03/11/2017 EU ESTOU MORRENDO PARA SER SALVO(A) - S. MARTINHO DE LIMA

Sexta-feira, 03 de novembro de 2017  - São Martinho de Lima                                      

Rm 9,1-5                        Sl 147,12-15.19.20                          Lc 14,1-6

 

                                   EU ESTOU MORRENDO PARA SER SALVO(A)

 

Eis que um hidrópico estava ali, diante dele.” (Lc 14,2)

 

Os fariseus convidaram a Jesus para tomar uma refeição com eles em um sábado. Então eles levaram Jesus a tomar uma decisão ao colocarem um homem obviamente doente diante d’Ele, desafiando Jesus a realizar uma cura em dia de sábado. O homem doente não era um convidado para o jantar. Isso ficou claro pelo fato de Jesus ter mandado o homem ir para casa após ser curado (Lc 14,4), de modo a misericordiosamente poupá-lo de humilhação e isolamento. Os fariseus manipularam e usaram o sofrimento daquele homem com hidropisia; Jesus curou-o e libertou-o.

 

Jesus sofreu e morreu de modo que aqueles que traiçoeiramente tramaram contra Ele e O condenaram pudessem ser salvos. São Paulo declarou que ele de boa vontade se separaria de Cristo por toda a eternidade se os judeus, aqueles que o atormentaram durante tantos anos, pudessem ser salvos (Rm 9, 3). Os líderes judeus caçaram Paulo, o acusaram falsamente, e tentaram estraçalhá-lo (At 23, 10). Ainda assim, Paulo desejava ser separado de Cristo para sempre de modo que eles pudessem ser salvos.

 

Esse é o pensamento de Cristo: morrer pelos inimigos (Mt 5, 44 ss), entregar sua vida por eles (Rm 5, 8). Mesmo quando seus inimigos tramarem contra você, seja como Jesus. Pense somente o quanto você deseja que eles sejam salvos. Deseje sofrer por amor a seus inimigos pecadores.

 

Oração: Pai, dá-me fé e amor para zelosamente partilhar minha fé em Vós.

Promessa:... Tomou-o então [o homem doente], curou-o e despediu-o.” (Lc 15,14)

Louvor: São Martinho recebeu a graça para perdoar aqueles que haviam lançado insultos raciais contra ele quando orava diante de Jesus no Santíssimo Sacramento.