02/11/2017 A BÍBLIA EM ORAÇÃO PELOS MORTOS - FIÉIS DEFUNTOS

Quinta-feira, 02 de novembro de 2017 - Fiéis Defuntos                                                              

2Mc12, 43-46           Sl 143, 1-2; 5-8         1Jo 3, 1-2     Jo 17, 24-26

 

                                    A BÍBLIA EM ORAÇÃO PELOS MORTOS

 

Eu sei que meu Defensor vive e que no fim se levantará sobre o pó; depois do meu despertar, levantar-me-á junto dele. E em minha carne verei a Deus.” (Jó 19,25.26)

 

Existe um pensamento santo e piedoso para se orar pelos mortos (2Mc 12, 44-45). Aqueles que estão no céu ou no inferno não se beneficiam das nossas orações. Desse modo, quando oramos pelos mortos, oramos por aqueles que se encontram em algum outro lugar, normalmente chamado de purgatório. Lá é um lugar de purgação e purificação.

 

No Novo Testamento, o Senhor sugere a existência de um outro lugar que não o céu e o inferno. Jesus “... foi também pregar aos espíritos em prisão ... aos que foram incrédulos outrora, nos dias de Noé ...” (1Pe 3,19.20; e Pe 4,6). Essas passagens podem se referir a um lugar após a morte que não seja o céu ou o inferno. Paulo menciona a prática dos Coríntios de ser batizados em favor dos mortos (1Cor 15,29). A tradução que mais se assemelha a esta passagem é a de que deve haver um lugar além do céu ou do inferno.

 

Nós sabemos pelos escritos antigos, que a Igreja do Novo Testamento dedicava tempo para orar pelos mortos. Nós devemos agir da mesma forma, pois é um pensamento santo e piedoso orar pelos mortos, e também um ato de fé na ressurreição dos mortos.

 

Oração:Dai-lhes Senhor o descanso eterno e que a luz perpétua os ilumine. Que as suas almas e as almas e todos os fiéis defuntos, por Tua misericórdia, descansem em paz. Amém!”

Promessa:Sim, esta é a vontade de meu Pai: quem vê o Filho e nele crê tem a vida eterna e eu o ressuscitarei no último dia.” (Jo 6,40)

Louvor: Celina, uma adolescente, tem uma devoção especial pelas almas no purgatório e ora por elas diariamente.