02/01/2018 MENTIROSOS - SAO BASÍLIO MAGNO E SÃO GREGÓRIO NAZIANZENO

Terça-feira, 02 de janeiro de 2018 - São Basílio Magno e São Gregório Nazianzeno      

1Jo 2,22-28                         Sl 98,1-4                              Jo 1,19-28

                                                                                MENTIROSOS

... Quem és, para darmos uma resposta aos que nos enviaram? Que dizes de ti mesmo?” (Jo 1,22)

 

Deus nos faz duas perguntas, “Quem é o mentiroso ...” (1Jo 2,22) e “... Quem és tu?” (Jo 1,19). As duas questões muitas vezes são apresentadas no mesmo momento. Algumas vezes os mentirosos somos nós, porque mentimos sobre quem nós somos. Somos tentados a dar a impressão de que somos o Messias e o centro das atenções. No entanto, isso é uma falsa impressão e uma mentira. Nós também somos tentados a responder à pergunta “Quem é você?”, respondendo a “O que você faz?”. Quando nos perguntam “Quem é você?”, respondemos “Trabalho na empresa tal” ou “Eu sou engenheiro, professora, etc.” Isso também são mentiras. Nós somos pessoas, não somente empregados ou trabalhadores.

 

Algumas vezes nós respondemos à pergunta “Quem é você?” nos colocando para baixo, dizendo que não estamos bem, que falhamos em não ganhar muito dinheiro, ou de não ter reconhecimento. Mais uma vez mentimos porque nossa identidade não depende de dinheiro ou posição.

 

Quem é você? Se você é batizado(a), você é um filho ou uma filha do Pai, um irmão ou uma irmã de Jesus, um templo do Espírito Santo. Você é um sacerdócio real (1Pd 2,9), comprado com o sangue de Jesus (1Cor 6,20). Você é santo(a), escolhido(a) e amado(a) (Cl 3,12). Você está destinado(a) para a vida eterna no céu.

 

Oração: Pai, dê-me como presente de Natal o dom de saber e acreditar quem eu sou em Vós.

Promessa:Esta é a promessa que ele mesmo vos fez: a vida eterna.” (1Jo 2,25)

Louvor: São Gregório foi chamado de “O Teólogo” em virtude de seus excepcionais ensinamentos sobre a fé católica.