombros, para pagar o preço por todos os pecados, inclusive os nossos, na cruz.

 

Oração:Ei-lo, o Deus da minha salvação, sinto-me inteiramente confiante, de nada tenho medo, porque Iahweh é a minha força e o meu canto. Ele é a minha salvação.” (Is 12,2)

Promessa:Ah! Todos que tendes sede, vinde à água ...” (Is 55,1)

Louvor: Louvor a Jesus, Filho amado do Pai em Quem Ele se compraz (Mt 3,17).